Estresse na contabilidade

Contador estressado? 8 dicas para evitar contratempos

Contador estressado? 8 dicas para evitar contratempos

 | 

É sempre muito difícil quando chega a data de entrega uma obrigação, certo? Nós sabemos disso. Principalmente quando o seu cliente deixa tudo para último hora. Por isso, aproveite nossas dicas para evitar que você não seja um contador estressado.

O Estresse na Contabilidade é um assunto muito comum entre profissionais da área. Isso porque lidar diariamente com as entregas legais dos seus clientes, referentes às suas finanças, é muito trabalhoso.

Este trabalho se mostra ainda mais estressante quando a empresa faz muitas entregas de última hora. E, ainda, se agrava quando os portais governamentais de entrega apresentam falhas sistêmicas.

Organize um calendário

Faça um calendário de obrigações contábeis. Ele será muito útil para consulta sempre que você tiver dúvidas sobre as obrigações de cada enquadramento, ou seja, de cada cliente.

E você pode fazer isso tanto fisicamente, imprimindo e anexando os calendários do ano todo no seu escritório, para que você preencha as datas; quanto de forma digital, com avisos automatizados para que você seja sempre lembrado, com antecedência, das datas principais e secundárias.

Comece de forma simples, com as principais datas. Ou seja, aquelas obrigações que você sempre precisa cumprir, como entrega do eSocial, por exemplo.

Separe seus clientes por enquadramento

Organizar seus clientes, de acordo com o enquadramento ao qual fazem parte, é essencial para que você não perca as datas de todos eles.

Mapear os seus clientes de acordo com as obrigações que eles precisam entregar, é uma forma segura de classificá-los, já que você sempre terá de entregar algumas obrigações comuns. Logo, o processo de escrituração para estas empresas lhe permitirá encontrar, mais facilmente, erro nestas entregas.

Você pode, ainda, organizar os seus clientes de acordo com a área de atuação, assim você saberá, de acordo com o CNAE, o que precisa ser entregue. Mas não se esqueça do passo anterior! Sem um calendário, este controle ficará mais moroso (difícil).

Evite longas horas de trabalho

Trabalhar muito mais do que você consegue, te fará render mais, de forma proporcional? Provavelmente não. A tendência é que, quanto mais você trabalhe, mais estressado você fique, conseguindo entregar menos.

Geralmente estas longas horas de trabalho acontecem porque as empresas costuma demorar nas entregas, deixando tudo para a último hora.

Como consequência do acúmulo de trabalho, você, contador, precisa perder muitas horas de sono até conseguir escriturar tudo o que é necessário.

Durma bem

Bom, já que trabalhar exaustivamente, durante várias horas, pode aumentar significativamente o seu cansaço e suas entregas. Então, dormir não pode ficar de fora dessa equação.

A quantidade de tempo dormido pode variar entre 6 e 7 horas. Portanto, em média, você precisa de 7 horas de sono bem aproveitadas. Então, toda vez que você deixa de dormir para ficar muitas horas trabalhando, é normal que o seu corpo comece a dar sinais de que algo não está legal.

O estresse está diretamente ligado à ausência do descanso ou ao seu pouco tempo. E, se você está perdendo muitas horas de sono, pode ser este o motivo de ser um contador estressado.

O Café

Cuidado com bebidas energéticas em excesso. Sim, elas são feitas para que você aumente o seu desempenho. Mas, além da dependência que isso pode causar, elas podem afetar diretamente no seu estresse.

O café costuma ser um excelente aliado para estas horas longas de trabalho. Porém, com o tempo, o uso contínuo do café, principalmente em dosagens altas, pode aumentar significativamente o seu estresse.

Mas, se você for tomar café, economize no açúcar! Porque, além das propriedades energéticas do café, o açúcar também é uma fonte natural de energia. E pode também, aumentar o seu estresse, quando consumido com o café.

Foque no que realmente é essencial

Você é daquele tipo de contador estressado, que está sempre preocupado com futuras entregas, quando ainda está fazendo as escriturações atuais? Talvez você precise de um gerenciador de tempo.

Entender como você funciona e sua relação com a produtividade é muito importante para que você saiba, de fato, como entregar resultados. Afinal, ser produtivo não é a mesma coisa de entregar os resultados. E, muitas vezes, confundir as duas coisas será um dos fatores do seu estresse.

Ao utilizar sistemas mais avançados, como um software contábil, você conseguirá automatizar muitas entregas, de acordo com cada necessidade dos seus clientes.

Ofereça soluções para minimizar o trabalho dos seus clientes

Se o seu cliente tem problema, por exemplo, em ficar várias horas apurando registro de pontos, é completamente relevante que você indique a ele uma automação.

Automatizar o registro de pontos é muito importante para economizar horas de retrabalho, além do seu cliente ter mais segurança para calcular horas extras e para determinar onde e quanto tempo cada colaborador trabalhou.

Já imaginou ter todo esse controle em uma sistema, que reúne todas batidas de ponto? E, ainda, flexibilizar as batidas de ponto em smartphones, por exemplo? Todo esse controle já é realidade em muitas empresas, sem custos muito altos.

enps

Automatize rotinas contábeis comuns

Automatizar suas rotinas contábeis pode ser a aposta mais assertiva para diminuir o seu estresse. Afinal, automatizando rotinas burocráticas e demoradas, você e sua equipe terão mais tempo para lidar com questões estratégicas.

Para minimizar os erros cometidos por envios errados e por atrasos dos seus clientes, os sistemas contábeis têm ajudado muitas empresas, já que nem sempre você conseguirá reparar o atraso gerado pelo seu cliente. Aposte em auxílios para transmitir documentos com seus clientes em segundos!

pessoas positivas
Image Name

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Image Name