O modo Dark foi projetado para reduzir a exposição à luz azul e ajudar com o cansaço visual associado ao tempo prolongado de tela.
Passamos grande parte do dia olhando para a tela de um computador ou celular e não percebemos como isso pode afetar nossa visão e qualidade de vida. Segundo uma pesquisa realizada em fevereiro de 2021 pela Statista Research Department, usuários passam cerca de 5 a 6 horas em seus dispositivos realizando atividades diárias.
Aquelas horas que passamos “colados” na tela podem dar dores de cabeça, prejudicar nossa visão e até nosso sono. Isso ocorre porque as telas com temas brancos ou claros emitem uma quantidade muito grande de brilho que causa fadiga ocular. No modo Dark, a quantidade de brilho proveniente da tela é reduzida porque a maior parte está “desligada”.
O modo Dark também facilita a leitura, especialmente quando você está em uma sala com pouca luz. Ao reduzir a luz azul, com o modo Dark, também pode reduzir o estrabismo ou a tensão associada a muito brilho.
Mais acessibilidade com o melhor contraste diante de cores claras
Uma tela escura apresenta diversas possibilidades de cores se destacarem, diferente das possibilidades de telas com fundo branco, pois algumas cores impressionam ainda mais quando colocadas em contraste com um fundo mais escuro.
Um exemplo disso são as cores claras, que em um fundo claro exigem mais esforço do usuário para ler, o que não aconteceria em um fundo escuro.
Segundo Liz Ferral-Nunge, diretora de pesquisa de usuários do Twitter, existem vários benefícios em usar o modo Dark, principalmente quando se trata de acessibilidade.
Durante uma auditoria da disponibilidade de recursos existentes no aplicativo, a empresa descobriu que a paleta do modo noturno pode melhorar a taxa de contraste de cores para pessoas com baixa visão.
Isso ajuda a manter e aumentar o foco no que é realmente importante
O modo Dark também se correlaciona com o aumento de nossa capacidade de foco durante as tarefas do smartphone/computador. Com o lançamento do MacOS Mojave com modo escuro, a Apple afirmou que os usuários experimentariam uma “área de trabalho livre de distrações e agradável aos olhos – em todos os sentidos”.
De acordo com Nilli Lavie, professora de psicologia especializada em mecanismos neurais de atenção, distração e consciência visual na UCL, a oscilação gerada pela taxa de atualização de uma tela de computador pode afetar a concentração. Além disso, um fundo escuro elimina a presença de cintilação (pulsos de luz) e, portanto, elimina essa fonte de eletricidade estática subconsciente.
Outro exemplo muito comum são os IDEs (Integrated Development Environments), softwares que os desenvolvedores usam para codificar. De acordo com a pesquisa de Tigran Bayburtsyan, 70% dos programadores usam o tema Dark em seu IDE. Isso se deve a fatores históricos, preferências visuais, aumenta o foco diante de muitas linhas de código e conforto visual diante de muitas horas na tela do computador.
Outra pesquisa muito interessante e que faz sentido com os dados que trouxemos aqui neste artigo é uma entrevista com um usuário realizada pela SalesForce. A empresa estava desenvolvendo um dashboard e queria verificar qual modo era melhor para os usuários, Light ou Dark.
Ao final da pesquisa, eles descobriram que os usuários tomam decisões mais rápidas e precisas com gráficos em um tema escuro, embora não seja o tema visualmente mais agradável. Isso porque o modo escuro mantém o foco apenas nos dados que estão sendo apresentados e elimina tudo o mais que não é relevante, como se fosse uma espécie de trégua visual.
Os usuários querem escolher o modo escuro em aplicativos
Para entender como os usuários aderem à interface do modo Dark, é muito importante saber o quanto esse esquema de cores é usado. De acordo com uma pesquisa da Android Authority com 2.500 usuários do Android, 81,9% deles usam o modo Dark em seus telefones, em aplicativos e em qualquer outro lugar onde esteja disponível. Já 9,9% disseram que alternam entre os modos Light e Dark.
Um total de 91,8% dos entrevistados usa alguma forma de modo escuro em seus dispositivos. Apenas 8,2% disseram que não usam o modo escuro.
Pela quantidade de pesquisas, estudos, dados e predileção das gigantes da tecnologia sobre o modo Dark, podemos perceber que os sistemas e apps agora se adaptaram e trouxeram não apenas um visual de interface mais moderno, mas também temas que ajudam: modo Light e o modo Dark.
Os benefícios que listamos neste artigo mostram o potencial desse modo Dark, enfatizando a acessibilidade aprimorada para cores de baixo contraste com fundos mais claros, melhor foco e atenção, fadiga ocular reduzida e sono ainda melhor. Com todos esses pontos, se bem aplicados, você só pode se beneficiar do modo Dark.
A Tron trouxe esse conceito do tema Dark para a versão 2023 do TGC Eos
Pensando em ajudar nossos usuários a alcançar mais produtividade e transformar sua rotina ágil, fizemos a aplicação do tema Dark em nosso sistema, o TGC. Não apenas o tema Dark, mas também o tema Light, foi pensado nos usuários juntamente com a tendência de mercado o qual já vemos esse movimento há vários anos, principalmente no segmento de tecnologia.
Além, disso fizemos um estudo para renovar a iconografia que já estava na aplicação a mais de 10 anos, com o visual no Office 2007. A nossa inspiração sempre foi os grandes players do mercado de tecnologia, como Microsoft e Apple, que investem muito na otimização da área de trabalho do usuário tornando-a mais minimalista e sóbria, menos distrações e mais focada no que realmente interessa.
Aplicamos esse conceito também na escolha do novo pacote de ícones, cores, tamanhos e o mais próximo de entendimento com o que as funcionalidades entregam. Tudo isso alinhado com o que há de melhor no mercado de tecnologia, no quesito visual.

Assim, renovamos toda a parte visual interna do nosso sistema como as telas de funcionalidades, telas de carregamento, menu de acesso, instaladores e outros. Mas, não somente a parte visual foi renovada, diversas funcionalidades também foi implementadas e entregues nesse primeiro trimestre de 2023 (clique aqui e confira) e dezenas de projetos já estão mapeados para 2023, entregará mais automações e robotizações.
Para marcar essa virada de chave escolhemos o um nome para essa nova versão do TGC. A inspiração do nome vem da deusa Eos, que é a personificação do amanhecer e simboliza recomeços, mudanças de ciclos e novas oportunidades. Sua relação com a modernidade pode ser vista como uma metáfora para o progresso, inovação e tecnologia. Dessa forma, está completamente alinhada com o nosso propósito de renovação da marca, novo design interno, por trazer mais automação de processos e robotização.
O Tron Gestão Contábil, que comumente conhecido por sua sigla TGC, passa agora a se chamar TGC Eos. Completamente reformulado, trazendo mais tecnologia e inovação para seus usuários. Claro que é o início de um novo ciclo para esse sistema e para a Tron.
Quer conhecer mais esse sistema e levar o que há de melhor no mercado contábil para a sua empresa?
Acesse o site tron.com.br e agende uma demonstração gratuita.