Ainda pode ser complexo a implantação de uma rotina digital no escritório contábil. Ser um contador digital, no entanto, é como fazer um upgrade, pois utilizar a tecnologia nesta área é muito positivo para os negócios.
Diversos softwares e ferramentas digitais atuam nas soluções contábeis que antes eram manuais e precisavam de muita mão de obra e tempo para revisão. A tecnologia, nunca substituirá o contador. Mas a sua utilização, otimiza os processos do contador sendo rentável e atuando até mesmo na fidelização e conquista de mais clientes.
Afinal, o seu cliente já se encontra mais familiarizado com os recursos que a tecnologia proporciona. Ele sabe também que no mundo contábil esse recurso é um diferencial e vai exigir maior agilidade e eficiência nos processos contratados.
O que é ser um contador digital?
É estar a frente e fazer uma excelente gestão. A contabilidade digital, de forma simples, é a utilização da tecnologia nos trabalhos contábeis de forma a contribuir para a sua automação e otimização. Ela tem como base o uso de softwares que auxiliam os processos contábeis a se tornarem mais rápidos, seguros e dinâmicos.
Dentro desse conceito, a análise de dados e a inteligência artificial oferecem ao contador digital mais precisão na execução dos seus serviços, diminuindo ou até mesmo eliminando, de maneira total, as chances de erros e custos com infraestrutura.
Isto ocorre devido a todos os processos como envio, guarda e recebimento de documentos impressos serem realizados digitalmente para os clientes, proporcionando, assim, mais eficiência na sua gestão e otimização de tempo.

Dicas para ser um contador digital
Um profissional da área contábil precisa da atualização dos seus conhecimentos com o objetivo de desenvolver aptidão com os sistemas avançados, equipamentos e utilizá-los todos os dias. Especialmente sendo seus aliados para a solução dos problemas.
Usar também gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis) trará inúmeras vantagens competitivas aos profissionais e às empresas de contabilidade que estiverem realizando a migração para a contabilidade digital. Algumas dessas dicas são, por exemplo:
- Seja claro;
- Possua fluidez;
- Tenha rapidez;
- Seja digital.
Seja claro
Ser claro significa ser um excelente comunicador. Isto não deve ser apenas uma habilidade ou competência do orador ou de qualquer pessoa que se dedicar exclusivamente à comunicação.
Sendo assim, é preciso ser uma pessoa assertiva para melhor atender aos clientes. Um bom comunicador oferece a eles confiança e segurança, como também tira as dúvidas de modo direto, claro e conciso.
Comunicar-se nem sempre é fácil, sendo que inúmeras vezes temos medo e bloqueio. Por esta razão, é preciso dedicar-se para esse desenvolvimento, com a finalidade de um aperfeiçoamento tanto pessoal como profissional.
Possua fluidez
Quando as rotinas são realizadas com agilidade e dinamismo ela acontece na execução dos processos de qualidade.
É muito importante, então, desenvolver o padrão e automação para atingir essa fluidez nos processos. Desse modo, há muito menos riscos de falhas na execução das tarefas.
Esses exercícios fornecem otimização dos fluxos de trabalho e melhores controles diários.
Tenha rapidez
Produtividade significa a taxa de produção de uma pessoa, ou seja, o total de todo o trabalho rentável que realiza em menor intervalo de tempo. Por esse motivo, a rapidez na execução dos trabalhos proporciona muito mais eficiência.
A automação das atividades, atualmente, se tornou uma aliada importante para o aumento da produtividade.
Na área contábil, esta é alcançada através da utilização de softwares modernos como, por exemplo, integração de informações, automação dos processos manuais, visão, mobilidade compartilhada, consulta, armazenamento de documentos digitais, ferramentas de relacionamento e comunicação com o cliente, entre outros.
Seja digital
O mercado já é digital. Por isso, necessita de profissionais adaptados a esse modelo. Sendo assim, para ser um contador digital você precisará:
- Manusear equipamentos eletrônicos;
- Utilizar ferramentas digitais tais como redes sociais;
- Compreender como automatização de processos otimiza sua rotina.
Conheça as vantagens de se tornar um contador digital
Existem inúmeras vantagens para se tornar um contador digital. Veja a seguir algumas delas:
- Aumento de produtividade e eficácia – contadores digitais comprovam a alta produtividade porque através da tecnologia existe a possibilidade não apenas de realizar o trabalho em um menor intervalo de tempo como também há menos chances de ocorrerem erros. Isto porque com a tecnologia não existirão aqueles cálculos que não fecham, nem o desaparecimento de documentos.
- Entrega de valor – sua empresa precisa cada vez mais concentrar as suas forças na entrega de valor. Em um mercado como a contabilidade onde existe uma alta competição, otimizar processos pode ser um diferencial do seu escritório. Seus funcionários entregarão valor agregado ao serviço pelo motivo de o escritório ser mais produtivo e eficiente. Desse modo, o cliente terá opções personalizadas. Isto significa algo a mais daquilo que a concorrência oferece.
- Motivação da equipe – quando a empresa possui um contador digital, existe maior motivação por parte da sua equipe. Com as facilidades de trabalho que a tecnologia fornece, é possível atingir as metas mais facilmente. Isto serve como um motor para impulsionar os colaboradores. Trazer essa tecnologia para o seu escritório é uma forma de engajar a equipe, proporcionando melhores resultados.
- Outros benefícios igualmente importantes – além da prevenção de perdas pela contaminação das máquinas por vírus, a era digital oferece a segurança das informações dos clientes. Por esta razão, há um melhor relacionamento com o cliente, que se sentirá mais seguro ao entregar a contabilidade da sua empresa para um escritório que possui processos digitalizados.
Ainda está em dúvida por que se tornar um contador digital?
Não tenha dúvidas de que se tornar um contador digital trará muitos benefícios para a sua empresa, pois a tecnologia existe para tornar tudo mais rápido e prático.
Ela não substitui o profissional da área contábil, pois um contador é de extrema importância para auxiliar seus clientes.
Aplicando, portanto, esses princípios no cotidiano de trabalho ajudará muito para que um profissional da área contábil compreenda como se tornar um contador atualizado e atento às mudanças.
A contabilidade digital também permite que se conheçam os hábitos dos seus clientes e consumidores. Desse modo, o contador digital saberá o que eles desejam e conseguirá atendê-los conforme às necessidades de cada um, colocadas no momento.
Na era da big data, inteligência artificial, análise preditiva e automação, a função do contador digital pode somar mais valor aos negócios através de uma maior eficiência, precisão e visão estratégica.
Automatização de tarefas contábeis, o que deve ser prioridade? Leia aqui.
