Ferramentas de contabilidade: porque todo escritório deve ter uma?

Final do mês é a hora de lidar com pagamentos, notas fiscais, faturamento, impostos, entre outras. Creio que sejam poucos…

 | 

Final do mês é a hora de lidar com pagamentos, notas fiscais, faturamento, impostos, entre outras. Creio que sejam poucos os que gostam de lidar com todas essas tarefas e pensam em adquirir ferramentas de contabilidade que, realmente, os ajudem.

Para sua sorte, existem algumas ferramentas incríveis desenvolvidas especificamente para a sua situação.

Por meio dessas ferramentas, a execução das atividades passa a ser mais rápida e menos burocrática.

Atualmente já existem excelentes ferramentas para otimizar a rotina e ainda somos, com frequência, surpreendidos por novas opções.

A cada dia, novas ferramentas para o mundo contábil surgem. Mas diante desse aglomerado de opções como escolher a melhor?

Sabendo disso, separamos algumas dicas para que você consiga escolher a melhor ferramenta contábil para a sua empresa. Vamos lá?

As ferramentas de contabilidade são necessárias para quem?

Ter essa dúvida é normal diante do atual cenário em que as empresas se encontram. Muitas ainda pensam em não investir em ferramentas de contabilidade para que se corte os gastos.

Ao pensar em investir nessas ferramentas, é preciso entender que as ferramentas só devem ser utilizadas no seu escritório contábil se além de prometerem, estiverem realmente proporcionando atender melhor os seus clientes.

Seja automatizando as rotinas contábeis, ganhando mais tempo para dedicar aos clientes, facilitando o trabalho do contador e de sua equipe ou reduzindo custos e aumentando a produtividade.

As ferramentas contábeis são necessárias para todas aquelas empresas que se preocupam com o bom funcionamento do financeiro e da empresa como um todo.

É preciso pensar em formas de automatizar os processos financeiros da empresa de forma rápida e eficaz.

Ou seja, se essa é a sua preocupação e finalidade, investir em ferramentas de contabilidade é o que está faltando na sua empresa.

Como a tecnologia pode ajudar a sua empresa

A tecnologia trouxe melhorias para o mercado como um todo e impactou tanto a nossa vida profissional, quanto pessoal.

Trouxe inegavelmente vários benefícios. E, é claro, as ferramentas contábeis não ficariam fora dessa revolução.

É preciso, primeiramente, entender que a internet veio para ficar! E, é claro, a contabilidade não ficaria de fora. A sua proposta é simples: utilizar da internet como meio de tornar as atividades contábeis mais produtiva.

Diante disso novas oportunidades surgiram, mas novas mudanças também, como, por exemplo:

Mudanças na rotina do contador

Por mais que a tecnologia seja algo que ajude as pessoas e as empresas, nem sempre isso é bom para a rotina do contador.

Uma prova disso são as novas obrigações acessórias que chegaram junto com a tecnologia.

Antigamente, o contador era o profissional que trabalhava em uma sala da empresa, de maneira dependente do local de trabalho. Todos os dados estavam em planilhas e livros que ficavam, geralmente, em um mesmo lugar.

O avanço da tecnologia, entretanto, mudou esse panorama. Com o uso cada vez mais intenso da computação e dos dispositivos móveis, os dados ganharam disponibilidade.

Aplicativos e softwares web, por exemplo, permitem que o contador possa acessar os dados de qualquer lugar.

Isso deu e continua dando mais mobilidade à atuação do contador, que atualmente não precisa estar, necessariamente, perto da empresa para exercer as suas funções.

Por isso, eu posso afirmar:

A contabilidade digital veio para ficar!

É preciso estar preparado para as mudanças de mercado com o advento da tecnologia. Se a sua empresa ainda faz tudo manualmente, automatizar é preciso.

Os contadores precisam considerar seu papel nessa transformação e tomar medidas para se preparar para um futuro digital.

E o que as ferramentas de contabilidade tem a ver com isso? Absolutamente tudo!

De fato, como uma profissão, os contadores já se beneficiaram enormemente da tecnologia, não apenas economizando tempo e dinheiro, graças à automação e redução de erros manuais.

Sem ferramentas, como essa automatização vai acontecer? É, praticamente, impossível.

Depois de todas esses benefícios você pode estar se perguntando:

É o momento certo para investir?

É muito importante saber que a contabilidade, como todas as outras profissões, não é feita somente por dias bons, mas ruins também, e por isso, as tarefas devem ser feitas da melhor forma possível.

As ferramentas de contabilidade disponíveis no mercado são várias, por isso avalie se está no seu momento de investir, tanto financeiramente, quanto no tempo para treinar os seus colaboradores também.

Nenhuma ferramenta fará milagres sozinha, você precisará dedicar seu tempo para parametrizar, demonstrar aos clientes, e realmente fazer funcionar!

Não estou falando que não sejam úteis, mas, você precisa se planejar para que elas sejam eficientes para você e seus clientes, é preciso adquirir a ferramenta correta, mesmo que seja apenas uma e não várias.

E então, pronto para investir em ferramentas de contabilidade e melhorar a produtividade? Mas não se esqueça, a única ferramenta indispensável que você não pode parar de investir é: você mesmo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *