Construção de marca pessoal: como isso pode ajudar o escritório contábil?

Com toda certeza, você sabe reconhecer quando alguém trabalha na construção de marca pessoal, mas muitas vezes, passam imperceptíveis a…

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Com toda certeza, você sabe reconhecer quando alguém trabalha na construção de marca pessoal, mas muitas vezes, passam imperceptíveis a olhos que não estão voltados para estratégias.

Seja nas redes sociais mais acessadas, ou no LinkedIn, principal plataforma para explorar essa construção, os resultados são adquiridos com o tempo, onde a pessoa busca ressaltar seus resultados e mostrá-los para o mundo.

A marca que você deixa é responsável por abrir um leque na sua carreira. O que pode te ajudar com a prospecção de novos clientes também!

Pensando dessa maneira, a primeira dúvida a surgir é:

Como trabalhar a construção de marca pessoal?

A sua marca pessoal é o que te constrói como profissional da área. E é dessa maneira que oportunidades passam a surgir.

Analise os nomes de grande sucesso da área que você trabalha e verá que todos eles construíram uma marca em torno de sua personalidade.

O que é feito pode ser simples: eles reúnem as suas principais características e aproveitaram para criar marcas únicas. E você, é claro, também pode adotar essa estratégia!

Por isso, separamos oportunidades ao trabalhar a marca pessoal e como isso pode refletir na sua carreira profissional e empresarial:

Reconhecimento

Quando você trabalha a construção da sua marca pessoal, obter reconhecimento é uma consequência positiva!

Sendo assim, cada detalhe deve ser pensado nessa construção. E se você não sabe por onde começar, vamos a dicas simples:

Siga perfis nas redes sociais que te inspire! Não, necessariamente, apenas no âmbito da contabilidade ou administração.

Você pode seguir profissionais de marketing, afinal, também se é trabalhado marketing na contabilidade; profissionais de indústrias e e-commerce para se manter atento; ou então profissionais da área da economia, como gestor, esse é um ponto essencial.

Outra atitude importante é se manter ativo. Escreva sobre aquilo que você é bom, grave vídeos, poste-os, a vida social é importante para o reconhecimento! E dessa maneira, é possível:

Se tornar autoridade naquilo que você é bom

Isso significa construir a sua autoridade, se tornar um especialista e ser lembrado por aquilo que você faz bem.

Quando falamos em autoridade, o marketing pessoal é muito importante nesse processo. Por isso, se você deseja se tornar um especialista em sua área de atuação, é necessário aprender e investir em sua própria imagem.

Ser especialista em sua área de atuação requer muito esforço e conhecimento. Quanto mais você sabe sobre o que fala, mais confiança terá em si mesmo. Por isso, pesquise, leia textos sobre a sua área, busque conhecimento e pessoas com as quais você pode ter boas ideias.

Novas oportunidades: palestras e workshop, por que não?

Já se imaginou palestrando em eventos ou workshop da área de contabilidade?

Quando se trabalha com a construção de marca pessoal, isso pode se tornar realidade.

Não estamos falando apenas em ser o ouvinte, mas sim “se vender” como um bom cartão de visita.

Palestras garantem uma ampla divulgação como profissional e marcam os seus ouvintes, dos mais variados cenários e áreas de atuação.

Pode parecer inviável no atual cenário em que você ou a sua empresa se encontram, mas como falamos acima, a marca pessoal vem com o tempo. É preciso investir em conhecimento, se tornar autoridade no que faz, para repassar o aprendizado adiante!

Construindo a sua marca pessoal, é possível passar para o próximo passo: a marca empresarial.

Como a marca pessoal ajuda a construir a marca empresarial?

Criar uma marca empresarial vai muito além do logotipo da empresa. É claro, marca e design são inseparáveis. Mas de nada adiantará ter uma ótima imagem se você não sabe o que constrói a identidade de uma empresa na prática.

Pensar na criação da identidade visual da empresa é muito importante, é preciso definir pesquisas de mercado, público-alvo, slogan, dentre tantos outros fatores relevantes. Mas o que iremos explicar, é como usar o branding na sua estratégia.

O que é branding, afinal?

Branding, de forma resumida, tem como objetivo despertar sensações e criar conexões, para que a sua marca ou empresa seja escolhida no momento da decisão de compra.

Realizar o branding em uma empresa é de suma importância para construção da marca empresarial. Segunda pesquisa realizada Ana Coutinho Branding, agência que desenvolve estratégias de marketing:

  • 67% dos entrevistados disseram estar muito dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum e se dispõem a pagar mais por isso

Ou seja, trabalhar o branding, ter uma marca com personalidade, criar identificação e gerar valor, além de promover boas experiências com a marca/ empresa passou a ser uma arma poderosa na aquisição de novos clientes!

E o que constrói a identidade de uma empresa na prática? Como disse, a identidade vai muito além da parte visual, tem muito a ver com estratégias, pessoas ideais e movidas pelo mesmo propósito, e, é claro, força de vontade.

A construção de uma marca empresarial pode ser feita de maneira simples, com a ajuda do marketing digital, sem gastar tanto para que isso aconteça. Lembre-se sempre que o investimento será para melhorar a reputação e a visibilidade da empresa, então, não meça esforços!

Como aplicar na realidade de uma empresa contábil?

Chegamos ao tópico mais esperado do blog post. Afinal, todas essas práticas podem ser aplicadas em uma empresa de contabilidade?

É claro que sim! Não pense que construção de marca, marketing pessoal e digital, branding e identidade empresarial, não é para o seu escritório. Sabe a famosa frase de que “qualquer empresa pode fazer marketing?” É exatamente isso!

Se a sua empresa já possui a identidade visual pronta, já é um ponto positivo. Mas se ainda não possue, ou não está passando a imagem correta da empresa, separe capital para contratar um bom designer, afinal, é por causa desse serviço que as pessoas verão efetivamente o seu empreendimento e se lembrarão dele.

Na hora de definir a identidade visual, é preciso pensar em como essa marca pode ser aplicada tanto em documentos oficiais da empresa, quanto em outros elementos, como na decoração do espaço físico, site e perfis em redes sociais.

Não poderíamos deixar de falar do marketing contábil, não é mesmo? Investir no marketing contábil também é uma atitude essencial para criar a identidade do seu escritório.

Podendo começar com estratégias simples, como redes sociais, site e blog.

Atualmente no mercado…

Hoje em dia, essas três opções são a porta de entrada de muitos clientes para o seu escritório de contabilidade, portanto, não deixe de investir em uma página bem estruturada e convidativa, com informações claras e precisas sobre a sua atividade.

Ao comunicar os atributos da sua marca com qualidade, o marketing consegue despertar confiança, credibilidade e carisma tanto nos seus clientes, quanto nos seus potenciais clientes.

Se você trabalha com nichos específicos aplicar essa realidade na sua empresa será ainda mais fácil. Afinal, você terá credibilidade para tratar do assunto, gerando indicações entre aqueles que fazem parte do seu público.

É aplicar todas as referências e dicas acima no seu escritório, cuidando bem da sua identidade pessoal, a identidade empresarial também seguirá quase as mesmas regras, Eea ajuda a se posicionar no mercado e traz resultados satisfatórios.

Agora é hora de fazer a construção de marca pessoal, comece pelo mais simples e vá melhorando a cada dia! Ainda ficou com alguma dúvida sobre branding e construção de identidade para escritórios contábeis? Compartilhe conosco nos comentários!

 

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