O contador que está ligado nas tendências da nova contabilidade digital, deve ter percebido que em 2019 algumas novas práticas para as empresas começaram a se tornar realidade.
Em um compilado do Webinar que lançamos no começo do ano, trouxemos insights sobre essas novas práticas, com palavras dos empreendedores da área: Manoel Estevam, diretor da Mapah, Lamark Santos, CEO da Conta Medical e Lamark Contabilidade. Sendo assim, nos últimos anos as empresas contábeis enfrentaram grandes desafios. Se reinventar e se adaptar às novas tecnologias e práticas do mercado são o foco principal destas empresas.
Os contadores tradicionais vieram de uma mentalidade de “escritório”, onde a gestão era centralizada, o relacionamento com o cliente distante e a inovação quase inexistente. Somado a isso, estão vivenciando a mudança geracional nos postos de trabalho – 75% da força de trabalho será formada por millennials até 2025, de acordo com a Deloitte.
Fica evidente que as empresas contábeis devem “se abrir” a novas práticas. Cada setor dentro do escritório deve ser responsável por adquirir novos conhecimentos. Enxergar oportunidades de negócios e melhoria na comunicação, é um dos aspectos mais negligenciados por contadores.
Melhora no relacionamento com o cliente
O contador deve ter clareza em relação às demandas dos seus clientes. O primeiro passo para isso é buscar a empatia. A relação deve passar de “contador x cliente” para “empresário com empresário”. Ou seja, é se posicionar como empresário contábil e entender em profundidade às necessidades da empresa e do cliente. Portanto, entender que a sua empresa é “parceira” dos clientes é fundamental.
Atuando como empresário contábil é possível sentir as dores dos seus clientes e perceber as necessidades deles com mais sensibilidade. Quando o contador atua apenas como um profissional técnico da área, é dada uma solução técnica. De forma que não atende aquilo que o seu cliente espera de você e da sua empresa.
Enxergar novas oportunidades
Mais do que apenas fazer um trabalho assertivo e técnico, os especialistas em gestão contábil afirmam que é preciso entregar uma solução, que tornem seus clientes mais competitivos. É preciso entregar resultados, mensurá-los e, principalmente, comunicá-los aos clientes.
Aqui estamos falando do famoso “pensar fora da caixa”!
A partir dessas práticas, desenvolver trabalhos especiais e personalizados deve ser uma aposta grandiosa para esse novo ciclo da contabilidade. As consultorias financeiras são bons exemplos dessas práticas. O contador tem potencial de desenvolver e realizar essas consultorias junto com o cliente.
É preciso assumir novas atividades para proporcionar o crescimento do escritório. Isso só vai ocorrer com equipes preparadas para atender as demandas do cliente, oferecendo mais do que o que seria necessário para mantê-los na base até ontem.
Uma nova gestão de equipes e liderança
A equipe é o que suporta toda a operação da empresa, então, é preciso ter uma estrutura bem pensada e desenvolvida.
Trazendo a ideia e o conceito de cultura + inovação, as práticas desenvolvidas dentro do ambiente de trabalho passam a ser diferentes. Muito se fala em se diferenciar do concorrente e oferecer soluções personalizadas para o cliente, esquecendo que os colaboradores são essenciais para que isso aconteça.
Cada profissional tem a sua necessidade e particularidade. O contador, apesar de solucionar diversos conflitos, muitas vezes não olha para o interior da sua própria empresa..
Para as boas práticas envolvendo a gestão de equipes contábeis, os especialistas afirmaram que buscar ajuda em treinamentos e consultorias para a área de gestão devem ser pensadas para entender as necessidades desse colaborador.
Um dos pontos chave da “virada”em uma empresa contábil tradicional é o empoderamento dos colaboradores. Após criteriosa avaliação do perfil de cada profissional e da posição que eles ocupam, é preciso definir lideranças com autonomia para que estes colaboradores assumam posições de maior responsabilidade. Com isso, o empresário consegue sair da rotina operacional e se dedicar aos clientes com uma postura estratégica.
Empreendedorismo contábil
Existe um clichê que continua mais atual do que nunca: “quem não é visto não é lembrado”. E ele se aplica muito bem para contadores. Por isso, o marketing contábil está mais em alta do que nunca, quebrando o paradigma de que contador não deve divulgar sua marca.
Durante muitos anos a contabilidade contava apenas um letreiro na fachada, rede de relacionamentos e indicações de clientes. Com o advento da tecnologia, o profissional da contabilidade tem a oportunidade de ampliar muito mais sua presença.
Hoje, o contador deve se preocupar em construir uma marca pessoal e da empresa. Definindo um posicionamento de mercado e estudar os nichos em que vai atuar. Tudo isso acontece simultaneamente no ambiente offline e no digital, são novas competências que precisam ser “embarcadas” na empresa contábil.
Em qual área você quer ser especialista? Em qual mercado existem mais oportunidades de negócios? Pesquisa, analise e teste hipóteses!
Em suma, esse foi um compilado com algumas das boas práticas e estratégias para empresas contábeis. E você, contador, possui mais alguma dica? Deixe nos comentários, queremos te ouvir!
Este assunto chamou sua atenção? Assista AGORA ao webinar gravado com Manoel Estevam (Grupo Mapah) e Lamark Santos (ContaMedical e Lamark Contabilidade)
Deixe uma resposta