Não é de hoje que as mulheres na contabilidade desempenham um papel essencial para a evolução da área. Embora seja vista como um campo tradicionalmente dominado por homens, hoje, as mulheres contadoras não estão apenas presentes em grande número, como também estão assumindo papéis de liderança e influência.
Apesar disso, ainda há muito a ser discutido sobre a importância da presença feminina e os desafios e barreiras que precisam ser superados pelas mulheres para a ocupação de cargos de liderança.
Sendo assim, muito além da equidade de gênero, é preciso considerar como a participação feminina influencia positivamente a inovação, a gestão estratégica e a evolução da profissão. Veja mais a seguir:
A importância da participação e liderança das mulheres na contabilidade
Historicamente, o predomínio de profissionais na contabilidade era masculino. A partir do século XX, porém, as mulheres começaram a ingressar na área, impulsionadas por mudanças sociais e políticas que promoviam a igualdade de gênero.
Eny Pimenta de Moraes foi a primeira mulher a obter o registro profissional como contadora no Brasil – sendo este um marco histórico na profissão, ocorrido em 10 de junho de 1947.
Atualmente, as mulheres têm trazido novas perspectivas e abordagens para a profissão, promovendo o enriquecimento da prática contábil com a diversidade de pensamento e experiência feminina.
De acordo com dados do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), entre as organizações paulistas que estão ativas, 40% são integradas por sócias ou responsáveis técnicas do sexo feminino. Além disso, o CRCSP relata que desde 2021 o registro na categoria tem sido maior do que homens.
As mulheres na contabilidade têm liderado a adoção de novas tecnologias e processos digitais, sendo responsáveis por implementar soluções inovadoras em escritórios contábeis. Desse modo, empresas com maior diversidade de gênero em cargos de liderança tendem a ter maior inovação e, por consequência, maior produtividade e melhor desempenho financeiro.
Isso ocorre porque as líderes mulheres trazem habilidades e competências que complementam e enriquecem as dos homens, incluindo empatia na gestão de pessoas, maior resiliência e capacidade de adaptação, entre outros. Desse modo, criam um ambiente de trabalho mais equilibrado e produtivo.
Desafios das mulheres na contabilidade
Apesar dos avanços, não há como fechar os olhos para os desafios que ainda existem para as mulheres na contabilidade. A desigualdade salarial continua sendo uma realidade, com mulheres ganhando menos do que seus colegas homens para funções equivalentes.
A falta de referências femininas em cargos de liderança também é um obstáculo para muitas profissionais. Essa representatividade é essencial, uma vez que influencia diretamente as aspirações de futuras gerações de contadoras. Afinal, quando mulheres ocupam cargos de direção em empresas contábeis ou instituições do setor, elas abrem caminho para que outras possam visualizar e conquistar esse espaço.
Além desses desafios, a sobrecarga de funções também impacta o crescimento das mulheres na contabilidade. Muitas contadoras enfrentam a chamada “dupla jornada”, equilibrando responsabilidades familiares e uma carreira exigente. Sem políticas corporativas que permitam maior flexibilidade e suporte, essa realidade pode dificultar ainda mais a ascensão feminina.
Como as empresas contábeis podem apoiar as mulheres contadoras?
As empresas contábeis têm um papel essencial para ultrapassar as barreiras existentes e incentivar a participação e a liderança feminina. Isso inclui, por exemplo:
- Fomentar uma cultura organizacional inclusiva.
- Investir em programas de mentoria e treinamentos de liderança voltados para mulheres contadoras;
- Políticas de flexibilidade de horário para melhor conciliação entre vida profissional e pessoal;
- Processos seletivos e promoções baseados em competências e resultados, de modo a evitar a reprodução de vieses de gênero (até mesmo o viés inconsciente, em que mesmo nos espaços considerados igualitários as mulheres precisam provar sua capacidade para conquistar credibilidade e reconhecimento).
Além disso, vale destacar que criar redes de apoio e incluir benefícios voltados à maternidade, como licença estendida e auxílio-creche, também demonstram um compromisso real com a valorização das profissionais.

O protagonismo feminino na contabilidade é sinônimo de inovação e sucesso
Por fim, podemos concluir que o avanço da digitalização e da automação contábil tornou a necessidade de habilidades interpessoais e analíticas ainda maior. As mulheres, por sua vez, já demonstram alto desempenho nesses quesitos e têm se destacado na implementação de soluções estratégicas para o setor.
Sendo assim, as empresas compreendem essa realidade e promovem a equidade de gênero em seus escritórios contábeis estarão à frente da concorrência. Criar ambientes mais inclusivos, onde mulheres possam crescer sem barreiras estruturais, não é apenas uma questão de igualdade social, como também é uma decisão estratégica.
Agora é hora de transformar essas iniciativas em realidade concreta na sua empresa contábil, não apenas em campanhas no mês de março, mas no cotidiano, marcando o exercício das atividades das colaboradoras femininas.
Compartilhe este artigo com uma mulher contadora que você admira! E se você quer ficar por dentro das principais atualizações da área contábil, acesse nosso blog e redes sociais.