benefícios da contabilidade

Contador, descubra os 5 benefícios da contabilidade do futuro

Você conhece todos os benefícios da contabilidade do futuro? Foi-se o tempo que o contador precisava somente lidar com livro…

 | 

Você conhece todos os benefícios da contabilidade do futuro?

Foi-se o tempo que o contador precisava somente lidar com livro caixa, emissão de NF e demonstrativos de resultados.

Atualmente, o profissional que não estiver ligado na contabilidade digital ficará para trás e, consequentemente, será engolido pela concorrência.

Assim sendo, trouxemos os principais benefícios da contabilidade 4.0 para profissionais ligados diretamente ao gerenciamento e consultoria contábil. Confira a seguir!

Contabilidade 4.0 – Entenda o que é a contabilidade do futuro

A expressão contabilidade 4.0 faz alusão à quarta revolução industrial ou, se preferir, a indústria 4.0.

O objetivo da contabilidade 4.0 é exemplificar como a automação contábil pode auxiliar o profissional durante sua rotina de trabalho, desde conferir holerite online até fazer consulta completa de NFe.  

Através da contabilidade 4.0, há a possibilidade de manter o escritório centralizado e preservar o histórico de movimentações contábeis dos clientes.

Além disso, obter maior produtividade na gestão de processos por um sistema contábil.

Com o uso da tecnologia na contabilidade, alguns processos podem ser automatizados. Por exemplo:

Apuração de impostos

Em suma, a apuração de impostos é o ato de recolher todos os tributos de uma empresa corretamente. 

Dessa maneira, o contador observará o regime tributário em que o negócio se encaixa para, posteriormente, recolher o valor ideal.

Atualmente, os regimes tributários vigentes são o do Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional. 

Escrituração contábil

A escrituração contábil é o registro de todos os fatos contábeis ocorridos em uma organização. Basicamente, a meta da escrituração é auxiliar no controle patrimonial do negócio. 

Nela, devem ser registrados o Livro Diário, Livro Razão, Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias de todos os fatos contábeis descritos, ou seja, notas fiscais e contratos. 

Vale destacar que todas as organizações jurídicas brasileiras são obrigadas a apresentar sua escrituração contábil. Atualmente, esse processo é realizado diretamente pelo Sped contábil ou Sistema Público de Escrituração Digital.

Em resumo, o Sped é um software contábil disponibilizado pela Receita Federal para que as empresas enviem todos os livros de escrituração para posterior análise do governo.

Sistema contábil na nuvem

Através de um sistema contábil na nuvem, há a possibilidade de executar todas as demandas contábeis de seus clientes totalmente na nuvem, direto do navegador.

Dessa maneira, o contador pode otimizar seu sistema de trabalho, desde utilizar o cálculo folha de pagamento até calcular férias proporcionais online. 

Mesmo com toda a automatização disponível às empresas, o planejamento financeiro e tributário ainda precisará de profissionais qualificados e que saibam dos benefícios da tecnologia na contabilidade. 

Por isso, confira agora os 5 principais benefícios da contabilidade do futuro.

5 vantagens da contabilidade do futuro

1 – Trabalho remoto através do armazenamento em nuvem

Com a pandemia da Covid-19, milhões de profissionais foram obrigados a trabalhar em home office

Com certeza, você precisou se adequar a esse novo modelo de trabalho, seja comprando novos aparelhos, atualizando seus sistemas de segurança ou trabalhando em esquema de revezamento.

Em resumo, nada disso precisaria ser feito se a sua empresa trabalhasse com sistema contábil na nuvem. Com ele, os contadores conseguem executar todas as demandas de maneira 100% digital.

Afinal, é possível otimizar a escrituração e apuração de impostos diretos e indiretos, bem como ganhar mais tempo para realizar novas tarefas.

Além disso, não precisa se preocupar em atualizar sistemas, ter uma internet muito veloz ou utilizar outras plataformas, já que os melhores softwares do mercado disponibilizam a integração de ferramentas na nuvem.

2 – Integração da Inteligência Artificial à contabilidade

Com toda a certeza, o uso da inteligência artificial na contabilidade será um dos principais benefícios que o contador poderá obter futuramente.

Atualmente, grande parte da legislação contábil brasileira exige que os dados financeiros das companhias sejam fornecidos digitalmente. 

Por isso, fica praticamente inviável trabalhar sem um sistema contábil que integre todas as informações e documentos em uma única plataforma.

Ao aplicar a IA na contabilidade, o profissional pode calcular tributos, fazer classificação fiscal de documentos ou o cálculo DSR sobre horas extras.

Algo interessante sobre a IA é que seus algoritmos aprendem conforme as operações são realizadas. 

Ou seja, ela consegue identificar padrões de operação, o que é de grande ajuda para auditores e consultores contábeis.

Ainda, com o uso da IA integrada à contabilidade é possível rastrear o inventário sem contagem manual, saber a qualquer momento a posição dos ativos do negócio e, principalmente, tomar melhores decisões graças à identificação de padrões disponibilizada pela IA.

3 – Aumento de produtividade pelo uso de ferramentas de gestão contábil

Antes de mais nada, devemos diferenciar sistema contábil X sistema de gestão contábil. 

Sabe todas aquelas tarefas burocráticas que podem ser realizadas de maneira automática? Por exemplo, a captura de documentos eletrônicos (NF-e, NFC-e, CT-e), folha de pagamento ou DARFs? 

Então, o software contábil é quem fica responsável por essa produção. 

Por outro lado, ainda restam outras tarefas para o contador, como envio de documentação, contas a pagar e a receber, geração de relatórios, entre outros. 

Essas obrigações podem ser realizadas através de um sistema de gestão contábil, sendo possível se tornar mais produtivo e ganhar tempo para amplificar o potencial estratégico da empresa.

Assim como o software contábil, também é possível criar a automação contábil para os processos de gestão. Todavia, saiba que o processo de planejamento deve ser executado de maneira cautelosa. 

Pois, caso haja algum contratempo na estrutura do programa, todo seu serviço sofrerá danos e, consequentemente, terá que gastar um tempo absurdo com retrabalho. 

benefícios da contabilidade

4 – Mais segurança no armazenamento de dados

Na contabilidade digital, o vazamento de dados é um problema sério enfrentado pelas empresas. 

Atualmente, o Artigo 48 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) regulamenta que “O controlador deverá comunicar à autoridade nacional e ao titular a ocorrência de incidente de segurança que possa acarretar risco ou dano relevante aos titulares”

Ou seja, você como contador é responsável por comunicar às autoridades e seus clientes se houver vazamento de dados sob seus domínios. 

Todavia, devemos considerar que apenas avisar os clientes sobre o ocorrido não basta. Preferencialmente, resolver o problema o mais rápido possível e, simultaneamente, trabalhar com um gerenciamento de crises devem ser os objetivos principais.

Melhor ainda seria se tivesse um sistema de backup para guardar todos os dados da empresa e dos clientes. Certamente, esse será um dos principais benefícios da contabilidade futuramente.

Caso utilize um sistema de backup na nuvem, terá um sistema de segurança 100% atualizado para a prevenção de ataques digitais, backup automático, configurações conforme as suas necessidades e suporte técnico especializado.

Inclusive, uma das etapas mais importantes para adquirir um serviço de backup é verificar se a empresa responsável disponibiliza suporte técnico e treinamentos para a ferramenta. 

Pois, essa não é a habilidade principal de um contador e, caso ocorram problemas de configuração, sua empresa poderá ter sérios prejuízos financeiros e jurídicos.

5 – Facilitação no cumprimento de obrigações fiscais

Sem dúvida, a principal obrigação fiscal de uma empresa é a escrituração contábil. Ou seja, o registro das transações comerciais no Livro Diário e Razão.

Através do SPED contábil (Sistema Público de Escrituração Digital), sua empresa transmite os dados das transações comerciais digitalmente para a Receita Federal.

Em suma, o objetivo do SPED contábil, assim como o SPED Fiscal, é digitalizar a relação entre a Receita Federal e os contribuintes.

De qualquer forma, as obrigações a serem entregues seguem as mesmas. Por exemplo:

  • Livro diário e auxiliares;
  • Livro razão e auxiliares;
  • Livros contábeis, balancetes diários, balanços e fichas de lançamentos comprobatórias.

Além disso, todos os arquivos devem ser assinados por assinaturas digitais

benefícios da contabilidade

Como resultado, o processo ocorre 100% de maneira virtual e facilita o cumprimento das obrigações fiscais, diminuindo as hipóteses de erros e aumentando a produtividade da equipe responsável.

Conclusão

Neste texto, verificamos os 5 benefícios da contabilidade do futuro.

Apesar de o nome estar como “futuro”, muitas dessas estratégias já são utilizadas por contadores atualmente. O que falta para tornar essas práticas realidade na rotina dos profissionais é a disseminação das informações, assim como a padronização de métodos contábeis. 

Por isso, saiba que a automação contábil é uma realidade e, quanto antes se adequar a um sistema contábil de qualidade, mais rápido irá melhorar sua rotina de trabalho.

Ficou com alguma dúvida sobre como utilizar a contabilidade 4.0 no cotidiano? Então, deixe nos comentários que iremos solucionar o quanto antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *