software de contabilidade

Por que ter um software de contabilidade

Ter um software de contabilidade otimiza os custos e tempo, e aumenta a produtividade. Entenda por que adotar o sistema contábil.

 | 

Ter um software de contabilidade no escritório ou até mesmo nas áreas internas de uma empresa gera agilidade nos processos, torna a rotina de trabalho mais eficiente, garante mais dinamicidade no trabalho e diminui, consideravelmente, as chances de erros.

Embora ainda haja uma quantidade pequena de pessoas que resistem à transformação digital, grande parte dos profissionais estão percebendo como um bom software de contabilidade é o recurso ideal para alavancar a produtividade de um escritório.

Isso se deve ao fato de que um bom sistema, após ser alimentado com cadastros prévios, consegue cruzar e armazenar dados, tornando as operações mais rápidas e diminuindo o tempo gasto com preenchimento de dados.

Além disso, os softwares são parametrizados com as legislações tributárias e fiscais vigentes.

Isso evita erros e diminui as chances de entregar tributos e exigências equivocadas dos clientes.

Quais são os benefícios do software de contabilidade?

Que um bom software de contabilidade oferece muitos recursos para otimizar os processos é algo inegável.

De faturamento e cobrança básicos, a cálculos de impostos e gerenciamento de projetos, o sistema contábil é uma ferramenta essencial para os dados financeiros, tributários e fiscais de um escritório.

Ele também ajuda a gerenciar a carteira de clientes e gerar relatórios financeiros perspicazes, que ajudam seu escritório a crescer de maneira uniforme e contínua.

Fato é que mesmo os processos relacionados a órgãos públicos, que tendem a ser mais conservadores em relação à tecnologia, estão cada vez mais exigindo cumprimento de obrigações online, e o uso de um sistema de contabilidade vai ao encontro dessa necessidade.

Dentre os principais motivos que justificam a adesão a um software de contabilidade, tem-se:

Integração com órgãos fiscais

Utilizar um software de contabilidade permite agilizar processos, sobretudo por ser interligado aos órgãos fiscais e programas governamentais, como a Receita Federal, Secretaria da Fazenda e SPED, por exemplo.

Isso garante ao contador a oportunidade de fazer todos os processos conforme os parâmetros e leis vigentes, sem, por exemplo, calcular impostos com base em alíquotas erradas ou desatualizadas.

Por fim, a comunicação que há entre software e órgãos fiscais reduz as chances de erros e eleva a reputação e a seriedade do contador.

De modo geral, um bom sistema de contabilidade é projetado para cumprir os regulamentos tributários locais e facilitar o trabalho com os impostos. 

Quando você tem que trabalhar com várias taxas de impostos, o software de contabilidade pode agilizar os cálculos e ajudá-lo a aplicar o imposto certo às suas transações com mais precisão. 

Ele também pode fornecer uma melhor compreensão de seus impostos, gerando relatórios de resumo para ajudá-lo a se manter organizado e preparado para a hora de pagar o imposto.

Geração de relatório

Os relatórios contábeis ajudam a entender as tendências financeiras dos negócios e a analisar os padrões de crescimento, oferecendo ao cliente, por exemplo, análises preditivas.

No entanto, a geração de relatórios em planilhas é muito trabalhosa, pois você precisa consolidar dados e inserir fórmulas manualmente para criar cada relatório.

Já com o software de contabilidade, é possível gerar relatórios automaticamente, economizando tempo e esforço.

Existem demonstrações financeiras cruciais que uma organização deve saber:

  • BP: Balanço Patrimonial;
  • DRE: Demonstração do Resultado do Exercício;
  • DLPA: Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • DOAR: Demonstração das Origens e Aplicações de Recurso — somente para Sociedades Anônimas.

O software contábil da Tron possui recursos de relatório integrados que analisam o fluxo de caixa e ajudam empresas a ficarem em dia com ele.

Você pode gerar declarações de lucros, perdas e relatórios de balanço patrimonial para ajudá-lo a compreender os principais aspectos financeiros do seu negócio, tirar conclusões e tomar decisões informadas para orientar seus negócios na direção certa.

software de contabilidade

Dados automatizados

Organizações com sistemas automatizados conseguem expandir seus negócios porque têm flexibilidade para se concentrar em suas operações principais. Um sistema capaz de garantir que sua contabilidade seja automatizada.

Ele simplifica as operações relacionadas a contas a receber, contas a pagar, melhora os problemas de fluxo de caixa e gerenciamento de caixa. Tornou-se muito mais fácil gerenciar toda a organização gerando informações e compilando-as.         

Você pode usar módulos de gestão financeira que irão controlar os dados contábeis que correspondem com os padrões internacionais.

O sistema irá ajudá-lo a coletar dados financeiros de vários departamentos para criar relatórios e demonstrações financeiras.

Esta é a razão pela qual o sistema é inestimável, pois torna os processos mais fáceis de executar e, atualmente, economizar tempo, ganhar produtividade sem perder eficiência é fundamental para que um negócio consiga se expandir com sucesso e estrutura.

Sempre existe a possibilidade de uma pessoa cometer um erro ao capturar dados manualmente.

Perder o foco e as entradas principais, pode causar problemas na contabilidade das empresas.

Ou seja, dados contábeis incorretos afetarão a qualidade das análises financeiras e dos relatórios financeiros. Esse erro pode ter consequências ruins nas finanças, incluindo complicações fiscais.

Um software de contabilidade evita que tais erros aconteçam por o sistema ser automatizado. Isso fornece informações precisas sobre a situação financeira da sua empresa.

Redução de retrabalho

Como o software é parametrizado com legislação fiscal e tributária, os serviços são mais confiáveis do que os executados manualmente, através de planilhas, por exemplo.

Além da falta de rigor com as leis fiscais, a contabilidade manual não possibilita que erros sejam identificados com facilidade.

Na prática, isso pode até mesmo alterar o resultado das informações no balancete e na demonstração de resultados.

Desse modo, quando um profissional ou escritório utiliza um software de contabilidade alinhado a boas práticas de organização de trabalho, elimina todos esses riscos, sobretudo pelo fato de determinadas tarefas serem feitas automaticamente, dentro de um processo que possibilita reduzir o índice de erros e, consequentemente, o retrabalho.

Todo esse processo, por fim, diminui a interrupção do fluxo de trabalho.

software de contabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *