Sistema contábil TGC

Alta performance: TGC recebe mais de 300 atualizações em 2022

A equipe de Tecnologia da Tron trabalha a todo vapor para oferecer o melhor em otimização, simplificação e facilidade no dia…

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A equipe de Tecnologia da Tron trabalha a todo vapor para oferecer o melhor em otimização, simplificação e facilidade no dia a dia dos seus mais de 5 mil clientes dos segmentos contábil e empresarial, que utilizam o sistema contábil TGC.

Desde janeiro de 2022 até o momento, foram liberadas mais de 300 atualizações, que já estão disponíveis para acesso no sistema contábil da Tron, o TGC. Entre as novidades estão novos recursos, melhorias de usabilidade e performance, ajustes e atendimento à sugestões feitas por clientes.

Um dos grandes destaques fica por conta da Geração do eSocial Multiempresas. Disponível no TGC, especificamente no sistema Folha de Pagamento, a Geração do eSocial Multiempresas conta com o recursos para geração de eventos do eSocial para dezenas de empresas ao mesmo tempo!

Confira abaixo 27 novidades que destacamos para você:

1) Geração do eSocial Multiempresas!
Fechamento simultâneo da folha de múltiplas empresas.

Nós criamos uma nova opção no sistema para Geração do eSocial, eventos de fechamento da folha (periódicos), para mais de uma empresa ao mesmo tempo. 

Ou seja, a partir de agora, após o cálculo da folha de pagamento, será possível selecionar várias empresas para o envio dos eventos, gerando mais praticidade e produtividade.

Onde utilizar: eSocial / Gerar Eventos (Multiempresas).

2) Geração de eventos no sistema 64 bits: mais performance!

Essa é uma atualização que melhora o ambiente de geração de eventos, proporcionando melhor desempenho e aproveitamento dos recursos computacionais.

O principal objetivo é melhorar a experiência do usuário, por isso, ajustamos a opção para trabalho na arquitetura 64 bits, disponibilizando aumento significativo de performance.

Onde utilizar: Menu eSocial / Gerar eSocial.

3) Nova funcionalidade de controle de acesso

Adicionamos o controle de acesso para a opção Afastamento/Lançamento de Advertências e Suspensões, para que o Administrador possa ter o controle de quem acessa essas opções.

Onde utilizar: Configurações do Sistema / Controle de Acesso / Configurar permissões de acesso.

4) Inclusão do campo de “Matrícula eSocial”, na Ficha do Empregado
Uma opção que foi adicionada ao relatório Ficha do Empregado para facilitar a comunicação do contador com clínicas, e que está relacionada ao cumprimento das obrigações de SST.

Onde utilizar: “Relatórios / Cadastrais / Ficha de Empregados”.

5) Nova integração com ERP hospitalar Wareline

Nova opção do sistema para exportação de dados da folha, para integração com o sistema de gestão hospitalar Wareline.

Onde utilizar: Menu “Integrações / Exportação para sistema Wareline”.

6) Nova coluna no grid da tabela de rubricas

S-1010 – Função adicionada à coluna com o código do evento no eSocial (Código eSocial) na grid de registros, para melhor gerenciamento das informações dos eventos enviados para o eSocial.

Onde utilizar: Menu eSocial / Gerar eSocial.

7) Atualização do eSocial para órgãos públicos

Agora adequado à geração do evento S-2231 – Cessão Exercício, com o objetivo de atender a legislação vigente para órgãos públicos.

Onde utilizar: Menu eSocial / Gerar eSocial.

8) Registro de controle de benefícios

Nova opção para registro de controle de benefícios (entes públicos) em atendimento da legislação vigente aos órgãos públicos.

Onde utilizar: Menu eSocial / Outros.

9) Novo campo para filtragem de férias

Criado o campo “Excluir períodos aquisitivos sem direito a férias” para melhor filtragem das informações listadas durante a análise. Assim, quando o usuário marcar este campo, apenas aparecerão os empregados que têm direito a férias.

Onde utilizar: menu “Férias / Férias Aquisição/Gozo”.


10) Plano de contas: novo filtro para contas inativas

Na pesquisa do plano de contas, foi criado um recurso para não exibir as contas inativas na tela de pesquisa. Assim, caso habilitado, em todos os locais onde se pode pesquisar uma conta, as inativas não aparecerão.

Onde utilizar: Menu “Cadastros / Outros / Configuração Contábil”, marcar o campo “Não exibe conta inativa na tela de pesquisa”.

11) Consulta de saldos: mais performance!

Reestruturamos a funcionalidade para aumentar a velocidade do sistema durante a consulta do saldo das contas.

Onde utilizar: Menu “Movimentação / Consultar Saldos”.

12) SPED ECF: melhorias para o sistema em 64 bits!

A geração do registro Q100 foi refatorada para disponibilizar aumento significativo de performance aproveitando os recursos de computadores 64 bits.

Onde utilizar: Menu “Geração de Informações Oficiais / SPED ECF / Presumido”, em uma máquina 64 bits.

13) SPED ECF: mais praticidade em novas versões!

No caso de uma atualização da versão do SPED ECF, caso não haja alteração de layout, será possível informar o número da nova versão e gerar um arquivo sem depender de um novo instalador do módulo Contábil do TGC.

Como utilizar: alteração do código de versão (COD_VER campo 3 registro 0000) do layout 8. Adicionado em Dados Iniciais > Parametrização – Registro 0000 o item 0008.

Onde utilizar: Menu Geração de Informações Oficiais / SPED ECF / SPED ECF Arquivo Magnético.

14) Relatórios DLPA/DFC: novo recurso!

Atendendo às sugestões de clientes, foi criado o campo “Imprimir o Saldo do Período Anterior”, quando a data inicial e final informada seja do ano inteiro.

Onde utilizar: Menu Relatórios Gerenciais / DLPA / DFC.

15) SPED Contábil

Na geração do arquivo SPED Contábil não é mais obrigatório informar o campo Data Arq. Atos Constitutivos para preenchimento do campo 9 do registro I30 do arquivo.

Agora, será considerado o campo Data Reg. na Junta do Cadastro de Empresas.

Onde utilizar: Menu Geração de Informações Oficiais / SPED Contábil.


16) Auditoria: nova coluna!

Para oferecer mais segurança e praticidade durante a conferência de impostos, foi acrescentada a coluna Incidência do código fiscal na auditoria de NF de entrada e saída.

Onde utilizar: Auditoria / NF Entrada / NF Saída.

17) Inclusão de contabilização: novo filtro por CFOP

Foi criada a opção de filtrar por CFOP durante a inclusão dos lançamentos para contabilização para o livro caixa.

Agora, o CFOP também será demonstrado no grid.

Onde utilizar: Integração / Manutenção de códigos contábeis / Inclusão de contabilização – Livro Caixa.

18) Nova preferência do sistema: cadastro de produto na empresa

Na aba Empresa, foi criado o campo Quando o produto a ser importado não estiver cadastrado, com as opções Cadastrar Novo Automaticamente e Utilizar tabela de relacionamento.

Isto vai interferir nas opções utilizadas para realizar importação no sistema, quanto ao cadastro, e garantir a integridade do cadastro de novos produtos.

Ou seja, independente da fonte de importação do cadastro de produto, o sistema garante o cadastro sem duplicidade (não cria um novo produto quando o mesmo já estiver cadastrado).

Onde utilizar: Menu Configurações do Sistema / Preferências.

19) Importação de documentos fiscais: novo recurso

Para garantir a integridade do cadastro de produtos no momento de novos documentos fiscais, criamos dois novos parâmetros em Configurações do Sistema / Preferências, sendo:

a) Quando o produto a ser importado não estiver cadastrado e estiver parametrizado com a opção.
b) Utilizar tabela de relacionamento.

No final da importação será aberta uma tela que vai demonstrar todos os produtos constantes no(s) arquivo(s) que não existem no sistema, para que você possa definir se ele será cadastrado ou relacionado a um outro existente.

Onde utilizar: Nota Fiscal Eletrônica NFe / NFCe; Importação de Inventário, Integração / SPED Fiscal; EFD – Contribuições; Tron Box / Importação de documentos fiscais.

20) Novo recurso de parametrização NCM

Criamos duas novas funcionalidades que permitem a exclusão coletiva e também a atualização da parametrização NCM, facilitando a manutenção do cadastro.

Com a função de atualização, após selecionar o que deseja pelo filtro, o sistema atualizará o cadastro de todos os produtos que possuem o NCM para a sua parametrização.

Onde utilizar: Menu Cadastros / Mercadorias / Classificação Fiscal (menu F10).

21) Exclusão coletiva dos Registros F100

Criamos no menu F10 a opção para realizar a exclusão coletiva dos registros, garantindo melhoria de usabilidade e praticidade da Escrita Fiscal.

Onde utilizar: Movimentação / SPED PIS/COFINS / Outras Operações – Registro F100.

22) Nova funcionalidade para gerar título à receber de NFS-e de saída

A opção Gerar Título a Receber – Nota Fiscal de Serviço de Saída passa a estar sempre visível, independente do enquadramento da empresa.

Onde utilizar: Contas a Pagar/Receber / Receber.


23) Novo botão para inativar empregados desligados

Para os clientes do módulo Medicina do Trabalho que não utilizam a Folha de Pagamento em conjunto, criamos o botão de cadeado para que seja possível inativar o registro do empregado no caso de desligamento, visando assim facilitar a gestão dos empregados ativos na empresa.

Onde utilizar: Cadastros / Empregados.

24) Nova funcionalidade de cadastro de tomadores de obras e serviços

Essa nova funcionalidade serve para cadastramento de tomadores de obras e serviços (dados cadastrais) para atendimento ao eSocial.

Onde utilizar: Cadastros / Tomadores de Serviço/Obra.

25) Novas importações disponíveis: XML do S-2240

Uma nova opção do sistema, com a finalidade de realizar a importação do arquivo XML S-2240 do eSocial oriundos de outros softwares ERP, para facilitar a integração das informações entre o escritório contábil e as clínicas de saúde e segurança e o cumprimento da obrigação pelo contador.

Onde utilizar: Menu Movimentos / Importação S-2240 XML.

26) Nova funcionalidade para transferência de empregados

Foi adicionado um novo menu com as opções para realizar transferências de empresas, departamentos, seção, cargos, tomador ou lotação tributária, bem como o cancelamento de transferências.

Onde utilizar: Menu Movimentos / Transferências.

27) Nova funcionalidade de lançamento ou exclusão coletiva de riscos ambientais por cargo

Foi criada uma opção do menu F10, a função de lançamento de riscos ambientais por cargo, com o objetivo de facilitar a rotina para os usuários realizarem o lançamento ou exclusão de riscos de forma coletiva.

Onde utilizar: Menu Movimentos / Riscos Ambientais (menu F10).

Já deu para perceber que tem muita coisa boa acontecendo e, garantimos, mais novidades serão anunciadas em Maio!

E para você saber mais detalhes e aprender a usar as novidades, acesse a base de conhecimento Tron!

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