Gestão de relacionamento com o cliente: saiba alinhar as expectativas com o seu escritório contábil

Gestão de relacionamento com o cliente: saiba alinhar as expectativas com o seu escritório contábil

A gestão de relacionamento com o cliente é uma estratégia fundamental para a conquista, garantia de bons serviços e fidelização….

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A gestão de relacionamento com o cliente é uma estratégia fundamental para a conquista, garantia de bons serviços e fidelização.

No escritório contábil, não há exceção, ela se faz essencial para que os clientes fiquem sempre satisfeitos.

O cliente como centro das suas estratégias

O cliente deve sempre estar à frente de todas as situações.

Inegavelmente, é preciso certificar-se de que todas as expectativas que o cliente deposita no seu escritório devam estar em sintonia com a qualidade dos seus serviços.

Assim, o relacionamento entre escritório e cliente deve ser bem nutrido e alimentado, não só na comunicação.

É necessário bons serviços, qualidade notável e rapidez na resolução de possíveis conflitos e adversidades.

Dessa maneira, veja a seguir dicas para alinhar as expectativas da gestão de relacionamento com o cliente em seu escritório contábil.

Seja pontual e prático

Para manter um bom relacionamento com o cliente é indispensável saber administrar o tempo.

Isso inclui ser pontual e oferecer soluções no tempo certo.

Todavia, a demora em atender as solicitações ou mesmo o cumprimento dos acordos se faz uma medida que afasta o escritório da clientela.

Então, respeite sempre o tempo, seja ao executar os serviços, ou mesmo sendo fiel ao cronograma de trabalho.

A falta de pontualidade é o primeiro caminho para uma gestão de relacionamento se tornar rasa e incoerente.

Elimine as incertezas do seu cliente, com soluções práticas e rápidas.

Automatize os processos

A automatização dos processos através de sistemas que permitem alinhar a tecnologia aos seus serviços é sempre vista com bons olhos pelos clientes.

Nesse sentido, não seja um escritório ultrapassado com programas antigos e amadores.

Procure sempre automatizar e atualizar os serviços do seu escritório com sistemas modernos e que possibilitem a execução dos serviços com qualidade e eficiência.

A Tron dispõe de muitos sistemas para contadores e escritórios de contabilidade que sempre automatizam os processos de qualquer trabalho como:

  • Tron Gestão Contábil;
  • Combo Tron Departamento Pessoal;
  • Tron Smart;
  • Tron Connect.

Garanta a satisfação plena do cliente 

Para aprofundar o relacionamento entre cliente e escritório, uma tática deve ser adotada: verificar a sua satisfação.

Não se trata apenas em fazer os serviços conforme o combinado e pronto, é preciso certificar de que seus serviços estão o agradando.

Contudo, existe uma solução. Crie métricas que monitoram a aprovação e a satisfação dos seus serviços para todos os clientes.

Faça pesquisas de satisfação e deixe um espaço para a opinião do que precisa melhorar.

Tudo, com o intuito único de garantir e aprimorar a cada dia mais a qualidade dos seus produtos e a satisfação da clientela.

Entenda o comportamento e a preferência dos clientes 

Para melhorar a gestão de relacionamento com os clientes, é importante saber como ele se comporta.

Isso diz respeito às suas preferências, o que ele gosta e espera do seu serviço, o que ele desaprova ou o irrita.

Assim, estudar o comportamento do cliente e focar em como ele quer ser ouvido é uma estratégia brilhante.

Não precisa conhecê-lo por inteiro, mas pelo menos, naquilo que diz respeito às suas preferências de serviços.

Ao final, será o comportamento do seu cliente que trará oportunidades para o seu escritório.

Por isso, monitore suas preferências sempre, para conquistá-lo de uma vez por todas.

Aprimore seu atendimento

O bom atendimento é um requisito que geralmente distribui falhas nos escritórios de contabilidade.

Nenhum cliente gosta de ser enrolado ou de verificar que os serviços não estão saindo como planejado e do jeito que deveriam estar sendo feitos.

Assim, focar no melhor atendimento é um dos pilares para garantir o sucesso entre a gestão e o relacionamento com o cliente.

Certifique-se de que todos os colaboradores estão atendendo às expectativas do cliente, faça treinamentos e cursos de capacitação com toda a equipe.

O argumento mais positivo para qualquer gestão é ouvir que o seu atendimento é o seu grande diferencial.

Por isso, não peque neste detalhe, garanta o melhor atendimento sempre.

Deixe o cliente a par de todas as novidades dos seus serviços

Os escritórios de contabilidade trabalham com muitos programas e muitas funcionalidades novas diariamente.

Em meio a isso, é normal existirem novidades e novas funcionalidades em cada serviço.

Contudo, você pode marcar pontos com o cliente o mantendo sempre informado sobre qualquer novidade dos seus serviços.

Para ele, ser um diferencial é algo que vai fazê-lo se sentir importante.

 Para seu escritório, será mais uma chance de prolongar um bom relacionamento e evitar conflitos de qualquer espécie.

Ofereça a melhor experiência 

O maior objetivo da gestão de relacionamento com o cliente é proporcionar a melhor experiência aos solicitadores dos seus serviços.

Por isso, de forma geral, seu escritório contábil deve sempre oferecer e garantir que as necessidades de cada cliente sejam atendidas.

Desde o trabalho de pré e pós-vendas, onde é necessário flexibilidade e agilidade de toda equipe até a entrega final do produto ou serviço.

Não existe outra alternativa para uma boa gestão de relacionamento com o cliente se não for a prática de excelência e dinamismo em todas as etapas de relacionamento entre os serviços e consumidores.

Tópicos Decisivos na Gestão de Relacionamento com o cliente

1- Pessoas

As pessoas compreendem que todos os indivíduos estão interligados entre si para o objetivo maior: a satisfação do cliente.

Por isso, elas são as colaboradoras do escritório contábil, ou seja, são elas que fazem tudo acontecer.

Até mesmo a gestão de relacionamento com o cliente é controlada pelas pessoas.

Portanto, são as peças fundamentais para que o cliente entenda e aprove todo o trajeto da execução de cada serviço.

As pessoas são as principais peças para o relacionamento saudável entre o escritório e cada cliente.

2- Processos

Os processos são aqueles caminhos por onde os setores responsáveis pela satisfação dos clientes passam.

São os cronogramas e requisitos necessários para o atendimento do cliente.

Através dos processos, o escritório contábil identifica os pontos fortes e fracos dos serviços, os que precisam melhorar e aqueles que estão dando certo.

Todavia que o fluxo de atendimento é controlado pela execução dos processos, contribuindo para mensurar cada resultado e saber onde estão as eventuais falhas.

3- Tecnologia

A tecnologia é a grande aliada na gestão de relacionamento com o cliente.

Seja por meio da automatização contábil, ou mesmo através da oferta de sistemas e softwares de contabilidade, é a tecnologia que está presente na execução de muitos serviços.

Portanto, a tecnologia garante maior produtividade dos colaboradores, que em virtude das suas vantagens, sempre executarão os serviços de cada cliente.

Por sua vez, a tecnologia é um dos pilares para a gestão de relacionamento com qualquer cliente, principalmente na área contábil.

Customer Success na prática

A Coordenadora de Qualificação da Tron explica traz um panorama sobre o assunto e explica:

Eurilaine Fernandes Coordenadora de Qualificação

Podemos definir a gestão do relacionamento com o cliente como um conjunto de ações estratégicas utilizadas para coletar dados dos consumidores de nossos serviços ou produtos e como se dá essa interação com a empresa durante esse processo, o primeiro passo para que possamos estabelecer essa relação é identificar quem é a nossa persona.

Colete e atualize informações dos clientes

O primeiro ponto a se observar é estruturar o que eu já sei sobre o meu cliente, além de conhecer melhor as pessoas com as quais está lidando é essencial que fique por dentro dos problemas e anseios de cada pessoa que procure pelo seu apoio, dessa forma, fica mais fácil propor alternativas que com base em situações anteriores refletiram em um ponto de dor.

Considere os feedbacks recebidos

O segundo ponto a ser considerado é obter a percepção do cliente, ouvir como está sendo a experiência, um feedback preciso facilita a realização de ajustes pontuais na relação. Independentemente do principal termômetro que é a satisfação do cliente, o segredo para encontrar uma solução viável está justamente na avaliação dele sobre esses processos.

Foque no sucesso do seu cliente

O terceiro ponto, mas não menos importante, é entender a necessidade do cliente, seus desejos e expectativas que o levaram a consumir esse produto e o que pode ser agregado a fim de que ele obtenha o melhor da ferramenta ou serviço.

“Não encontre clientes para os seus produtos, encontre produtos para os seus clientes.”

Seth Godi
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