Contabilidade estratégica: tudo o que você PRECISA saber

Você já parou para pensar que o seu escritório contábil pode ser muito mais do que apenas um prestador de…

 | 

Você já parou para pensar que o seu escritório contábil pode ser muito mais do que apenas um prestador de serviços? Atinja essa meta se tornando uma empresa que atua na contabilidade estratégica.

Sabendo que a contabilidade é fundamental no desenvolvimento de uma atividade empresarial, uma vez que registra e analisa informações financeiras e patrimoniais, é preciso ter uma visão mais detalhada do negócio para fazê-lo crescer, portanto, esse crescimento necessita ser desenvolvido e monitorado com novas estratégias, e é nesse contexto que a contabilidade atua estrategicamente como um instrumento que possibilita o aprimoramento da gestão.

Dessa maneira, a contabilidade assume uma postura estratégica, por meio de relatórios que fornecem informações com o objetivo de:  

  • Planejar estratégias táticas e operações futuras;
  • Adequar o uso dos recursos;
  • Medir e avaliar o desempenho;
  • Otimizar o processo de tomada de decisões;
  • Melhorar a comunicação interna e externa.

Pensando nisso, fizemos esse artigo para você que quer começar a introduzir a contabilidade estratégica na sua empresa. Fique comigo e aprenda boas dicas para começar agora mesmo!

Como introduzir a contabilidade estratégica no meu negócio?

A relação entre contabilidade e empresas tem um grande potencial, que vão além das questões legais. Por isso, é necessário fazer uma gestão estratégica para se tornar, além de um contador desejado, ser uma empresa desejada e bem visada no mercado.

Vale ressaltar que não se pode falar em contabilidade estratégica sem citar que é necessário estar atento às tecnologias e as inovações da área, por que só através do entendimento profundo do negócio dos seus clientes, torne-se muito mais profissional, competitivo e estratégico, para introduzir essa gestão, separei 4 formas de uma contabilidade estratégica contribuir para os resultados da sua empresa:

Estratégia de custos

A estratégia de custos tem como finalidade diagnosticar de maneira confiável todas as despesas e classificá-las, estabelecendo metas para que a gestão seja melhorada, sendo assim ela permite um maior controle sobre o que está sendo utilizado para a geração de receitas, diminuindo o desperdício, para que seja possível estabelecer a margem de contribuição a ser gerada pela empresa e a realização de projeções de custos, levando em conta vários fatores, como impostos e imprevistos que acabam aparecendo.

Para uma contabilidade estratégica é preciso fazer o uso das informações disponibilizadas pela estratégia de custos. Portanto, é importante traçar metas que serão transformadas em lucros.

Estratégia de preço

A precificação de vendas já não é mais representada apenas pelo custo de aquisição ou produção no qual se acrescenta um percentual de lucro desejado, por isso, a correta estratégia de preço não está sob a total autonomia dos gestores e empreendedores, dessa forma diante do atual cenário, são as variações do mercado que ditam o preço, restando às empresas adequarem.

O consumidor também passa a ser mais influenciado em sua escolha por um conjunto de forças, o que faz com que uma boa estratégia de preços faz a sua empresa se diferenciar no concorrente, dessa forma, definir a estratégia correta para seu posicionamento de preços é fundamental para um negócio bem-sucedido e para o sucesso na contabilidade estratégica.

Estratégia de pessoal

Não poderíamos falar em contabilidade estratégica sem citar a gestão estratégica de pessoas.

Sabendo que ser um bom líder não é algo fácil, é necessário ter uma boa gestão para que todas as metas sejam batidas. De forma que tenha participação dos colaboradores.

Uma boa estratégia pessoal permite realizar várias atividades que poderão se transformar em benefícios para a empresa, como:

  • A retenção de talentos;
  • Plano de carreiras e promoções;
  • Aproximação entre o gestor e o colaborador;
  • Melhora na comunicação interna.

Uma boa contabilidade estratégica sempre começa na mudança interna, lembre-se disso!

Estratégia de investimento

Realizar investimentos é um fator indispensável para toda empresa em crescimento. Por isso, é fundamental um planejamento estratégico nesse quesito, para isso, ela é feita com base na real situação econômico-financeira da empresa a tomada de decisão é feita de maneira segura, por meio de informações confiáveis e direcionadas para os objetivos da organização.

Quando falamos em investimentos, não se reduz a apenas investimentos em recursos para dentro da empresa, mas sim recursos para melhorar a sua gestão e melhorar a experiência que o cliente tem com a sua empresa, podemos definir que um bom investimento para introduzir a contabilidade estratégica na sua empresa é a de investir em cursos para o aprimoramento dos conhecimentos, muitos são gratuitos e com uma grande possibilidade de aprendizagem e aprendizado.

Agora que você já sabe como introduzir a contabilidade estratégica na sua empresa. Com pequenas práticas, sendo aplicadas diariamente, sua empresa irá crescer gradualmente.

Nos conte nos comentários qual está sendo a sua maior dificuldade na gestão para que possamos te ajudar. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *