A temporada de Imposto de Renda (IR) está chegando, porém, mais do que conseguir mais trabalho nessa época, muitos contadores estão em busca da fidelização de clientes.
Entre os meses de março a abril, os contribuintes procuram estes profissionais especializados para regularizar a sua situação fiscal. No entanto, sabia que é possível oferecer serviços contábeis pós-IR?
Trata-se de um desafio, já que é um mercado competitivo, contudo, esse é o momento de mostrar ao cliente que a contabilidade mensal vai além das obrigações fiscais. Descubra como aproveitar a alta demanda do período do IR para transformar oportunidades sazonais em parcerias duradouras.
Fidelização de clientes através de serviços contábeis personalizados
O primeiro passo para transformar clientes sazonais em mensais é investir em um atendimento consultivo. Nesse caso, é possível oferecer ao cliente uma mentoria financeira, mas como fazer isso?
Durante a apuração do IR é muito provável que você consiga identificar elementos importantes da vida financeira do cliente como:
- Despesas mal organizadas;
- Deduções desconhecidas;
- Situação da organização patrimonial;
- Investimentos financeiros.
Nesse momento, se torna possível destacar os benefícios de um contrato mensal de contabilidade. Isso garantirá ao cliente regularidade no cumprimento das obrigações, acompanhamento de tributos e emissão de relatórios.
Ofereça também ao seu cliente outras vantagens como, por exemplo, gestão de fluxo de caixa, planejamento de investimentos e até mesmo consultoria para abertura de novos negócios.
Crie estratégias de marketing para a fidelização de clientes

Para ter mais clientes na contabilidade mensal, é importante contar com boas estratégias de marketing de vendas. Dessa forma, criar campanhas educacionais focadas nos benefícios de um acompanhamento contábil frequente pode ser uma ótima ideia.
Trabalhar com descontos e pacotes promocionais também é um diferencial. Durante a época do IR, você pode oferecer planos anuais de contabilidade com descontos especiais.
Marketing de indicação também é uma excelente estratégia. Nesse caso, você pode oferecer bonificações para os clientes que recomendarem seus serviços a amigos ou familiares.
Além disso, não se esqueça de manter um canal de comunicação constante com os clientes, mesmo após o período do IR. Assim, você pode mantê-los informados sobre novas obrigações fiscais ou tendências de mercado.
Mais do que conquistar clientes, é importante dar o suporte necessário a todos eles
Oferecer serviços contábeis pós-IR e conseguir a fidelização de clientes é apenas o primeiro passo. Contudo, em nada adianta oferecer diversas vantagens se você não conseguir entregar todos os serviços dentro do período estipulado.
Assim, é importante que você consiga encontrar formas de otimizar o tempo do seu escritório, e a principal delas é por meio da automação contábil.
Contar com softwares de gestão financeira ligados ao serviço contábil fará toda a diferença na rotina do seu escritório. Isso porque esses sistemas permitem analisar em tempo real a situação fiscal, facilitando o trabalho da sua equipe.
Além disso, é possível melhorar ainda mais a experiência do cliente através de uma comunicação ágil por meio de aplicativos personalizados. Assim, isso reforçará a sensação de proximidade e suporte ao cliente.
Considerações finais sobre a fidelização de clientes
O acompanhamento contábil durante todo o ano é uma boa solução não só para o cliente, que poderá ter uma gestão financeira e patrimonial mais eficiente, como para o contador, permitindo que através dessa relação ele garanta uma receita previsível durante todo o ano.
A transformação de clientes sazonais em contratos mensais, no entanto, é uma estratégia que requer planejamento. Por isso, mais do que conquistar, é preciso oferecer garantias de que a contabilidade mensal seja realmente adequada e atenda às demandas dos seus clientes. Contar com softwares de gestão contábil é um passo imprescindível para isso.
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