4 dicas práticas para gerenciar sua equipe de contabilidade

Gerenciar uma equipe de contabilidade, por mais que pareça difícil, ainda mais em tempos de crises, pode ser feita de…

 | 

Gerenciar uma equipe de contabilidade, por mais que pareça difícil, ainda mais em tempos de crises, pode ser feita de forma eficiente e gerar resultados rápidos para a sua empresa.

Não basta apenas contar com bons contadores, é preciso uma dedicação bem maior do gestor para alcançar o sucesso.

Formar uma equipe campeã é uma dificuldade que todo líder passa algum dia. É necessário um bom trabalho em grupo, incentivos, metas precisas e profissionais engajados com a empresa. E isso demanda tempo.

Porém, se gerenciar a sua equipe de contabilidade de forma assertiva é o seu objetivo saiba que é algo difícil porém inteiramente possível!

Confirme essa afirmação com as 4 dicas práticas que te darei. Vamos lá?

1. Qual o seu foco?

Como o mercado contábil é muito amplo e, por vezes, complexo, é necessário que o escritório defina o seu público-alvo. Essa definição é conhecida como nicho de mercado.

Sem essa definição, os profissionais da sua empresa não conseguirão oferecer um serviço personalizado e especializado. O que dificulta a atuação certa para o cliente.

Essa delimitação de segmentos depende muito da compreensão do perfil da empresa. Sendo necessário saber quais segmentos a sua empresa atende melhor. Descobrindo quais possuem mais chances de serem possíveis clientes no futuro.

Focar em segmento de cliente faz com que os seus colaboradores trabalhem com um serviço diferenciado. O que extrai o máximo do conhecimento para realizar o serviço.

2. Delegue as funções corretas

Gerenciar uma equipe de contabilidade é uma tarefa e tanto. A forma como você delega as funções para os seus colaboradores está correta? Existe algum critério de delegação em função de alguma característica do cliente?

Se você acha que está delegando as funções corretas, mas que as características dos clientes não estão interferindo nisso, talvez seja a hora de repensar um pouco mais sobre esse assunto.

Eu te explico o motivo: é preciso que o trabalho escritório seja organizado para valorizar cada segmento do cliente. Por isso a importância de definir um foco para a sua empresa.

Atribuir responsabilidades adequadamente impede que profissionais qualificados se sintam desprestigiados. Tornando mais improvável que tenham dificuldade para lidar com os processos que ainda não são familiarizados.

Dessa forma você verá como a produtividade do colaborador aumentará, afinal, ele lidará com aquilo que sabe fazer de melhor e de acordo com um nicho específico.

Essa prática permite valorizar os seus profissionais, algo importante para o escritório cresça de maneira organizada e eficaz!

3. Uma boa comunicação é sempre eficaz

É preciso ter uma boa comunicação em todos os âmbitos, e não seria diferente com os colaboradores da sua empresa, não é mesmo?

Por isso, é preciso criar meios para otimizar o fluxo de comunicação e informação dentro do escritório.

Para você, como gestor, é interessante se concentrar em meios de melhorar o seu relacionamento com a equipe.

Exemplificando: quando se oferece cursos e workshops, vemos que é uma boa oportunidade de se comunicar melhor com a sua equipe. Além do mais, essa atualização é de extrema importância, uma vez que a área contábil está sempre em constante transformação em função das alterações na legislação, cabendo ao profissional se adequar a elas.

Assim, com as informações mais relevantes do meio de atuação reforçadas e atualizadas, é possível aperfeiçoar, o desempenho da equipe. Tendo sempre em  vista atingir as metas e, é claro, melhorar a comunicação com os colaboradores.

4. Se adeque a gestão por competência

A gestão por competência é uma estratégia fenomenal que você, como gestor, precisa conhecer, afinal, ela trabalha com motivação.

É simples, ao invés de exigir de sua equipe aquilo que ela não tem predisposição para dar, você aproveita o melhor de cada um.

Além disso, fica mais claro encontrar pontos de melhoria para equilibrar os conhecimentos de seu time.

Dessa forma, Quando você tem pessoas que dominam determinadas áreas, e favorece esse conhecimento, é fácil perceber quais os pontos fracos de sua equipe e saber o que deve ser melhorado e aperfeiçoado.

Assim, estabelecer cronogramas de treinamentos é um fator de motivação para ambas a parte. Tanto o colaborador e se sente mais valorizado, quanto  o gestor e a empresa melhora o nível da sua equipe e como consequência dos serviços.

Enfim, para que um escritório de contabilidade funcione de maneira eficaz e, assim, consiga atingir todos os seus objetivos é fundamental que seja bem gerenciado.

O que depende de toda a empresa, tendo uma visão ampla e uma boa capacitação do contador e da equipe.

Sendo assim, nada melhor do que investir em estrutura, procurando contar com uma equipe sempre altamente atualizada, oferecendo os melhores recursos para que isso aconteça.

Agora que você já sabe como gerenciar uma equipe de contabilidade de forma eficiente, procure colocar as dicas em práticas e colha bons frutos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *