a importância da contabilidade

A importância da contabilidade na era digital

Descubra a importância da contabilidade na era digital.

 | 

Muito se fala sobre a importância da contabilidade na era digital.

A contabilidade vem assumindo novos formatos, atendendo novas demandas e incorporando cada vez mais novas tecnologias para melhorar a eficiência dos escritórios e economizar tempo!

Com as mudanças cada vez mais rápidas que estamos vivenciando no mercado, as empresas precisam estar em dia com diferentes tipos de obrigações e, consequentemente, os contadores precisam estar alinhados a essas demandas fiscais e tributárias não apenas para garantir que o cliente esteja atuando legalmente, mas também para oferecer a ele as melhores soluções disponíveis.

Até há algum tempo, a rotina de um escritório de contabilidade envolvia uma quantidade incontável de papéis, notas fiscais físicas, arquivos e mais arquivos que além de ocuparem muito espaço, não era nada sustentável!

Embora muitas empresas tenham dado boas-vindas aos muitos avanços tecnológicos recentes, a contabilidade em suas formas mais básicas ainda é a escolha de tantos outros escritórios.

Fato é que negligenciar a importância da contabilidade na era digital, bem como os recursos inovadores, é um verdadeiro tiro no pé dos profissionais e eu vou te explicar por quê.

Benefícios e importância da contabilidade na era digital

A contabilidade digital usa o que há de mais moderno em tecnologia para garantir aos clientes contabilidade confiável, precisa, análise de dados e informações financeiras de modo geral.

Hoje em dia, as empresas também estão passando por mudanças: incorporação de vendas online; integração de dados; uso de Big Data, tecnologias em nuvem e mais uma série de serviços que até há algum tempo pareciam impensáveis.

Mas afinal, qual o papel do contador para as empresas nesse cenário?

Cumprimento da legislação tributária

Não podemos deixar de considerar a principal função do contador, que é garantir ao cliente que todas as obrigações fiscais e tributárias serão cumpridas.

Ou seja, por mais inovadora e automatizada que seja uma empresa, startup ou órgão público, a instituição precisa cumprir leis de tributação e, sem o contador, isso se torna inviável.

Isso quer dizer que todas as empresas (exceto MEI), precisam de contador e, mais do que nunca, contadores atentos!

É papel do contador, portanto, garantir que a empresa atue plena e legalmente de acordo com o que órgãos como Receita Federal, Receita Estadual e Secretaria da Fazenda exigem!

No entanto, na era digital, as empresas, com o uso de sistemas e outros recursos, acabam unificando os seus dados, como movimentação de estoque, registros de entradas e saídas, etc. E, com isso, o contador consegue importar esses dados diretamente ao seu sistema, o que acelera consideravelmente o processo!

Vale lembrar, ainda, que são constantemente criadas leis, decretos e marcos, como a LGPD, por exemplo, que impactam diretamente a operação das empresas, cabendo ao contador estar ciente e manter o cliente atualizado quanto às exigências legais.

Otimização de resultados de acordo com soluções atuais e inovadoras

Outra função do contador na era digital é, sem dúvidas, ficar atento às diversas ferramentas que poderão ajudar e impactar seus clientes.

Ao se valer, de forma estratégica, dessas ferramentas, o contador pode exercer um papel mais impactante e assertivo na tomada de decisão por parte dos gestores.

Com as devidas análises de dados de forma tática, o contador deixa de exercer uma função de mero emissor de guias e tributos, e passa a ser um agente com muito mais impacto no negócio, já que conhece os pormenores orçamentários da empresa.

Uma das inovações que todo profissional de contabilidade deve dominar para otimizar seu tempo é a possibilidade de validar documentos online. Esse serviço pode ser obtido no site do Governo federal. 

Diminuição de custos para a empresa

Dentre os principais benefícios e importância da contabilidade na era digital, certamente está a função de diminuir custos para o cliente.

O contador exerce um papel tático muito importante nesse contexto, já que deve apresentar ao cliente, por exemplo, os diferentes enquadramentos possíveis ao seu negócio e indicar qual é mais vantajoso.

Cada enquadramento tem tributações, formas de pagamento distintas e atividades distintas. 

Nesse sentido, o contador será um consultor. Na era digital, há muitas novas atividades e profissões que não faziam parte do escopo da contabilidade há 20 anos, por exemplo. 

Na prática, isso quer dizer que identificar as melhores soluções tributárias conforme a atividade do cliente, o fará reduzir custos operacionais em impostos e outros tipos de obrigações fiscais.

Desafios da contabilidade na era digital

Como você já deve ter percebido, o mercado contábil está altamente saturado, o que leva a uma grande competitividade.

Isso faz com aqueles profissionais que não se atentem às inovações percam lugar para os que dão preferência aos processos mais otimizados, rápidos e mais eficientes.

Ou seja, além de enfrentar a competitividade, os contadores que não dão vez à automação e digitalização dos seus processos operacionais, dificilmente concorrerão à altura dos mais atentos a esse ponto.

Lembramos, ainda, que ao lançar mão de automação na contabilidade, o próprio contador é beneficiado com economia de tempo, requerendo muito menos tempo de trabalho humano, já que a máquina lê, analisa e integra uma série ilimitada de dados de uma forma muito mais rápida e precisa.

Por fim, dentre os desafios para o contador na era digital, não podemos deixar de citar a migração do profissional de uma função essencialmente operacional para ocupar uma função estratégica dentro dos negócios.

Hoje em dia, não é difícil encontrar pessoas que acreditem que a importância da contabilidade, bem como a profissão do contador serão extintas em algumas décadas. Acontece que, o trabalho humano sempre será requerido nesse cenário, já que na profissão, a subjetividade pode, sim, ser necessária, em alguns momentos.

Mas a extinção que temos visto é em relação aos profissionais que trabalham apenas no formato analógico, afinal, sistemas como eSocial, INSS, dentre tantos outros, já funcionam exclusivamente de forma eletrônica. 

Se você é contador ou gestor e deseja implementar um sistema que integre os dados fiscais e tributários do seu negócio, a TRON oferece a solução ideal, com módulos como folha de pagamento, contabilidade gerencial, ponto eletrônico e livro-caixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *