CNAE no CNPJ

Descubra como incluir CNAE no CNPJ

Como incluir CNAE no CNPJ? É necessário conhecer alguns pontos principais sobre enquadramentos fiscais e os CNAES que são permitidos…

 | 

Como incluir CNAE no CNPJ? É necessário conhecer alguns pontos principais sobre enquadramentos fiscais e os CNAES que são permitidos para cada um deles.

O que é CNAE?

A primeira versão do CNAE foi desenvolvida em 1998. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas) relaciona os produtos/serviços para um estabelecimento produtivo (matriz ou filial).

Então, o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) deve sempre ser referente ao exercício oferecido no estabelecimento.

Caso haja discrepância de serviço e produto com CNAE, o seu cliente poderá negar a nota fiscal. Ou seja, quando o CNAE não corresponde às suas atividades comerciais.

Como encontrar os códigos CNAE

Os códigos aceitos pela Receita Federal seguem a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, que prevê todas as atividades que podem ser exercidas sob CNPJ (Pessoa Jurídica).

Vale lembrar que o Governo Federal vêm, historicamente, construindo formas de regularizar negócios informais.

Então, se você tem dúvidas se um prestador de serviços pode abrir empresa, basta verificar se a sua atividade está permitida para o enquadramento MEI (microempresários).

CONCLA

A Comissão Nacional de Classificação elaborou uma página específica para consulta de CNAE, de acordo com a classificação do CNAE.

Você pode, ainda, fazer a consulta do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas

Classificações do CNAE

Então, como descobrir a classificação do CNAE de acordo com os enquadramentos?

No portal do IBGE, na página do CONCLA, você encontra as classificações do CNAE por tema.

Todas as classificações vigentes nesta tabela são relativas ao CNAE e orientam a utilização dos códigos de forma específica e direta.

As classificações disponíveis são

  1. Atividades Econômicas;
  2. Produtos;
  3. Natureza Jurídica;
  4. Ocupação;
  5. Posição na Ocupação;
  6. Educação; Saúde;
  7. Meio Ambiente;
  8. Códigos de Áreas;
  9. Uso do tempo.

Então, é muito importante que o seu negócio esteja bem definido, não só em relação às atividades que estão previstas no planejamento do negócio.

Mas, principalmente, em relação às atividade que você exerce, depois que o seu negócio já foi aberto.

Por isso, muitas vezes, é necessário fazer a inclusão ou alteração dos CNAES da empresa.

Subclassificações

Existem também as subclassificações para entender como incluir cnae no cnpj da forma correta.

Elas são tão importantes quanto as classificações. Portanto, quando for registrar ou alterar um ou mais CNAEs na empresa, sempre verifique se os produtos/serviços estão de acordo também nas subclassificações.

Você pode acessar todas as subclassificações no portal CONCLA, navegando pelos temas que têm mais adequação ao seu modelo de negócio.

Como incluir CNAE no CNPJ

Se você já fez a consulta e descobriu qual é o CNAE ideal a ser incluído ou alterado, é hora de registrar ou alterar o CNAE na sua empresa.

como incluir cane no cnpj

Navegando em estruturas, no CONCLA, você consegue ver a Denominação de todas as atividades por ordem alfabética.

Portanto, não se esqueça de registrar todos os CNAE’s possíveis para o seu negócio.

Afinal, a empresa poderá negar a prestação de serviço se o CNAE estiver errado. Isso acontece porque, além da empresa precisar do CNAE correto, existem empresas que só podem emitir e receber notas fiscais dos CANE relacionados.

O exemplo acima é muito comum em órgãos governamentais ou organizações mistas. Porque precisam controlar e declarar, de forma transparente, os produtos e serviços que adquirem.

Automação Contábil

A automação contábil é essencial para que você otimize sua rotina contábil, reduza custos com operações repetitivas e, ainda, aumente o seu lucro com a possibilidade de atender várias outras empresas ao mesmo tempo.

projeto sped

Conheça as melhores soluções para a empresa que você atende, com todo o apoio necessário nos momentos mais delicados, que são as entregas contábeis.

Fale agora mesmo com um dos nossos Consultores e automatize já a sua rotina contábil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *