Como o contador pode auxiliar na gestão financeira de uma empresa?

O setor financeiro de uma empresa requer muita atenção, afinal, é ele quem gera e recebe os recursos disponíveis de…

 | 

O setor financeiro de uma empresa requer muita atenção, afinal, é ele quem gera e recebe os recursos disponíveis de uma empresa. Por isso, a gestão financeira se faz tão importante para as empresas.

Essa gestão é necessária para a sustentação e o crescimento de qualquer negócio e, muitas vezes, até para a sobrevivência dele.

Ela é necessária para a sustentação e o crescimento de qualquer negócio e, muitas vezes, até para a sobrevivência dele.

Como estamos falando da área financeira de uma empresa, logo já vem a mente onde o contador está alocado. Isso causa dúvidas e apreensões, por isso, antes de mais nada, responderemos a pergunta:

Gestão financeira x contabilidade: é possível integrar?

A gestão financeira e a contabilidade possuem áreas distintas, mas estão inteiramente relacionadas.

De modo geral, enquanto a contabilidade registra as movimentações, é a gestão financeira que faz uma análise mais aprofundada e estratégica dessas movimentações.

Existem vários motivos para fazer essa integração, principalmente em benefício do escritório contábil. Um dos principais motivos é a possibilidade de aumento na confiabilidade dos dados e números que a contabilidade traz.

Ainda é possível citar o favorecimento na tomada de decisões, afinal, o gestor terá dados precisos para tal; a otimização da atuação dos contadores; a ajuda para atingir os objetivos da empresa e, é claro, a vantagem competitiva que ela gera.

Sabendo, de forma simples, acerca dos benefícios dessa integração, você deve ter mais uma dúvida:

Como fazer a gestão financeira de forma correta?

Você já leu no nosso blog sobre contabilidade gerencial, controle financeiro, e viu que a boa gestão financeira é a principal responsável pela longevidade de toda empresa.

Chegou a hora de saber como fazer a gestão financeira de forma correta. Afinal, o seu escritório contábil também é uma empresa e é necessário cuidar do seu fluxo de caixa como tal, dando a devida atenção a ele.

Pesquisamos e separamos as 3 principais formas de aplicar essa gestão na sua empresa, e algumas dicas de ouro para que você obtenha sucesso, confira!

1. Acompanhamento frequente

O primeiro passo é conseguir visualizar as entradas e saídas dos recursos financeiros, acompanhando o fluxo de caixa previsto x o realizado.

Essa análise é imprescindível para para prevenir, por exemplo, uma quebra de caixa e com isso, tomar decisões certas para minimizar o impacto negativo.

Por outro lado, também pode identificar quando terá saldo extra e planejar investimentos

Essa é uma etapa financeira para a saúde financeira do seu escritório contábil. Dessa forma, o contador tem uma visão macro do desempenho financeiro do escritório e pode planejar ações de médio e longo prazo, graças a ajuda da gestão financeira.

2. Tenha um bom planejamento estratégico

Para que um negócio evolua é necessária uma análise da sua posição no mercado e estipular metas e prazos para crescer.

Com objetivos claros, é possível planejar e direcionar os recursos de maneira que eles sejam atingidos.

Assim, o planejamento estratégico deve trabalhar junto com a gestão financeira para o crescimento do seu negócio.

Em geral, os objetivos estratégicos definidos pela empresa, inicialmente, são mais facilmente alcançados quando há a união entre gestão financeira e contabilidade.

Como é por meio de recursos financeiros que são feitos investimentos, por exemplo, essa análise permite que os recursos sejam usados mais corretamente.

Sem esse planejamento estratégico financeiro, as chances da sua empresa perder valor monetário e, consequentemente, fluxo de caixa, clientes e colaboradores é alta. Você está disposto a arriscar tudo?

3. Profissionalismo e organização são palavras de ordem

A última dica a ser dada não é nenhuma novidade no mundo corporativo. Qual gestor, contador, administrador, ou qualquer pessoa que lida com empresas, não sabe que se deve ter profissionalismo e organização quando o assunto é gestão, seja ela qual for?

Organização e profissionalismo são pré-requisitos para realizar uma boa gestão financeira. E há quem não dá a devida atenção para esses quesitos.

Isso passa, inicialmente, pela separação completa das finanças da empresa e das despesas dos sócios.

Não é aconselhável e adequado misturar as contas da pessoa jurídica e da física: a distribuição de lucros deve ser realizada de maneira profissional e dentro das normas legais vigentes.

Gerir o seu negócio com seriedade também envolve não perder recursos para a falta de organização.

Dessa maneira, a gestão financeira auxilia a ter controle sobre esses desafios. De forma que eles se tornem oportunidade crescimento para a empresa e aumento da produtividade para os colaboradores.

Mantenha a documentação e relatórios financeiros da sua empresa em dia para evitar perda de tempo.

Nesse sentido, é importante garantir a aplicação de boas práticas empresariais, evitando o desperdício. Sabendo exatamente o que investir deixa de ser apenas mais um gasto.

Sem os dados da contabilidade ou sem a análise da gestão financeira, o negócio tem pouca visibilidade sobre sua atuação. Nãõ sendo capaz de compreender completamente o que pode fazer para melhorar.

Como você pode perceber, contabilidade e gestão financeira podem, e devem, ser integradas. E então, não perca mais tempo, comece agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *