Terceirização contábil: o que muda na sua empresa?

A terceirização contábil ocorre quando uma empresa contrata um escritório, ou um contador autônomo, como prestador de serviços. A prestação…

 | 

A terceirização contábil ocorre quando uma empresa contrata um escritório, ou um contador autônomo, como prestador de serviços. A prestação de serviços na contabilidade se torna uma pratica cada vez mais frequente.

Ainda há quem resista a esse novo formato de trabalho. Então, como é possível convencer a empresa de que esse é uma boa forma de melhorar o negócio e reduzir custos?

É simples, basta que você foque nas vantagens como a terceirização pode mudar a sua empresa para melhor!

Por dentro da terceirização contábil

Como falamos, a terceirização contábil nada mais é do que uma forma de contratar, separadamente, empresas ou contadores autônomos para fazer a prestação de serviços de uma empresa.

Recentemente, entrou em vigor da Lei da Terceirização (Lei n.º 13.429/17), e tanto a terceirização da atividade-meio (não ligada à finalidade do negócio) quanto a atividade-fim (atividade principal) podem ser terceirizadas.

Portanto, qualquer empresa está apta para optar pela terceirização contábil.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, no ano de 2016, revelou que a terceirização contábil é o formato mais comum de contratação de contadores no país.

Sendo assim, é importante que a empresa e o contador definem as tarefas a serem efetuadas. E é mediante o pagamento de honorários mensais a melhor forma de acertar com o contador.

Dessa maneira, o contador que seguir esse caminho, pode focar em se especializar em um nicho de mercado.

 A contabilidade é uma área complexa que exige profissionalismo por parte de quem cuida dela. É comum acharmos profissionais que fazem de tudo um pouco e isso não é nada bom para o sucesso da empresa.

Isso acarreta em falta de profissionalismo e, consequentemente, problemas como atrasos, erros e multas, trazendo prejuízo financeiro para a empresa.

Garantindo que os profissionais entendam mais a fundo uma área específica e se especializem nela, o sucesso da empresa também é garantindo, com pessoas preparadas e clientes satisfeitos.

Ainda não se convenceu? Então continue lendo esse artigo para saber mais das principais vantagens!

“O que eu ganho com isso?”

A resposta é simples: você ganha lucro, clientes satisfeitos e mais autonomia nos serviços prestados.

Sim, a terceirização contábil gera economia para a sua empresa!

Isso acontece porque quando você coloca no papel todos os gastos anuais com serviços contábeis. Perceba que vale mais a pena pagar um valor fixo para um prestador de serviços do que montar toda a estrutura necessária para você gerenciar.

Mas esse não é o seu caso e você já possui uma empresa contábil, mas pensa em aumentar o seu número de funcionários e quer economizar com isso, terceirizar pode ser a sua opção.

Na prática, quanto mais produzir, mais irá faturar, o que não acontece quando contratado via CLT, modelo que oferece ganhos limitados ao salário.

Isso acontece justamente por não precisar manter um setor ou profissional específico, tendo de arcar com estrutura, salários e encargos trabalhistas.

Ao empreendedor preocupado com os resultados do negócio, cabe ainda avaliar os benefícios que resultam da independência do contador. Cada escritório tem uma maneira única de avaliar se há um custo-benefício ou não ao implantar a terceirização contábil.

Contador interno x contador externo: qual a diferença?

Para entender melhor as vantagens e desvantagens de um contador interno ou de um terceirizado, preparamos a lista a seguir.

Independente da escolha que a sua empresa fizer, é preciso ter em mente que um profissional deve transmitir confiança. Ao lidar com os dados da sua empresa e dos seus clientes muitos problemas podem surgir por isso a confiança é vital.

Confira as vantagens e desvantagens desses dois profissionais

Contador interno

As vantagens são:

  • Atendimento exclusivo: contratando um funcionário para cuidar somente da contabilidade, você terá alguém sempre disponível no horário de trabalho.
  • Entendimento do negócio: ao contratar um colaborador você terá um profissional que entende do seu negócio profundamente. Alguém que está alinhado com as estratégias e que tem uma visão holística da empresa.

As desvantagens são:

  • Custos dos encargos trabalhistas: entre os principais estão a Previdência Social, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a multa rescisória nos casos de demissão sem justa causa, as férias remuneradas e o décimo terceiro salário.

Contador terceirizado

As vantagens são:

  • Economia: a empresa não precisará investir em tecnologia e não terá gastos com os encargos trabalhistas.
  • Foco na atividade-fim da empresa: O gestor e demais funcionários não precisam se dedicar a assuntos relacionados aos impostos e ao regime tributário. Assim, conseguem mais tempo para se dedicarem à atividade-fim do negócio;
  • Serviço especializado: Você contrata uma bagagem maior de conhecimento e experiência. Os contadores poderão conversar entre si para encontrar a melhor solução para possíveis problemas no seu negócio.
  • Melhor estrutura: por se tratar de um serviço especializado, os escritórios contábeis já contam com toda a tecnologia e conhecimento necessários para desempenhar suas atividades, o que libera o empresário e seus colaboradores deste tipo de preocupação.

As desvantagens são:

Sua empresa não é exclusiva: o empresário deve saber que não terá um contador o tempo todo à sua disposição. Por isso, torna-se necessário solicitar serviços e dados com um pouco de antecedência.

Com essas informações em mãos fica mais claro que as duas opções são capazes de atender bem o seu negócio. Basta saber qual a melhor escolha de acordo com as informações obtidas no decorrer deste artigo.

Agora você já sabe como a terceirização contábil pode contribuir para a sua empresa, e quais as vantagens e desvantagens. Agarre essa oportunidade de mercado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *