Dicas de Gestão contábil: como lidar com atrasos do cliente

Dicas de Gestão contábil: como lidar com atrasos do cliente

O atraso de alguns clientes é uma situação que atrapalha muito a rotina da gestão contábil de uma empresa. Isso…

 | 

O atraso de alguns clientes é uma situação que atrapalha muito a rotina da gestão contábil de uma empresa.

Isso porque o atraso de qualquer lançamento, documentos, pagamentos, taxas e demais valores podem gerar multas e atrasos.

Contudo, saber como lidar com esta situação exige cuidado e preparo da gestão contábil de qualquer organização.

Pensando nisso, preparamos 9 dicas essenciais em gestão contábil  para lidar com atrasos de clientes.

1- Estabeleça claramente as formas de pagamento e consequências dos atrasos

Primeiramente, você deve investir em uma relação direta e sem rodeios com o cliente, no que diz respeito a valores contratuais e inadimplências de atrasos.

É preciso que a gestão contábil estabeleça claramente todos os detalhes envolvendo as formas de pagamento, as opções disponíveis ao cliente, os métodos aceitos e principalmente o que ocorre quando atrasos acontecem.

Todavia, quando sua empresa oferece várias formas de pagamento, diminuem-se as chances de problemas envolvendo atrasos no pagamento, devido a maior oferta de formas para pagar.

Portanto, é ideal que a gestão contábil demonstre pelo contrato, requisitos como a forma de pagamento (à vista ou parcelado), cartões de crédito, boletos ou transferências e o mais importante as multas, juros, prazo de tolerância e a interrupção dos serviços, caso precise.

Estabelecendo essas condições, o cliente ficará ciente de todas as suas obrigações ao contratar um sistema de gestão contábil, o que aumentará até mesmo a segurança da empresa fornecedora dos serviços, no caso a sua empresa.

2- Automatize os lembretes de envios 

Uma das causas mais comuns no atraso de pagamentos de clientes ao contratarem serviços de gestão contábil é o esquecimento.

Todavia, não é obrigação da sua gestão contábil ficar lembrando sempre o cliente de suas obrigações.

Mas, ainda assim, não custa nada enviar um email cordial ou um lembrete eletrônico mensalmente a sua cartela de clientes.

Esse lembrete pode ser enviado pela gestão contábil na semana de vencimento do pagamento ou um dia antes, assim o cliente não terá desculpa para atrasar.

Através do Tron Smart , por exemplo, sua empresa pode se livrar dessas funções através dos lembretes automáticos gerados pelo nosso sistema.

Assim, sua empresa contará com um método simples e operacional para evitar atrasos no pagamento dos seus clientes.

3- Automatize sua rotina contábil

Existem muitos serviços de automatização de gestão contábil oferecidos pela Tron.

 Todos eles foram criados para atender a realidade do profissional da área contábil, através de soluções únicas e personalizadas para cada cliente.

Um deles, o Tron Gestão Contábil, funciona perfeitamente para ajudar a prospecção de novos clientes, enquanto o programa contribui para os alertas e atividades que a gestão do escritório necessita.

Com o Tron Gestão Contábil, o trabalho duro da gestão contábil será todo feito pelo sistema.

Uma vez que você poderá integrar a Contabilidade com a Folha de Pagamento e a Escrita Fiscal de forma totalmente automatizada.

Assim, a gestão contábil ficará mais precisa e você terá muito mais tempo para investir em novos clientes e aprimorar o relacionamento com os já existentes, fator crucial para evitar atrasos, por exemplo.

4- Avalie o histórico de cada cliente antes de celebrar um contrato

Assim, deve-se pesquisar o histórico de cada cliente que possa vir contratar os seus serviços para evitar, principalmente, prejuízos financeiros e calotes.

Nem todo cliente empenhado em adquirir os seus serviços de gestão contábil pode, de fato, conseguir mantê-los por uma questão econômica e financeira.

5- Diminua os riscos de gestão contábil

Um fato é que, quanto  mais riscos a gestão contábil sofrer, maiores serão as chances de prejuízos e situações fora do controle.

Para isso, sua equipe deve sempre diminuir riscos ou até mesmo eliminá-los da rotina.

Desse modo, outra solução que ajudará sua empresa a lidar com atrasos de clientes de forma mais assertiva é o Tron Smart.

O  Tron Smart possibilita que avisos sejam enviados para toda a equipe de gestão contábil, auxiliando em atrasos em relação a documentos que podem gerar multas.

Já imaginou quanto serviço extra fica acumulado para sua equipe quando o cliente simplesmente decide enviar os documentos em cima da hora?

Portanto, através do Tron Smart sua equipe terá acesso via navegador, através de um portal customizado, no qual você poderá acessar a qualquer hora e de onde estiver.

Ao final, você saberá quais documentos e obrigações não estão conforme a legislação, o que acabará te auxiliando e toda a sua equipe em como proceder adiante.

6- Fique por dentro das tendências em gestão contábil

É  muito comum encontrarmos profissionais desatualizados, que decidem estacionar no tempo em relação a gestão contábil e relacionamento com clientes.

Deste modo, estar em dia com as tendências e saber as novidades da área contábil é importante para tornar o trabalho mais prático e fluido.

Um dos motivos para atrasos dos clientes se baseia na prática de métodos e tecnologias antigas, lentas e ultrapassadas que não garantem a excelência dos serviços.

Entretanto, os softwares e programas da Tron como Ponto Remoto, Ponto Eletrônico e TGC Cloud são aliados por possuírem tecnologia e inovação na gestão contábil de qualquer organização.

Com estes sistemas, seu escritório ficará mais  moderno e dinâmico e você poderá automatizar a cobrança de documentos, zerando os riscos de atrasos.

7- Repasse taxas por atrasos ao cliente 

Uma das dicas mais úteis para a gestão contábil lidar bem com atrasos é o repasse de taxas referentes aos dias atrasados ao cliente.

Todavia, as taxas por atraso geram pudor e o correto cumprimento dos prazos de pagamentos e envio de documentos dos clientes.

Um cliente que sabe que corre o risco de perder dinheiro caso não efetue as suas obrigações no tempo certo, é um cliente alertado.

A taxa  pode ser baseada nos juros correntes do mercado ou por dias de atraso, você só deve se certificar de que o cliente está ciente da prática em contrato.

Ao final, será mantida uma garantia de cumprimento dos deveres do cliente com a compra do pacote de serviços da sua gestão contábil.

8- Ofereça caminhos para o cliente inadimplente

Sempre vai existir aqueles clientes que ainda assim, ao final de tudo, não terão consciência do que o atraso pode ocasionar.

Basta realizarmos uma pesquisa na internet que já temos os números de inadimplentes no Brasil atualizado.

Nesse sentido, um bom caminho para a equipe de gestão contábil é proporcionar ao cliente devedor meios de quitar sua dívida.

Soluções como dividir  o valor total em várias vezes, parcelar o total da dívida e até mesmo mudar a data de vencimento são alternativas.

Além de demonstrar ao cliente que sua empresa e sua equipe se preocupam com os clientes e está sempre na prontidão para ajudá-lo.

9- Invista em um software de gestão

Através de um software de gestão, você terá total controle dos pagamentos e pendências de toda a clientela da sua empresa.

O software de gestão contábil, por exemplo, permite que sua empresa aprimore todo seu sistema financeiro e contábil. Porque com um software de gestão operante, seus colaboradores terão um acesso  mais prático às datas de vencimento.

Então, se torna mais fácil averiguar quais clientes estão com pagamento em atraso, assim como o histórico de pagamentos efetuados por cada um.

Ao final, seu escritório terá uma otimização de gestão bem prática e focada na direção certa para a solução de problemas envolvendo atrasos de clientes.

Um software de gestão como o Tron Gestão Contábil, pode ser a solução para acabar com os atrasos de clientes no pagamento dos seus serviços.


Os comentários estão desativados.