5 benefícios do eSocial para os empregadores

A essa altura você já deve ter ouvido falar sobre o que é o eSocial, implantando no início de 2018….

 | 

A essa altura você já deve ter ouvido falar sobre o que é o eSocial, implantando no início de 2018. Mas você sabe quais são os benefícios do eSocial e como ele pode ser importante para os empregadores e para a empresa?

Tendo objetivo de padronizar e unificar o envio, por parte das empresas, de informações relacionadas a todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, o eSocial já é realidade!

Dentre seus objetivos, de forma geral, ele deve unificar as informações emitidas pelas empresa, facilitando o processo de busca por irregularidades, fraudes e desobediência de prazos legais.

Assim, você já pode ter uma pequena ideia de como ele irá ser preciso e importante para as empresas. Quer saber mais? Então continue a leitura deste artigo!

Os benefícios do eSocial para funcionários

O eSocial também terá impacto direto para os empregadores, e para que você obtenha autoridade para que seus colaboradores aceitem de bom grado as mudanças, é necessário entender quais são esses benefícios.

No eSocial as empresas deverão transmitir várias informações sobre os profissionais contratados pelo regime previsto na CLT, e esses dados serão integrados a outros relatórios sobre prestadores de serviço, autônomos e estagiários.

Com todas as informações alinhadas, haverá maior agilidade na concessão de benefícios e redução no número de golpes, que prejudicam todos os contribuintes.

Assim, as práticas de gestão adotadas pelas empresas ficarão mais evidentes, de modo a reforçar a necessidade de obediência à atual legislação trabalhista sob risco de penalidades e intervenções.

Sabendo que seus colaboradores também serão beneficiados, é preciso entender como essa mudança será benéfica para as empresas e gestores também:

Os benefícios do eSocial para empresas

As empresas precisarão integrar uma série de dados, e nesse contexto, é importante que soluções sejam adotadas, capazes de facilitar o manuseio correto do que envolve todos os departamentos.

Algumas informações acerca da empresa e dos colaboradores, deverão ser centralizadas, são elas:

  • Registros de empregados;
  • Folha de pagamento;
  • Dados para recolhimento do FGTS e Previdência Social;
  • Cadastro geral de empregados e desempregados;
  • Declaração do imposto de renda retido na fonte;
  • Comunicações de acidente de trabalho;
  • Laudos para fins de aposentadoria;
  • Dados em geral sobre prestação de serviços e terceirização de serviços contábeis.

Percebe como são várias informações que uma empresa deverá ficar atenta? Compreender que a execução do eSocial é um processo que deve ser desenvolvido por etapas, você já proporcionou um ganho considerável para a adequação da empresa.

Cabe lembrar que, mesmo com a necessidade de ter todas as informações em dias e alinhadas, os benefícios também são de grande valia:

Processos com maior transparência

Um dos benefícios do eSocial, é a transparência quanto às informações transmitidas.

Ou seja, você coloca tudo que sua empresa representa no mercado a disposição dos consumidores, das instituições financeiras do país, dos fornecedores e do governo brasileiro.

Isso gera mais transparência, pois todos podem identificar a idoneidade da empresa, o que gera mais confiança e credibilidade. Pense a respeito!

Cumprindo os direitos trabalhistas

Não deve existir sentimento melhor para um empresário que se preze, do que o cumprimento dos direitos trabalhistas, de forma que não haja nenhum problema maior para a empresa.

O que significa colocar ao alcance do funcionário tudo que ele tem direito, de forma simples e palpável é ideal nas empresas.

O eSocial pode te ajudar nessa questão, pois, o novo projeto visa vincular todo o histórico do trabalhador ao CPF do colaborador. Isso facilita e realça seus direitos previdenciários, isto é, fica mais fácil requerer a aposentadoria ou o auxílio-doença, por exemplo.

Como você já sabe, os benefícios são de todos!

Proteção para com fraudes indevidas

Como tudo é designado em um único documento, fraudes, sonegação de impostos e concorrência desleal, são mais difíceis de acontecer.

Ou seja, é uma proteção a mais para a empresa, mantendo os negócios de acordo com a leis, evitando consequências prejudiciais.

Se esqueça de toda a burocracia!

Além da segurança jurídica o empregador terá a possibilidade de gerenciar as informações de forma mais detalhada e transparente, inclusive porque o eSocial servirá como backup.

A vantagem é que o empregador terá mais controle gerencial no sentido de evitar passivos fiscais e trabalhistas.

É muito comum o escritório de contabilidade ceder às pressões do cliente, mesmo que em algumas ocasiões não seja permitido por lei. O resultado não é benéfico para nenhum dos dois lados!

Como, no eSocial, esse controle é detalhado, a empresa é penalizada. Assim, o eSocial já é um aliado do escritório de contabilidade responsável pela folha de pagamento, por exemplo.

Agora, pode-se compartilhar essa responsabilidade com o cliente e deixá-lo ciente de que os direitos do trabalhador devem ser respeitados sob pena de multa, caso esses direitos não sejam garantidos.

Como você pôde perceber, os benefícios do eSocial abrange grande parte dos escritórios, e a empresa só tem a ganhar. Pronto para as mudanças e melhorias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *