Captar clientes para escritório de contabilidade: 5 dicas de ouro

Para um crescimento estável, pensar em estratégias em como captar clientes para escritório de contabilidade é, com certeza, um bom…

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Para um crescimento estável, pensar em estratégias em como captar clientes para escritório de contabilidade é, com certeza, um bom caminho a se seguir.

Mas como conseguir clientes fiéis com as mudanças no mercado, crise econômica e com pessoas querendo economizar cada centavo? Certamente não é uma tarefa fácil.

Pensando nessa dificuldade, algumas estratégias e dicas podem te ajudar.

O fato é: toda empresa necessita de um profissional de confiança para manter suas contas, finanças, impostos, demonstrativos, encargos sociais e trabalhistas, papéis, alvarás e licenças em ordem.

Quando se tem todas as características de um contador desejado então, as empresas, com toda certeza, ficam de olho. A excelência dos serviços é algo que conta bastante, por isso, te daremos dicas para captar mais clientes e aumentar o lucro. Acompanhe:

5 dicas de  como captar clientes para escritório de contabilidade

1. Quem é realmente o seu cliente?

Saber, exatamente, quem é o seu cliente é o primeiro passo para começar a captar clientes na prática.

Defina quem é o seu cliente, tanto como empresas que possuem o seu perfil, quanto pessoas físicas.

Por exemplo: você pode definir que a empresa que mais tem a ver com o que você oferece é grande; com, pelos menos, uma filial e uma matriz em outro estado; com faturamento anual de R$1.000.000; quantidade de colaboradores que emitam 500 notas fiscais por mês.

Pessoa jurídica: diretor financeiro, casado, com filhos, ótimo padrão de vida, MBA em gestão, detalhista e meticuloso.

Dessa forma, o seu cliente ideal, que podemos chamar de “persona”, começa a tomar forma e você começa a entender em quem investir para conquistá-los.

2. Você sabe o diferencial do seu negócio?

Em um mercado de alta concorrência como o da contabilidade, ter aquela qualidade que é difícil dos concorrentes imitarem, é a saída para se destacar. Seu diferencial pode ser:

  • Agilidade no envio dos documentos;
  • Excelência técnica;
  • Cobrar um preço compatível com o mercado;
  • Atendimento personalizado.

Outra maneira de se destacar é focar em nichos de contabilidade. Empresas de todos os ramos e tamanhos precisam de serviços contábeis. Por isso, a lista de nichos que a serem escolhidos é bastante ampla.

Há alguns exemplos que você pode focar: comércio varejista, área da sáude, E-commerce, escritórios de advocacia, empresas de software, grandes ou pequenas empresas.

3. Invista em tendências lucrativas

Uma tendência que tem se mostrado bastante efetiva na maneira de como captar clientes para escritório de contabilidade é a estratégia de Inbound marketing.

Para que você se anime e pense em investir nesse “novo” marketing, aqui estão alguns dados da pesquisa sobre Inbound de Marketing no Brasil da Hubspot:  

  • 58% das empresas estão investindo em Inbound Marketing;
  • 92% das empresas que utilizam a estratégia obtêm retorno positivo;
  • 46% das pesquisas diárias são para obter informações sobre serviços;

Isso não quer dizer que a sua empresa precise migrar agora mesmo para essa estratégia e esquecer o marketing tradicional. Muito pelo contrário, é preciso ser ousado e misturar elementos das duas estratégias para obter sucesso!

Porém, se o seu público, que você definiu lá atrás, na fase da persona, se encaixa melhor nesse tipo de abordagem, de nada adianta tentar persuadi-lo digitalmente.

Foque sempre na estratégia que se mostra mais eficaz para o perfil de cliente que você busca atingir!

4. As indicações ainda valem muito

Captar clientes para escritório de contabilidade não significa esquecer da sua base de clientes, é preciso valorizá-los.

Como o objetivo é crescer, que tal usar aqueles que são os seus clientes para isso?

A minha sugestão é que você estude como isso pode ser feito a partir do sucesso do cliente é uma área muito importante da sua empresa, focar em clientes para que eles ajudem na indicação vale muito!

5. Nunca deixe de agregar valor

A última dica sobre como conseguir clientes na contabilidade se torna uma das mais importantes. Afinal, é preciso sempre agregar valor àquilo que você está oferecendo.

Agregar valor não significa que o seu serviço deve ser o mais barato, mas sim que ele deve ser um diferencial e tenha valor emocional para quem está adquirindo.

Se você não está conseguindo fazer com que isso aconteça, talvez a sua capacidade de dar ao cliente a solução que ele precisa não esteja sendo passada da melhor forma.

O que pode estar tanto na forma como se vende como naquilo que efetivamente disponibiliza a quem atende. É preciso pensar no que deseja oferecer e criar metas em cima dessa decisão.

A partir das dicas que aqui listamos, você pôde aprender como captar clientes para escritório de contabilidade, levar seus serviços para mais pessoas e obter um ganho importante no faturamento. Tem mais alguma dica que você usa aí no seu escritório? Conta nos comentários!

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