Como fazer sua Gestão Contábil de forma remota?

Cada nicho têm se preparado de forma adequada, considerando todas as ferramentas e métodos alternativos. Contudo, como o setor contábil pode se adequar? Utilizando organização, processos remotos, integração de ferramentas, descentralização de processos e legitimação de documentos virtuais.

 | 

Cada nicho têm se preparado de forma adequada, considerando todas as ferramentas e métodos alternativos. Contudo, como o setor contábil pode se adequar? Utilizando organização, processos remotos, integração de ferramentas, descentralização de processos e legitimação de documentos virtuais.

Organização

É fundamental para a rotina de qualquer contador, afinal, você trabalha justamente para organizar as obrigações fiscais dos seus clientes. Porém esta organização pode ser dificultada quando existem outras variáveis, além das próprias alterações legais em cada enquadramento. São elas:

Empregado ou Empresa

Você é contador de uma empresa ou possui seu próprio escritório de contabilidade? Esta constatação é fundamental, inicialmente, para que você entenda que tipo de Gestão Contábil precisa executar.

Em outras palavras, você precisará delegar e gerenciar seus contratos, como autônomo; ou, ainda, prestar contas às empresas que você atende e para o escritório que você trabalha.

Tempo

Ele pode ser seu maior aliado. Mas pode ser, também, seu pior inimigo. Quando pensamos em otimizar a Gestão Contábil, a quantidade de obrigações legais limita a quantidade de empresas que um contador ou um escritório podem atender.

Relacionamento

Você já parou para pensar que, além de tudo o que você ou o seu escritório fazem pelas empresas que atendem, é necessário manter um relacionamento com elas? Por isso a organização precisa considerar, também, o Sucesso do Cliente, visando manter os contratos.

Custo

Se você não consegue se organizar, com certeza o seu custo será maior para lidar com as obrigações e se relacionar com seus clientes. De acordo com Eliyahu M. Goldratt, autor da Teoria das Restrições, o processo mais lento de uma cadeia define o tempo de produção da cadeia inteira de processos.

Por isso é essencial que você não perca tempo com a Gestão Contábil de um processo específico, quando outros são mais rápidos. O ideal é encontrar um equilíbrio.

Processos Remotos

Utilizar ferramentas de aproximação virtual têm sido vitais para a sobrevivência das empresas, na pandemia. Tanto para as que estavam preparadas para esta mudança de formato, quanto para aquelas que precisaram criar seus canais digitais para não fecharem as portas.

A importância de um Processo Remoto, atualmente, vai um pouco além dessas ferramentas de apoio a reuniões. Existem softwares profissionais que já são utilizado há muito tempo. Trazendo uma série de benefícios em automação para os contadores e seus clientes.

Soluções como bater ponto remotamente; automatizar o envio de notificações, guias, notas e demais documentos da rotina contábil; e controlar a contabilidade de um condomínio, são facilmente encontradas em empresas que trabalham, sobretudo, há mais tempo no mercado de contabilidade. Como a Tron.

Conheça agora a melhor solução contábil para 2021

Integração de ferramentas

Integrar vários recursos de forma automatizada e com acesso na nuvem, pode ser a melhor alternativa para a sua empresa ou para os seus clientes, neste momento. Porque tudo está online e ainda não sabemos, ao certo, como será essa volta. Sim, voltaremos. Mas que protocolos precisaremos seguir?

Pensando em como lidar com a realidade da distância, a gestão contábil automatizada, com um sistema contábil, é uma alternativa segura para as adversidades de protocolos que virão.

Para otimizar a gestão contábil você pode adquirir ferramentas que se integram e fazem a Gestão Contábil transformar a rotina de quem precisa, inclusive, se manter de portas abertas.

Descentralização de processos

Ela veio como um aprendizado necessário sobre o home office. Porque as empresas passaram a entender que a responsabilidade do funcionário não se altera quando está em outro modelo de trabalho.

Para isso é preciso que todos estejam muito bem alinhados ao propósito da empresa ou do escritório contábil. Logo, todos precisam saber o que os os seus colegas fazem.

A economia criativa e a tecnologia têm ajudado muito nessa transição. O colaborativismo se mostrou uma excelente alternativa econômica.

Legitimação de documentos virtuais

Existe uma série de obrigações documentais que todo contador deve seguir, mensalmente, considerando todos os enquadramentos fiscais que você possa atender. Esses processos não precisam ser feitos, necessariamente, da forma antiga. Um por um, de forma trabalhosa.

Softwares profissionais de Gestão Contábil conseguem unir vários portais governamentais e de apoio ao contador. Estar em conformidade com a CLT, por exemplo, é necessário para utilizar um sistema de ponto remoto.

Além de legitimar, enviar e receber esse tipo de documento, de forma automatizada, é interessante para que tudo flua sem problemas.

Quer saber mais sobre como transpor a sua estrutura contábil inteira ao digital? Conversa com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *