Contabilidade digital: adeque o seu escritório para a nova realidade

Quando se fala em contabilidade digital pode ser que a primeira ideia que vem à sua cabeça é a de…

 | 

Quando se fala em contabilidade digital pode ser que a primeira ideia que vem à sua cabeça é a de vender, prospectar ou atender o seu cliente via web, eu te afirmo que é muito mais do que isso!

Mais do que um diferencial competitivo em momentos de crise econômica ou uma forma de fugir do comum, ser digital é uma exigência para sobreviver no mercado da contabilidade.

Os escritórios contábeis que utilizam essa estratégia conseguem aprimorar o atendimento aos clientes com a automação e organização dos processos.

Como você pôde ver, essa expressão se remete ao futuro da contabilidade, você está preparado?

O que é a contabilidade digital?

Bom, se não estamos falando de atendimento ou vendas pela internet, então do que se trata essa tal “contabilidade digital”?

É preciso, primeiramente, entender que a internet veio para ficar! E, é claro, a contabilidade não ficaria de fora. A sua proposta é simples: utilizar da internet como meio de tornar as atividades contábeis mais produtiva.

Se acalme, é natural ainda não ter ouvido falar sobre esse termo, afinal, os termos contabilidade online ou contabilidade 2.0 estão são considerados, relativamente, novos

Engana-se quem acha que a contabilidade digital veio para substituir o contador ou os escritórios contábeis. Muito pelo contrário, ela não é uma ameaça, mas sim uma oportunidade de fazer mais com menos!

Com essas informações, você pode estar se perguntando:

“Mas não é a mesma coisa que contabilidade online?”

A resposta pode ser tanto “sim”, quanto “não”. Afinal, a contabilidade contábil está dentro do âmbito online, o que faz com que elas se assemelham. Mas ao mesmo tempo, a contabilidade online é apenas uma forma de indicar quais serviços são relacionados a internet.

Já o conceito digital está atrelado às demandas que podem ser executadas mediante a utilização de ferramentas tecnológicas.

Sendo assim, a contabilidade digital está ligada à eficiência dos processos e qualidade do atendimento, enquanto a online está relacionada apenas às obrigações legais.

Prepare a sua empresa para a contabilidade digital!

Se oferecer um serviço de qualidade é a sua meta, chegou a hora de preparar a sua empresa para as novas mudanças do mercado.

Falando em mudanças de mercado, você já está sabendo da nova estratégia para conquistar os clientes de uma maneira mais eficiente? Então confira o nosso artigo sobre marketing de contabilidade!

Você ainda faz com que a equipe realize processos manuais? Quanto tempo os profissionais perdem com questões básicas no dia a dia corporativo?

Essas são boas perguntas a se fazer se ainda tiver dúvida sobre a implementação da contabilidade digital na sua empresa.

Afinal, como fazer isso?

As plataformas de contabilidade digital devem ser compostas por tecnologias que proporcionem ganho de produtividade no escritório e também interação com o cliente.

Comece pela automação. O papel já está com os seus dias contados. Uma prova disso? Pense há quanto tempo uma nota fiscal não é mais emitida em papel, mas sim eletronicamente, bem com o envio delas.

Cada vez mais, todas as demandas estão sendo realizadas via online, pelo computador ou celular.

Outro modo de fazer essa portabilidade é pensando em formas de integração. Por exemplo, como ainda é feito o recebimento das informações dos seus clientes? Se ainda é feito por telefone ou arquivos físicos, isso pode estar sendo um atraso.

O primeiro passo é fazer a migração para o e-mail, mas você pode ir mais além e integrar um sistema de gestão web no seu escritório, de forma que os seus dados e os dados dos seus clientes sejam automatizados.

Na contabilidade digital, a tecnologia também trabalha a favor do melhor gerenciamento do seu tempo!

Por meio de uma gestão em nuvem, como foi dito anteriormente, é possível ter informações organizadas digitalmente, fica muito mais fácil dar conta de um maior número de demandas simultaneamente, sem que uma cause prejuízo às outras.

Perceba que só há pontos positivos, e além do mais: 1. O contador não foi substituído em nenhum dos processos; 2. A internet é o meio que qualifica a realização da tarefa.

E então, o que achou da contabilidade digital? Você está pronto para embarcar nessa nova oportunidade de crescimento? Deixe nos comentários a sua opinião e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *