Como a contabilidade gerencial pode melhorar a economia da empresa?

A contabilidade gerencial vem se tornando, a cada dia mais, uma área decisiva na gestão empresarial de uma empresa. Engana-se…

 | 

A contabilidade gerencial vem se tornando, a cada dia mais, uma área decisiva na gestão empresarial de uma empresa.

Engana-se quem acha que os profissionais atuantes nessa área apenas fornecem algumas informações relevantes. Muita vezes, assumem um papel ativo nas decisões das empresas.

Embora grande parte da informação fornecida pelos contadores gerenciais seja no controle financeiro, nos últimos anos a área tem direcionado seus esforços em fornecer outras métricas.

Sendo assim, se tornou um mercado competitivo e lucrativo. Diante disso, no artigo de hoje você saberá o que é contabilidade gerencial e qual é a sua importância. Continue a leitura e confira os detalhes!

O que é contabilidade gerencial?

A Contabilidade Gerencial é um dos ramos da contabilidade que permite, entre outras aplicações, a melhor gestão dos custos, definição do preço de venda e otimização dos recursos financeiros, humanos e operacionais de uma determinada empresa.

Ou seja, ela é de extrema importância para a saúde financeira da empresa, garantindo, assim, alocação de recursos bem implantados.

Por meio de análises, com a contabilidade gerencial, é possível responder perguntas como:

  • Qual é o custo médio da empresa por unidade de trabalho, tanto em departamentos específicos como na empresa como um todo.
  • Quanto cada investimento traz de retorno?
  • Qual é a taxa de retorno necessária para fazer um novo investimento que valha a pena?
  • Quais atividades exigem os maiores gastos, e quais trazem os maiores lucros.

Com a utilização da contabilidade gerencial, é possível também comparar a sua empresa com concorrentes e utilizar dados do mercado para entender melhor o contexto do qual você está inserido.

Aplicando a teoria na prática

Aplicar a teoria na prática nem sempre é algo fácil. A contabilidade gerencial facilitou esse processo criando dois viés para a sua aplicação.

O primeiro diz respeito a gerar relatórios de rotina contendo informações sobre controle de custos e planejamento e controle de operações.

Em segundo lugar, os contadores gerenciais produzem relatórios especiais para gerentes, que são utilizados para decisões estratégicas e táticas.

A contabilidade gerencial também ajuda as tomadas de decisão. Os mesmos usam as informações que geram e avaliam as implicações de eventos passados e futuros em planos ou decisões propostas.

Sendo assim, há um grande esforço dos profissionais para garantir a integridade da informação que produzem, se esforçando na criação de relatórios que possam ajudar na eficácia do desempenho administrativo de uma empresa.

Então, como ela deve ser aplicada?

O papel prático da contabilidade gerencial é aumentar o conhecimento dentro de uma organização. De forma que reduz o risco associado com a tomada de decisões, correto?

É por isso que a sua aplicação dependerá muito de empresa para empresa. Por isso, mostraremos algumas formas práticas de aplicá-la, e assim, basta que você molde para o tipo de gestão.

Contadores preparam relatórios sobre vários tipos de custos. Tais relatórios são utilizados pelos gerentes para medir a diferença, ou variação, entre o que eles planejaram e o que realmente conseguiram.

Um supervisor de linha de montagem, por exemplo, pode estar interessado em descobrir o quanto a sua linha é eficiente. Dessa forma ele pode comparar com seus colegas supervisores com a produtividade em um período de tempo anterior.

Assim, seria necessário, um relatório que mostre o desperdício de estoque, o custo médio dos funcionários por hora, os custos de produção. Existem outras estatísticas que podem ajudar o supervisor e seus superiores a identificar e corrigir ineficiências.

Na contabilidade gerencial, o processo de estabelecer metas, determinar necessidades de recursos e conceber um meio de atingir metas é referido como planejamento.

É monitorar os resultados financeiros e medir o resultado dos processos de planejamento dentro da empresa é chamado de controle.

Unindo essas duas vertentes, é possível ter um gerenciamento altamente eficaz. Aumentando o lucro e se destacando em um mercado saturado como o da contabilidade.

Neste post você viu como a contabilidade gerencial tem se destacado no mundo dos negócios e sua aplicação. Deixe nos comentários as suas dúvidas e até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *