A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, DEFIS 2025, é uma obrigação essencial para empresas que optaram pelo Simples Nacional. O prazo de entrega da DEFIS 2025 está se aproximando, e é fundamental que os contadores e empresários estejam atentos às regras.
Nesse cenário, nós do time Tron preparamos um artigo com tudo que você precisa saber para cumprir a obrigação do DEFIS 2025. Acompanhe a leitura e saiba mais a seguir:
O que é a DEFIS 2025?
A DEFIS 2025 é uma declaração acessória necessária a todas as empresas que se enquadram no regime do Simples Nacional. O objetivo é, portanto, fornecer informações socioeconômicas e fiscais sobre a empresa. Desse modo, a Receita Federal poderá acompanhar a movimentação financeira do negócio ao longo do ano.
Este ano, é preciso entregar o DEFIS até o último dia do mês de março, isto é, no dia 31 de março de 2025.
Vale destacar que, se houver incorporação, transformação, cisão ou extinção da empresa, ocorrida nos três primeiros meses do ano, o prazo de envio da declaração deixa de ser em março e estende-se para o último dia do mês de junho. Se, porém, ocorrer depois desses três primeiros meses, será preciso entregar até o último dia do mês seguinte.
Qual é a diferença entre DEFIS e IRPJ?
Uma dúvida muito comum entre empresários é a diferença entre a DEFIS e a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).
Na prática, ambas são obrigações fiscais, mas possuem propósitos distintos. A DEFIS é exclusiva para empresas do Simples Nacional e não gera impostos adicionais, pois o recolhimento dos tributos já é feito via Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Em contrapartida, o IRPJ destina-se a empresas que se enquadram nos regimes tributários de Lucro Real ou Lucro Presumido. Sendo assim, calcula-se com base no faturamento ou lucro da empresa, sendo declarado e pago periodicamente
Quem deve declarar a DEFIS 2025?
A DEFIS 2025 deve ser entregue por todas as empresas optantes pelo Simples Nacional que estiveram ativas em qualquer período do ano de 2024. Isso inclui, portanto:
- Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que optaram pelo Simples Nacional;
- Empresas que estavam ativas, mas não tiveram movimentação financeira;
- Empresas que iniciaram ou encerraram suas atividades em 2024.
Vale destacar, portanto, que o Microempreendedor Individual (MEI) não precisa entregar a DEFIS. Isso porque possui obrigações específicas para esse regime, como a Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI).
O que deve ser entregue na DEFIS 2025?
Agora que você já sabe o que é e quem deve declarar a DEFIS 2025, é preciso levar em consideração que a declaração requer a apresentação de diversas informações econômicas e fiscais da empresa. Entre os dados obrigatórios, estão:
- Informações gerais sobre CNPJ, razão social e enquadramento da empresa
- Faturamento total, com a receita bruta obtida pela empresa ao longo de 2024
- Quantidade de empregados e folha de pagamento dos salários, com o valor total que foi gasto com a remuneração dos colaboradores ao longo do ano de 2024
- Distribuição de lucros entre os sócios da empresa (quando possui sociedade)
- Impostos pagos ao longo do ano via DAS
- Investimentos e doações eleitorais
- Aquisição de bens
- Dados sobre bens, direitos e obrigações da empresa.
- Dados do total de ganhos líquidos auferidos em operação de renda variável;
- Entre outros.
Fique atento(a), pois a não entrega ou entrega incorreta da DEFIS pode resultar em penalidades para a empresa. Isso pode incluir exclusão do simples nacional, impedimento para recolher o DAS, multas, irregularidades e complicações com a Receita Federal.
Como enviar a DEFIS 2025?
A entrega da DEFIS 2025 deve ser feita exclusivamente pelo Portal do Simples Nacional, seguindo os seguintes passos:
- Acesse o portal do Simples Nacional
- Clique na opção “DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais”.
- Informe o CNPJ da empresa e acesse com o certificado digital ou código de acesso.
- Preencha os campos solicitados com as informações econômicas e fiscais do ano de 2024.
- Faça uma revisão dos dados e envie a declaração.
- Salve o recibo de entrega para comprovação futura.
Bônus: dicas indispensáveis para manter-se em dia com a obrigação fiscal
Se você quer garantir uma entrega correta e sem complicações da DEFIS 2025, siga estas boas práticas:
Mantenha a organização da documentação empresarial
É muito importante manter a organização da documentação para evitar erros e garantir o envio de todas as informações necessárias. Por isso, tenha os documentos em mãos antes mesmo de realizar o preenchimento.
Aproveite os benefícios de um sistema contábil como suporte
O uso de ferramentas tecnológicas, como um sistema contábil, é essencial para evitar erros e otimizar o processo de declaração do DEFIS.
Atenção aos prazos
Anote o prazo na sua agenda e evite deixar para última hora! Além de evitar os riscos de falhas, você também evita o descumprimento de prazos.
Revise os dados
Antes de enviar, é essencial realizar uma revisão geral dos dados para evitar a presença de falhas e, por consequência, evitar penalidades.
Você também pode se interessar por: Tudo sobre a DEFIS 2021: O que você precisa declarar?
Aproveite essas dicas para declarar a DEFIS 2025 com sucesso!
Por fim, podemos concluir que a DEFIS 2025 é uma obrigação essencial para as empresas do Simples Nacional. Sendo assim, para evitar problemas, é fundamental entregar a declaração dentro do prazo e com informações corretas.
Se sua empresa ou seu escritório de contabilidade busca mais eficiência na gestão de obrigações fiscais, é essencial contar com o suporte de um sistema contábil automatizado. A plataforma da Tron oferece tudo que você precisa em soluções tecnológicas para simplificar processos e manter a conformidade com as normas tributárias.
Não deixe para a última hora! Organize seus documentos, revise seus registros contábeis e entregue sua DEFIS 2025 dentro do prazo para evitar complicações fiscais.
Acesse nosso blog e redes sociais e fique por dentro das principais atualizações da área contábil!
Tenha acesso ao Guia completo para evitar erros e declarar corretamente a DEFIS . Acesse aqui.