Quais são as obrigações da DIRF 2021

Enfim o ano virou. Chegamos ao novo com todas as obrigações fiscais de 2021. Mas, afinal, como funciona a DIRF 2021?

 | 

Enfim o ano virou. Chegamos ao novo com todas as obrigações fiscais de 2021. E, é claro, a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte é uma das principais, em 2021. Entenda os principais pontos da DIRF 2021; Punições, Diretrizes e Prazos.

O que é a DIRF?

É o esclarecimento de tudo o que é retido diretamente na fonte, ou seja, no salário. Ela foi instituída pela Instrução Normativa nº 1.990/2020 e surgiu como uma forma de controlar a fonte das retenções de Imposto de Renda, seja de Pessoas Físicas ou Jurídicas.

Portanto é uma obrigação fiscal, do Ministério da Fazendo, para que todas as empresas e empregados prestem conta sobre seus rendimentos anuais. Então a DIRF do ano sempre se refere ao ano anterior.

Neste caso, a DIRF do ano de 2021 refere-se ao exercício do ano de 2020, para Declaração este ano.

Quais são as Diretrizes?

É muito importante ressaltar é que não devem ser declaradas apenas as contribuições retidas na fonte. Mas, também, as pessoas que não têm retenção de Imposto de Renda como autônomos e dependentes.

Ou seja, pessoas que não são assalariadas, com regime em CLT, também precisam atender às obrigações da retenção do imposto de renda, mesmo que não retenham diretamente no salário.

O que fazer quando o imposto não é retido na fonte?

As pessoas que possuem Imposto de Renda isento, ou seja, não-tributável, deve ser necessário informar quem é o provedor de renda, à fim de prestar esclarecimentos à Secretaria do Ministério da Fazenda.

Os pagamentos e auxílios também devem ser considerados na prestação de contas, para as obrigações da DIRF 2021.

Condomínios e edifícios também precisam se atentar à DIRF 2021. Por isso, para minimizar os seus impactos, convém contratar um sistema de gestão contábil.

Neste momento, todos os recursos são bem-vindos. Principalmente um Sistema Contábil Profissional, que permite a gestão de várias empresas.

Quais são os prazos?

Se você já utiliza um software contábil, que está em constante atualização, como a Tron, com certeza sua plataforma tem o dever de lhe informar sobre as atualizações do seu Sistema e os passos que devem ser seguidos, em 2021.

Caso você não possua acesso a um software profissional de contabilidade, é necessário prestar atenção nos prazos, visando evitar multas relacionadas às obrigações DIRF 2021.

A declaração precisará ser feita e encaminhada, para a Receita Federal, por todos os contribuintes relacionados, até as 23h59 do dia 26 de Fevereiro de 2021.

Quem mais deve enviar a DIRF, em 2021?

Além dos empregados assalariados, devem contribuir:

  • Quantias, de qualquer tamanho, enviadas para o exterior;
  • Qualquer movimentação de Pagamentos, Entregas, Expedições e Notas faturadas;
  • Partilha de lucro entre os sócios;
  • Qualquer pagamento feito para Pessoas Jurídicas;
  • Empresas de Lucro Real;
  • Empresas de Lucro Presumido.

Quem não precisa enviar a DIRF 2021?

Se excluem das obrigações da DIRF 2021:

  • Dependentes que não são assalariados;
  • Microempreendedores Individuais;
  • Microempresas;
  • Optantes do Simples de baixo porte.

Então, quais são as punições para quem não enviar a DIRF, na data correta?

Toda prestação de contas para a Receita Federal tem prazo passível de multa. Portanto serão penalizadas todas as categorias que precisam contribuir com a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte.

Você utiliza um Software de contabilidade, em 2021?

É extremamente necessário que você esteja preparado para o ano de 2021. Apesar de já termos a vacina, ele ainda deixa muitos sinais de que as empresas manterão o sistema híbrido.

Este tipo de sistema está se popularizando como uma tendência às tentativas de minimizar os impactos da pandemia.

Como a Tron pode te ajudar?

Com soluções completas em Contabilidade, facilitando a sua rotina e sua gestão contábil. Ela tem diversos produtos virtuais,

Quer saber mais sobre como a Tron pode te ajudar, automatizando sua rotina de obrigações da DIRF 2021? Fale Agora Mesmo com Um Consultor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *