envio do eSocial para várias empresas

Como fazer o envio do eSocial para várias empresas?

O envio dos eventos ao eSocial é uma obrigação de Escrituração Contábil que precisa ser feita mensalmente. Por isso, o…

 | 

O envio dos eventos ao eSocial é uma obrigação de Escrituração Contábil que precisa ser feita mensalmente. Por isso, o envio do mesmo é essencial para todos os contadores.

Novo eSocial Simplificado

O Governo lançou o eSocial simplificado no ano passado, trazendo várias mudanças que facilitam a entrega da obrigação, tanto para Contadores quanto para empresas que eles atendem.

Assim, tarefas como lançar dados do empregador no eSocial se tornaram ainda mais simples, com menos campos.

Portanto, as maiores mudanças no eSocial simplificado se referem, principalmente, aos grupos 1, 2 e 3. Diminuindo, assim, o volume de informações até então prestadas pelos declarantes.

E, consequentemente, diminuindo também a quantidade de erros que impedem o recebimento de arquivos.

Principais Benefícios

Dentre os benefícios do eSocial nós podemos elencar os principais, que mais mudarão a rotina contábil substancialmente, estão:

  • Redução do Número de Eventos;
  • Expressiva redução do número de campos de preenchimento;
  • Flexibilização das regras de impedimento para o recebimento de informações;
  • Facilitação na prestação de informações fiscais, previdenciárias e depósitos do FGTS;
  • Simplificação na forma de declaração de remuneração e pagamentos.

Grupos do eSocial

O grupo 1, de empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões já esteve obrigado a utilizar o modo simplificado desde a implantação do novo modelo.

Os grupos 2 e 3 já começaram a fazer o envio ao eSocial simplificado já no dia 10 de Janeiro de 2022, de acordo com a lei.

Empresas do grupo 2, com faturamento até R$4.800.00,00, já eram obrigadas ao envio dos eventos de trabalho ao eSocial. Já o grupo 3 ainda não era obrigado ao mesmo.

Com a versão do eSocial Simplificado 1.0, que substitui o eSocial 2.5 (antigo), todas as empresas do grupo 3, empregadores do Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos, também se tornaram obrigadas.

Como resultado, o maior ganho para o novo eSocial simplificado diz respeito à quantidade de campos que existem para preenhcimento. Tanto para aproveitar os dados que já foram enviados no eSocial 2.5 quanto para simplificar a Escrituração.

Veja a relação de eventos excluídos e incluídos no eSocial Simplificado

Para tanto, confira abaixo a relação de eventos excluídos e incluídos no eSocial Simplificado, facilitando a entrega dos mesmos com a diminuição de campos e a recuperação do histórico no eSocial antigo:

Eventos Excluídos e incluídos o eSocial Simplificado

Então, no eSocial simplificado existem os eventos de fechamento, chamados eventos periódicos.

Ainda, precisamos nos atentar que, após a vigência da versão 1.0, todos os eventos enviados na versão anterior poderão ser retificados na versão atual (eSocial Simplificado 1.0).

Validade da versão antiga do eSocial (1.0)

A validade da versão antiga do eSocial foi até 09/03/2022. Sendo possível, assim, enviar alguns eventos na versão antiga e, outros, na versão nova.

Por isso, a partir desta desta, não foi mais possível fazer envio do eSocial na modalidade antiga (eSocial 2.5). Sendo aceito, desde a data, apenas o eSocial Simplificado (eSocial Simplificado 1.0).

Portanto, são várias melhorias que o eSocial Simplificado trouxe, de 2021 para este ano. Mas, além disso, como pode fazer essa entrega contábil de forma rápida, reduzindo custos, ganhando produtividade e menos riscos?

Envio do eSocial para muitas empresas

Além de todas estas mudanças você pode, ainda, fazer o envio do eSocial de muitas empresas utilizando um sistema contábil.

Portanto, utilizando um Sistema Contábil completo e otimizado para fazer as entregas em massa, você conseguirá ainda mais Simplificação no momento do envios para o eSocial.

Com a Tron você consegue fazer o envio de muitas empresas, de uma só vez! Conheça o eSocial Multiempresas da Tron!

CTA: Clique e conheça o TGC – Tron Gestão Contábil – Solução completa da Tron para contadores e escritórios contábeis!

Os comentários estão desativados.