Funil de vendas na contabilidade: o que é e como funciona?

Uma dificuldade que muitos contadores enfrentam é a de aumentar a carteira de clientes. E muitos não sabem sobre estratégias…

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Uma dificuldade que muitos contadores enfrentam é a de aumentar a carteira de clientes. E muitos não sabem sobre estratégias que podem ajudar nisso. Existem estratégias de marketing e a aplicação do funil de vendas feitas para aumentar a carteira de clientes.

Há quem ainda acredite que para conseguir mais cliente basta apenas esperar por indicações. Existe uma estratégia em específica de vendas na contabilidade que pode ser muito útil para identificar as fases do seu serviço e seus potenciais clientes desde o momento em que ele procura por um serviço, até o momento de efetivar a compra e se tornar um cliente. Essa técnica é conhecida como funil de vendas.

E para que você aprenda ainda mais sobre, esse artigo foi feito para você!

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é uma técnica utilizada no marketing digital. representando a jornada de seus clientes que tem início a partir do momento que alguém se interessa pelo serviço que você oferta. E se mantém até o momento que decide, enfim, adquiri-lo.

Ele funciona como uma maneira muito eficaz de de acompanhar os processos de vendas e conduzir o cliente por um funil de aprendizagem. Esse funil mostra o problema que ele possui e a solução e como o seu escritório poderá ajudá-lo.

Por isso, o funil é divido em três partes: O topo, o meio e o fundo de funil. Cada uma das partes representa um nível de maturidade do seu cliente e o que ele está, de fato, buscando.

Essa técnica pode ser aplicada a qualquer ramo de negócios, e no ramo contábil não seria diferente. Essa é uma forma de aplicar novos métodos para atrair clientes e se diferenciar das concorrência. Por isso, aproveite tudo o que essa estratégia tem a oferecer!

Etapas do funil de vendas

As etapas do funil de vendas podem ser adaptadas a todos os ramos. O funil é de vital importância.  Á medida que você sabe o que seu cliente procura e precisa, você também sabe qual caminho percorrer para que ele feche negócio com você.

Um funil de vendas tradicional, considera as seguintes etapas:

Topo de funil

Essa é a etapa de descoberta e aprendizado. Seu futuro cliente ainda não tem certeza do que está, realmente, buscando, mas que sabe que possui uma dor ou um problema para resolver.

Com isso, através das estratégias de inbound marketing, você pode começar a guiá-lo através do seu conteúdo, para que ele entenda que possui um problema. Despertando o interesse pelos serviços que você pode oferecer.

Educando seu futuro cliente dessa maneira, ele passa por mais uma etapa de funil, até que seja um cliente concretizado.

Por exemplo, imagine que alguém procurou por um serviço contábil mas ainda não tem certeza do que procura, mas com seus materiais, pode se informar. Esse mesmo cliente identificou que busca uma solução para problemas financeiros que está enfrentando em sua empresa.

E que essa solução pode ser o seu escritório contábil e os serviços que oferece. Assim, ele reconhece que possui um problema e passa para a etapa de meio de funil.

Meio de funil

Nessa etapa o futuro cliente já sabe algumas possíveis soluções para resolver aquele problema. Daí começa a avaliar as alternativas para solucioná-lo.

Aqui é onde você já começa a apresentar uma possível solução para ele, criando um senso de urgência em adquirir o serviço.  Caso esse passo não seja bem executado ele pode não se empenhar tanto assim para resolver aquele problema.

Seu cliente reconheceu o problema e começou a considerar uma solução, leu sobre o assunto e agora precisa encontrar maneiras de sanar as dúvidas. Essa é a hora de apresentar a ele algumas dicas.

Continuando com o exemplo anterior, esse é o momento em que o seu cliente entendeu que seus problemas financeiros podem ser sanados.O informe que ele conseguirá isso através de um serviço contábil, que também o ajudará com as tributações e tomadas de decisões.

Mesmo já sabendo do problema e da solução, ele ainda está cogitando a possibilidade de contratar ou não a sua empresa. e serviços. Por isso, ele passa para a última etapa do funil de vendas.

Fundo de funil

Essa é a etapa de decisão de compra. Aqui o comprador está comparando as opções disponíveis e pesquisando qual delas é a melhor. É importante nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções que você oferece.

Estabeleça confiança. Mostre que a sua empresa pode ser a parceria perfeita entre solucionar o problema e trazer a eficácia que ele buscava.

Por exemplo, aqui você pode criar conteúdos que mostrem como a sua empresa já ajudou outros clientes, os chamados cases de sucesso.

Qual a importância de um funil de vendas na contabilidade?

Como você pôde ver, o funil de vendas é muito importante para conseguir aplicar estratégias de aprendizado no seu futuro cliente. De forma que a venda fique bem mais fácil de se concretizar.

Com essa técnica você pode acompanhar os seus clientes E monitorar as etapas do funil. Entendendo melhor o que o levou a buscar os seus serviços. De uma maneira que o seu conteúdo melhore sempre mais.

Se você ainda tenha dúvidas sobre a importância de utilizar o funil de vendas no escritório contábil, destaquei algumas das vantagens dessa estratégia:

  • Previsibilidade de resultados;
  • Possibilidade de trabalhar com mais clareza as metas de vendas;
  • Maior produtividade;
  • Otimização da gestão;
  • Melhor aproveitamento de oportunidades;
  • Direcionamento mais efetivo do pós-venda.

Sendo assim, é preciso ter um time de vendas preparado para passar todas as confianças precisas nessa estratégia.

Dessa maneira, é possível saber quem está, de fato, interessado pelos seus serviços e quem tem apenas curiosidades.

Vender para quem quer e precisa dos seus serviços e já conhece o que você tem a oferecer,se torna fácil, prático e efetivo. Vale ressaltar  que a possibilidade de vendas é ainda maior.

Então, preparado para implantar o funil de vendas no seu escritório? Nos conte nos comentários como foi a sua experiência. Sucesso!

 

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