O prazo para envio da ECF 2025 está chegando! E para os empreendedores que desejam ter vantagem competitiva no mercado, é imprescindível se antecipar às obrigações fiscais. Afinal, entender bem essa entrega é essencial para evitar riscos, agregar valor ao serviço e fortalecer a confiança que o cliente deposita em você.
Pensando nisso, nós do time Tron preparamos um artigo explicando para que serve a ECF 2025, quem precisa entregar e, claro, qual é a data limite para a entrega. Leia até o final e fique por dentro de tudo sobre o assunto:
Para que serve a ECF 2025?
A Escrituração Contábil Fiscal, isto é, a ECF 2025, está entre as documentações obrigatórias que compõem o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O objetivo é apresentar todas as informações financeiras e fiscais de uma empresa, considerando toda a apuração do IRPJ e da CSLL. Essa documentação substitui a antiga Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), descontinuada desde 2015.
A ECF não tem apenas o objetivo de declarar tributos, mas também de associar a escrituração contábil com a apuração fiscal, de modo a transmitir para a Receita Federal como a empresa chegou ao valor final do imposto a pagar ou compensar.
Quem deve entregar a ECF 2025?
Os profissionais contábeis também precisam ter em mente quem deve entregar a ECF 2025. Confira a seguir:
- Empresas com tributação pelo Lucro Real (obrigação mensal de apuração);
- Pessoas jurídicas que utilizam o Lucro Arbitrado;
- Empresas que optaram pelo sistema do Lucro Presumido;
- Instituições imunes e isentas (incluindo associações, igrejas, fundações, etc.)
- Empresas inativas, desde que tenham tido qualquer atividade contábil durante o ano
Vale destacar, portanto, que todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, devem entregar essa documentação, com exceção das empresas que optarem pelo Simples Nacional e órgãos públicos. Isso inclui, portanto, empresas com sistema tributário pelo Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado.
Qual o prazo da ECF 2025?
E qual é a data limite para entregar a ECF 2025? Os profissionais contábeis devem enviar a documentação referente ao ano-calendário de 2024 até o dia 31 de julho de 2025.
Deve-se realizar o envio por meio do Programa da ECF disponibilizado pela Receita Federal, com assinatura digital por certificado válido (e-CNPJ).
Se você está lendo isso com antecedência, ponto para você e sua equipe! O planejamento é o segredo da tranquilidade. E para os que costumam deixar para última hora, mas querem parar de apagar incêndios, nossa sugestão é:
- Realizar a revisão dos dados contábeis até março
- Fazer a pré-validação no sistema em abril/maio
- Gerar e revisar o arquivo final em junho
- Enviar o arquivo final com segurança e tranquilidade até meados de julho
Seguindo esse cronograma, é possível realizar ajustes sem pressa e garantir que tudo esteja pronto com folga.

E se não entregar o ECF dentro do prazo estipulado? Quais são os riscos?
Deixar de entregar a ECF 2025, enviar com atraso ou com erros pode gerar uma série de consequências, o que inclui:
- Multas: o valor a ser pago vai desde R$ 500,00 a R$ 1.500,00 por mês-calendário, a depender do porte da empresa e da natureza do erro.
- Perda de credibilidade: embora seja um custo oculto, a perda de credibilidade não deixa de ser um grande prejuízo para o seu negócio. A presença de multas por erros evitáveis ocasiona a quebra de confiança no serviço, e retomar essa relação custa tempo, energia e talvez até a carteira.
Sendo assim, realizar a automação do processo com um sistema confiável e com a presença de alertas não é apenas uma questão de produtividade, mas também uma forma de proteger o seu nome e a sua autoridade como contador.
Passo a passo para fazer a ECF 2025
Se você está começando agora e ainda tem dúvidas sobre o passo a passo, respira fundo: fazer a ECF 2025 não é um bicho de sete cabeças, sobretudo se você tiver o suporte de um sistema contábil eficiente, que automatiza boa parte do processo. Veja a seguir:
1) Organize as informações contábeis e fiscais
O primeiro passo é organizar as informações contábeis e fiscais do ano-calendário de 2024. Isso inclui balancetes, lançamentos de receitas e despesas, informações sobre tributos (IRPJ e CSLL) e plano de contas referenciado ao modelo da Receita.
2) Acesse o programa da ECF da Receita Federal
O Programa Gerador da ECF (PGE ECF), disponibilizado no site da Receita Federal, auxilia na composição e transmissão da documentação.
3) Gere o arquivo da ECF no seu sistema contábil
O próximo passo é gerar o arquivo da ECF 2025 de forma automática. O ideal, portanto, é que sua ferramenta possa identificar o regime tributário da empresa, completar os blocos obrigatórios, verificar possíveis erros e apresentar ajustes antes da validação final.
4) Faça a validação e assinatura com certificado digital
Esse próximo passo requer a importação e validação do arquivo. Se tudo estiver certo, você já pode realizar a assinatura digital usando o e-CNPJ da empresa ou do contador autorizado. Por fim, basta transmitir o arquivo de forma digital pelo próprio programa da Receita. Não se esqueça de guardar o recibo de entrega, pois ele comprova que houve o cumprimento da sua obrigação dentro do prazo.
Leia mais: ECD – Escrituração Contábil Digital: o que você precisa saber
Quer gerar a ECF 2025 com sucesso? Conte com a Tron!
Não é segredo que a rotina do contador possui muitos desafios. Mas a boa notícia é que gerar a ECF não precisa ser mais um deles. Com a mescla entre organização, um cronograma realista e um sistema eficiente, a ECF deixa de ser uma dor de cabeça e se transforma em mais uma entrega que mostra o profissionalismo do seu escritório contábil. E se você quer gerar a ECF 2025 com sucesso, conheça o sistema contábil da Tron e saiba como simplificar e otimizar sua rotina!