Aumentar resultados da equipe: crie uma equipe de alta performance

Nos escritórios de contabilidade, cada membro da equipe é uma peça fundamental para o desenvolvimento dos processos, certo? Por isso,…

 | 

Nos escritórios de contabilidade, cada membro da equipe é uma peça fundamental para o desenvolvimento dos processos, certo? Por isso, se faz necessário pensar em estratégias para aumentar resultados da equipe.

Como muitas atividades são feitas em hierarquia de ajuda, e a presença de um único funcionário desmotivado pode comprometer a produtividade de um processo.

Pensando nisso, gestores do ramo têm buscado formas de agregar diferenciais na estrutura e no gerenciamento. Recuperando o ritmo com eficiência.

Essa necessidade tem se tornado cada vez mais presente, pois o diferencial competitivo hoje para as empresas está mais ligado a como o trabalho é entregue, do que o que é entregue de verdade.

Como aumentar os resultados da equipe e aumentar a performance?

Essa é uma pergunta frequente entre os gestores de equipes de contabilidade, por isso, listei algumas dicas de ouro para que você aumente os resultados e, consequentemente, a performance dos seus colaboradores.

Diferencie as conquistas individuais e as coletivas  

O espírito coletivo é uma das características mais importantes em uma empresa contábil. Quando uma equipe aprende a trabalhar em conjunto muitos resultados positivos começam a surgir e isso é extremamente benéfico.

Mas se aumentar os resultados da equipe é o seu foco, saiba que: mesmo nos esforços coletivos, alguns colaboradores tomam iniciativas, propõe soluções e buscam alternativas para todo o grupo. Por isso estas pessoas precisam ser reconhecidas de forma individual.

Esse reconhecimento faz com que o seu colaborador queira, cada vez mais, superar os seus desafios. Fazendo com que os outros colegas de trabalho queiram seguir o mesmo caminho.

Obs: Esse tipo de reconhecimento é sempre esperado dos seus colaboradores para com o líder da equipe.

A forma como esse reconhecimento acontece fica a critério de cada empresa, de acordo com o que acha correto, mas há alguns programas de incentivo empresariais que podem ser interessantes, fique de olho!

Retenha esses talentos

Para que você entenda como reter talentos é uma tarefa importante quando se fala em aumentar resultados da equipe, uma pesquisa sobre os jovens profissionais revelou que, pelo menos, 66% dos entrevistados esperam ter deixados o emprego atual até 2020.

Isso pode acontecer porque esses profissionais normalmente estão em busca de aprendizado e de diversas experiências que propiciam crescimento profissional, para que eles se tornem contadores desejados.

A sua empresa oferece isso aos seus colaboradores?

Essa deve ser uma tarefa contínua para que você não perca aquele colaborador que se destaca entre os demais. Veja algumas dicas para realizar essa ação:

  • Estabelecer um plano de carreira;
  • Prezar por um bom clima organizacional;
  • Manter uma comunicação clara e com feedbacks contínuos;
  • Prestar atenção e conhecer seus colaboradores.

Automatize algumas tarefas

Fique calmo, isso não quer dizer que os seus colaboradores devem deixar trabalhos de lado, apenas precisam deixar de fazer alguns processos totalmente operacionais.

Quando precisam executar muitas atividades em um mesmo dia, as equipes dificilmente conseguem dar o máximo de si. O resultado são processos mal finalizados e pouco produtivos.

O que isso quer dizer? Simplesmente que a automatização das tarefas contábeis precisam ser realizadas, para que os seus colaboradores tenham mais tempo para as tarefas que realmente importam dentro de um escritório.

Deixe que o processo operacional seja automatizado, e foque em funções mais estratégicas.

Assuma um papel estratégico

A responsabilidade de um gestor, portanto, tem ido além de fazer a empresa cumprir a legislação trabalhista.

O gestor passa a ter a responsabilidade de  detectar talentos, fazer um remanejamento interno, gerenciar conflitos, aplicar treinamentos de modo assertivo e buscar o máximo da performance de seus colaboradores.

Para que o profissional da área possa assumir o papel de agente de mudanças, é preciso que se tenha foco no resultado, para assim auxiliar a empresa no alcance das metas.

Ou seja, a mudança deve começar de você, para que, assim, possa cobrar dos colaboradores e da equipe resultados.

Lembre-se:  Escolha sempre ser estratégico.

Deu para perceber que objetivos como aumentar a produtividade das equipe contábil não são impossíveis de serem alcançados, não é mesmo? É preciso comprometimento de toda a empresa, engaje os seus colaboradores nessa prática e sucesso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *