marketing contábil digital

Marketing Contábil Digital: Como iniciar nessa área

O marketing contábil digital pode ampliar sua presença online, escalar seu negócio e aumentar seu faturamento. Mas, como adaptar esse…

 | 

O marketing contábil digital pode ampliar sua presença online, escalar seu negócio e aumentar seu faturamento. Mas, como adaptar esse modelo de divulgação ao escritório contábil e, simultaneamente, manter os antigos clientes?

Em suma, o objetivo do marketing digital contábil é construir uma audiência qualificada e segmentada. 

Todavia, essa tarefa não é tão simples quanto parece. Afinal, o trabalho de pesquisa e, principalmente, a escolha dos canais a serem utilizados deve ser estrategicamente definido para que a divulgação do seu escritório contábil tenha resultado.

Pensando nisso, confira agora as principais dicas para investir no marketing digital contábil corretamente.

O que é o marketing digital contábil?

Atualmente, o marketing digital contábil é a principal fonte de captação de clientes de um escritório contábil. 

Além disso, é uma excelente maneira de atrair empresas que buscam resolver problemas tradicionais através do uso de tecnologia, seja por meio da contabilidade digital ou uso de software contábil.

Através do marketing digital contábil, é possível automatizar a filtragem dos melhores consumidores e, consequentemente, selecionar aqueles que trarão maior retorno à empresa.

Como resultado, a equipe de vendas gastam menos tempo ao negociar com leads qualificados, oposto ao antigo método de prospecção em que as vendas eram realizadas via telefone, networking ou presença em eventos. 

As estratégias do marketing digital contábil não são muito diferentes do marketing digital empregado em outros segmentos. Afinal, o propósito do marketing digital contábil é divulgar e comercializar seus produtos/serviços através da comunicação digital. 

Como veremos a seguir, alguns elementos são necessários para executar uma boa estratégia de marketing. Porém, de nada vale utilizar as ferramentas corretas se o seu planejamento for ruim.

Por isso, invista em boas técnicas de marketing digital e alavanque os resultados do seu trabalho. 

Quais benefícios o marketing digital contábil pode trazer aos contadores?

O principal benefício que o marketing digital contábil pode trazer a sua empresa é aumentar as vendas e, simultaneamente, seu lucro. Afinal, esse é o maior objetivo das empresas que trabalham sob a lógica capitalista. 

Porém, devemos lembrar que, com técnicas básicas de divulgação, qualquer negócio consegue vender. 

Portanto, a otimização do relacionamento com os seus clientes passa a ser um benefício tão importante quanto realizar novas vendas, já que o bom relacionamento com o cliente pode levá-lo à fidelização.

Além disso, você consegue educar o mercado sobre atualizações de legislações, bem como ensinar parte da teoria contábil, nem sempre de fácil compreensão aos clientes. 

Ademais, aumenta a exposição da sua marca, melhora seu posicionamento como autoridade e, como resultado, se diferencia dos concorrentes.

Como aplicar o marketing contábil digital?

A aplicação do marketing digital contábil segue três princípios básicos: planejamento, execução e avaliação. Ou seja, a mesma estrutura utilizada em processos de gerenciamento.

Antes de montar seu planejamento, faça  um estudo de personas

Para isso, é importante definir alguns critérios relevantes durante a análise. Assim, você irá identificar um padrão de comportamento e consumo na maioria dos fregueses e, consequentemente, montará sua persona corretamente.

Após identificar a persona, há outras tarefas cruciais a executar para que o seu plano de marketing contábil obtenha sucesso. São elas:

  • Fazer uma pesquisa de palavras-chave;
  • Definir os objetivos do marketing contábil;
  • Criar um plano de ação;
  • Produzir conteúdos ricos;
  • Mensurar os resultados e, se necessário, reavaliá-los;

Seguindo esse passo a passo à risca, seu negócio fica bem mais próximo de atingir as metas desejadas, mesmo que a sua única expertise seja a contabilidade digital.

Principais canais do marketing digital contábil

Para impulsionar a conversão do lead, é imprescindível conhecer os elementos que envolvem a jornada de compras. Com “elementos”, queremos dizer sobre os canais mais utilizados por escritórios contábeis para executar seu marketing.

A seguir, confira as estratégias que dão mais resultado se tratando de contadores e empresas voltadas à contabilidade.

Site contábil

Quando você pesquisa como realizar processos e demandas contábeis na nuvem através de um sistema contábil, onde você encontra os resultados?

Segundo dados recentes da empresa StatCounter, 98% das pessoas no mundo que procuram por conteúdo digital usando smartphones, utilizam o buscador do Google para realizar suas pesquisas.

Assim sendo, onde o Google encontra essas informações para redirecionar o usuário? Certamente, encontra as informações em sites de produtores de conteúdo!

Portanto, concluímos que o site contábil será o alicerce do seu marketing digital contábil. Afinal, se houver algum erro nessa etapa, o resto será inútil.

Aqui, planeje seu site de maneira séria e com técnicas efetivas. Dentre as principais, pode utilizar:

  • Pesquisa de mercado;
  • Feedback do cliente;
  • SEO On Page e Off Page;
  • Layout;
  • Design;
  • Codificação;
  • Programação;
  • Publicação;
  • Manutenção.

Captação de leads

Atualmente, você pode capturar leads de forma gratuita ou paga. De qualquer maneira, precisará seguir uma sequência de estratégias para adquirir um maior volume de leads qualificados. 

Primeiramente, o objetivo da sua empresa será atrair mais tráfego para o seu site. 

Aqui, o SEO On Page e Off Page será muito útil para atrair tráfego orgânico. Contudo, lembre-se que essa estratégia não é instantânea e poderá levar entre 6 a 12 meses para obter resultados.

Por isso, se estiver com pressa para obter resultados, invista em Ads, seja no Google ou YouTube.

O segundo passo para atrair leads qualificados é oferecer materiais ricos relevantes. Por exemplo, e-books, aulas gratuitas, webinars ou qualquer outra forma de informação relevante gratuita. 

Basicamente, você irá disponibilizar seu tempo ao educar o lead e, em troca, ele disponibilizará seu contato em forma de e-mail.

Há também a possibilidade de construir páginas somente para a captura de leads, as chamadas Landing Pages.

Nelas, você também disponibilizará materiais ricos para a audiência. Porém, o conteúdo da página será somente sobre isso, diferentemente do oferecimento de material no blog que, geralmente, é concedido através de formulários na própria página.

Por último, armazene todos os leads em um software de automação de marketing. Como veremos adiante, essa ação será relevante para utilizar a estratégia de  email marketing.

E-mail marketing

Após construir sua lista de leads, é o momento de utilizar um software de automação de marketing para realizar os disparos dos e-mails. Assim, facilitará o processo de envio e gerenciamento de e-mails.

Tratando-se do nome do remetente, muitos contadores preferem utilizar um modelo como este: contato@tron.com.br. Porém, para conseguir aumentar a taxa de abertura de e-mail através do gatilho mental da empatia é preferível utilizar, por exemplo, lucas@tron.com.br.

Em sequência, trate de definir sua estratégia de comunicação. Saiba quem é o seu público-alvo, principais condutas a executar e qual será a linguagem da sua persona perante o público.

Por último, defina o template dos e-mails. A depender do assunto, pode ser que um template com mais imagens e colorido quebre um tema extremamente complicado. Além disso, a psicologia das cores interfere consideravelmente no processo de decisão dos usuários.

Página de vendas de serviços contábeis

A página de vendas é uma estratégia bastante usada no marketing de afiliados. Porém, tudo que é bom deve ser aproveitado e você como um bom gestor, deve estar ligado nas atuais estratégias de divulgação.

Nela, sua equipe irá inserir a maior parte dos dados necessários para a conversão de um cliente.

Geralmente, os itens mais importantes que devem estar presentes em uma página de vendas são:

  • Título chamativo;
  • Vídeo de vendas no topo da página;
  • Formulário de captação de e-mail;
  • Quadro de serviços;
  • Quadro de benefícios;
  • FAQ´s (Frequently Asked Questions) Perguntas frequentes.

Apesar de as páginas de vendas ainda não serem muito utilizadas na contabilidade, sua empresa pode utilizá-las em ações específicas durante o ano, por exemplo, na Declaração Anual de Faturamento ou na Declaração de Imposto de Renda.

Assim, sua empresa lucra em grande escala com uma ação específica, não muito trabalhosa e ainda capta e-mails para ações futuras de email marketing.

Conclusão

Neste texto, vimos as principais dicas sobre como iniciar na área de marketing digital contábil.

Futuramente, você pode utilizar as redes sociais e vídeo marketing para otimizar seus resultados. 

Para contadores iniciantes no marketing, recomendamos utilizar estratégias enxutas e verificar seu resultado a médio prazo. 

Se você tem tempo para esperar, invista em tráfego orgânico. Se seu negócio precisa aumentar logo o faturamento, pense em investir em estratégias pagas, principalmente divulgando as Landing Pages e páginas de vendas de serviços contábeis, através do Google Ads.

Ficou com alguma dúvida sobre como iniciar na área de marketing digital contábil? Então, não esqueça de deixar nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *