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O que é eNPS

Você sabe o que é eNPS? Essa pesquisa, a partir de pontuação, permite avaliar a satisfação dos funcionários. Clique e saiba como calcular!

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Você sabe o que é eNPS ou já ouviu falar a respeito?

eNPS é a abreviatura de Employee Net Promoter Score. É um método para medir a disposição dos funcionários em recomendar seu local de trabalho para amigos e conhecidos.

Ou seja, o eNPS é a contraparte interna do popular método NPS, que  é a abreviatura de Net Promoter Score.

A NPS é um método para medir a lealdade do cliente, originalmente desenvolvido por Fred Reichheld, Bain & Co e Satmetrix durante a década de 1990.

Baseia-se na questão objetiva: “Você recomendaria nossa empresa para um colega ou amigo?”

Desse modo, o Employee Net Promoter Score (direcionado ao funcionário) é construído da mesma maneira, usando a pergunta: 

“Qual a probabilidade de você recomendar seu empregador para um amigo ou conhecido?”.

Quer saber mais a respeito e entender como o eNPS pode ser aplicado em um escritório contábil? Continue lendo e tire as suas dúvidas!

Afinal, o que é eNPS?

Como mencionado, Employer Net Promoter Score, ou eNPS, é um sistema de pontuação projetado para ajudar os empregadores a medir a satisfação em relação à empresa.

Como o NPS, o sistema Employee Net Promoter Score (eNPS) consiste em uma pesquisa de duas perguntas.

A primeira pergunta pede aos funcionários que classifiquem, em uma escala de zero a dez, a probabilidade de eles recomendarem a organização como local de trabalho.

A segunda é uma pergunta aberta: por que eles escolheram a classificação que fizeram.

O sistema gera uma pontuação usando as respostas para a primeira pergunta, primeiro classificando as classificações em três categorias:

  • Promotores, com classificações de nove ou dez,
  • Passivos ou neutros, com classificações de sete ou oito, e
  • Detratores, com classificações de seis ou menos.

Os promotores são aqueles funcionários que estão altamente satisfeitos e propensos a recomendar sua organização como um lugar para trabalhar.

Passivos são funcionários satisfeitos o suficiente para estarem contentes, mas podem não estar totalmente engajados.

Já os detratores são aqueles que provavelmente não recomendam sua organização, o que pode indicar algum nível de insatisfação dos funcionários.

A porcentagem de detratores é então subtraída da porcentagem de promotores, e o número final representa a Pontuação do Promotor Líquido.

Desse modo, as pontuações do eNPS podem variar de +100 (quando todas as respostas são promotoras) a -100 (quando todas as respostas são detratoras).

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Por que utilizar pesquisa eNPS na minha empresa?

Uma pesquisa eNPS eficaz ajuda a gestão a tomar medidas para garantir o anonimato do funcionário.

Desse modo, ele tende a fornecer um feedback mais honesto.

Com base nisso, é possível usar estratégias para melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Isso porque as organizações podem usar os resultados para entender como seus funcionários se sentem e o que pode estar prejudicando a experiência dos funcionários.

O rastreamento de palavras-chave (como salário, equilíbrio trabalho e vida pessoal ou liderança) que os promotores e detratores usam pode ajudar a identificar áreas de melhoria, seja em um departamento específico ou na organização como um todo.

Desse modo, uma organização inteligente pesquisará funcionários com eNPS regularmente.

Isso pode ser feito mensal, trimestral, anualmente ou em outra frequência.

Contudo, o objetivo deve ser sempre manter-se atualizado e acompanhar as tendências ao longo do tempo.

Como funciona o eNPS? Como faço para calcular? ‍

Como você deve ter percebido, o eNPS é a diferença entre seus funcionários mais felizes e os menos felizes.

De modo geral, a fórmula de cálculo do eNPS tem a seguinte fórmula:

% de promotores – % de detratores = Net Promoter Score

Subtraia a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores para obter seu eNPS.

Digamos que sua empresa tenha 30 funcionários. 10 deles são promotores, 10 são passivos e 10 são detratores.

Dessa forma, para obter o percentual, tire os passivos e então você terá 10 promotores e 10 detratores, ou 33% promotores e 33% detratores.

As pontuações passivas não são consideradas, mas o número de funcionários deve refletir o número real de pessoas que trabalham em sua organização — passivos, promotores e detratores.

Agora subtraia a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores e você fica com 0% — isso significa que seu eNPS é 0.

Em um exemplo mais complexo, sua empresa tem 114 funcionários e sua pesquisa eNPS mais recente mostra 24 promotores, 56 passivos e 34 detratores.

‍Ao ignorar os funcionários passivos, você tem 24 promotores (21%) e 34 detratores (30%). Como 21% menos 30% é igual a -9%, o resultado do eNPS seria -9.

Benefícios do eNPS‍

Aderir a uma política de eNPS na sua empresa é algo simples, mas com muitos benefícios, tais como:

Descobrir o seu eNPS é simples

O benefício número um do eNPS é o fato de ele ser algo fácil e simples.

Provavelmente você dificilmente poderia encontrar uma maneira menos demorada de verificar a satisfação de seus funcionários!

Os gerentes não precisam passar horas pensando nas perguntas certas da pesquisa, e os funcionários só precisam escolher a pontuação.‍

eNPS tende a ter uma taxa de participação maior do que as pesquisas‍

Nós estamos familiarizados com pesquisas. São demoradas, complexas e acabam tomando muito tempo.

Com o eNPS, os funcionários só precisam responder a duas perguntas simples, o que não irá prejudicar seu fluxo de trabalho ou interromper suas atividades.

Métrica fácil de mensurar

A simplicidade do eNPS resulta em um único número. Por esse motivo, é uma métrica super fácil de se trabalhar.

Como empregador, você pode acompanhar o andamento do seu eNPS — como por exemplo, monitorar as respostas (anônimas) dos funcionários durante um período de mudança.

Usar uma variável deixa pouco espaço para confusão ou erro. ‍

Fato é que muitos interessados ​​já conhecem o conceito de NPS, tornando ainda mais fácil introduzir o eNPS

‍Ao contrário dos incentivos mais complexos, o eNPS requer apenas uma breve introdução.

Pesquisa econômica

O eNPS é uma maneira financeiramente segura de verificar os níveis de satisfação de sua força de trabalho.

Visto que leva apenas um e-mail (e, algumas vezes, mais alguns lembretes), você pode medir o eNPS com poucos compromissos de tempo e orçamento.

Combinadas, essas vantagens dão a você a liberdade de verificar a satisfação dos funcionários com mais regularidade, fornecendo dados sobre a capacidade de retenção de talentos na sua empresa, por exemplo!

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