DCTFWeb

DCTFWeb: Tudo o que você precisa saber

Afinal, o que você precisa saber sobre a DCTFWeb? Mais importante do que se atentar à data, é necessário identificar…

 | 

Afinal, o que você precisa saber sobre a DCTFWeb? Mais importante do que se atentar à data, é necessário identificar quais os tributos e contribuições devem ser enviadas, mensalmente.

Obrigações previdenciárias que devem estar finalizadas no momento da DCTFWeb

Realize todas as etapas do eSocial. Se você ainda possui alguma pendência relacionada ao eSocial, leia mais sobre tudo o que você precisa para a fase 3 do 3º grupo, que começa a utilizar a DCTFWeb agora, em 2021. As empresas dos demais grupos já estavam obrigados à obrigação em anos anteriores.,

Em suma, você precisa verificar todas as obrigações necessárias que ainda não foram feitas. Você pode verificar todas elas, clicando aqui. E fazer o Fechamento da Folha do eSocial clicando aqui.

Entenda a DCTFWeb

Após envio de todos os eventos do eSocial citados e/ou da EFD – Reinf, no portal eCAC, a DCTFWeb recebe e faz uma apuração das informações enviadas. A solicitação ficará “em andamento”.

Através do Portal é possível conferir as informações apuradas pelo sistema e verificar se precisam ser feitos ajustes. Portanto ela efetua a vinculação de créditos aos débitos, calculando os tributos de todas as empresas enviadas.

O contribuinte tem até o dia 15 do mês seguinte para editar as informações enviadas pelo eSocial, através da DCTFWeb. Então, este é momento de conferir os dados que você enviou e o retorno da Receita Federal, em relação à conferência dos mesmos.

Para tanto, é possível escolher a declaração, ou seja, a empresa que você deseja, e editar as informações que você enviou, relativas aos eventos do eSocial.

Geração da DARF

Após esta edição, a DCTFWeb fará uma nova apuração e, quando todos os eventos estiverem devidamente preenchidos, você precisa transmistir a DCTFWeb, até dia 20 do mês seguinte, para que possam ser geradas as DARF‘s, (Documento de Arrecadação das Receitas Fiscais).

Este documento é a guia de pagamento dos impostos relacionados ao pagamento e tributos federais previdenciários.

Além da retificação das informações, a DCTFWeb permite consultas e geração de relatórios. Quando as informações das duas escriturações se referirem ao mesmo período de apuração, o sistema gera uma só declaração de DCTFWeb, consolidando os dados enviados, os dados editados e a auditoria realizada pela Receita Federal.

Automatize sua contabilidade e minimize riscos relacionados às obrigações fiscais

Automatizando a contabilidade do seu escritório, você saberá de todos os prazos para envio e conseguirá escriturar as principais obrigações fiscais, em todos os enquadramentos dos seus clientes.

Afinal, entender quais são e quando enviar as escriturações dos seus clientes, é essencial ao seu negócio.

Por isso, automatizar pode ser o principal recurso para que você elimine os riscos de preenchimentos indevidos, diminua o retrabalho da sua equipe e, ainda, possa dedicar o tempo do seu time a atividades mais estratégicas, no lugar de mais operacionais.

Pode ser muito difícil, ainda, pedir os documentos às empresas com antecedência. E sabemos que isso pode demorar, quando muitas empresas deixam para te enviar os dados contábeis em cima da hora.

Se você deseja minimizar os problemas gerados por envios em cima da hora e controlar todos os documentos que já foram enviados e que ainda devem ser entregues, o Tron Smart é a solução ideal para a gestão das escriturações fiscais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *