Livro de Contabilidade: Confira 10 títulos

Já imaginou o quanto é difícil se atualizar para não perder as últimas normativas para empresas contábeis? Não só na…

 | 

Já imaginou o quanto é difícil se atualizar para não perder as últimas normativas para empresas contábeis?

Não só na área contábil; mas todos os setores precisam se atualizar constantemente. Independente do canal, é extremamente necessário procurar as atualizações mercadológicas e normativas.

Então, confira essas dicas de Contabilidade: 10 livros para alavancar sua carreira!

1. Manual de Contabilidade Societária

O Manual de Contabilidade Societária é um dos livros essenciais a qualquer contador. Ele permite a consulta de procedimentos e normativas relacionados aos sócios de empresas.

Neste caso, são enquadradas todas as empresas, exceto o MEI, já que não relaciona quadro de sócios e não exige um(a) administrador(a) responsável pelo CNPJ.

Livro Manual de Contribuição Societária

O Manual da Contabilidade Societária é considerada a Bíblia para estudantes, técnicos e contadores. Portanto, se você ainda não leu, este é um livro para você ter na cabeceira. E sempre consultar, quando necessário.

2. Contabilidade de Custos

A contabilidade de custos é uma segmentação específica do campo geral da contabilidade. Ou seja, ela cuida dos procedimentos necessários para calcular e declarar os custos de um negócio, seja ele qual for.

A contabilidade de custos se aplica a todos os tipos de empresa, inclusive as MEI’s Microempresas Individuais. Então, a contabilidade de custos relaciona os diferentes centros de custo que uma empresa tem: Direto, Indireto e Váriável.

Livro Contabilidade de Custos

Esta leitura é essencial para que você consulte como listar, identificar, separar, ratear e comparar os custos do negócio.

3. Direito e Contabilidade: Fundamentos do Direito Contábil

Baseado na obra de Shakespeare, O Mercador de Veneza, Neste livro o autor Edison Carlos Fernandes (2015) reúne pontos importantes sobre as prerrogativas legais para a contabilidade.

Esta leitura não é apenas importante para consultar as bases legais mas, principalmente, para nortear os casos mais complexos de Escrituração, previstos ou não pelas normativas lançadas.

Livro Direito e Contabilidade

Por isso, se você quer tirar de letra a relação entre Contabilidade e Direito Comercial, este também deve ser um livro de cabeceira.

4. Contabilidade Empresarial

Com certeza a maior parte de clientes que você ou o seu escritório atendem, é composta pelos mais variados enquadramentos da empresa.

Livro Contabilidade Empresarial

O livro Contabilidade Empresarial, em sua 18ª Edição, tenta elucidar a lógica por trás dos processos de Escrituração Fiscal. Portanto, este é um dos Top 5 que você precisa ter, sempre que precisar consultar.

Vale lembrar que a última edição está atualizada com as comunicações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), além das Normais Brasileira de Contabilidade (NBC).

programa de contabilidade

5. Contabilidade Introdutória

Este livro, apesar de ser Introdutório, também faz parte das leituras obrigatórias para todos os contadores e estudantes de Contabilidade. Ele possui outra versão, uma versão de exercícios para praticar o que está nesta última versão (12ª).

Livro Contabilidade Introdutória

Portanto, se você deseja evoluir na Contabilidade Introdutória seria legal também adquirir a versão do Livro-Exercício.

6. Controladoria contábil, financeira e tributária na pequena empresa

Afinal, a contabilidade precisa ser feita apenas nas grandes empresas? Com certeza, não! E você sabe muito bem que até o MEI (Microempreendedor Individual) possui suas obrigações fiscais.

Este livro traz um apanhado de como fazer a Gestão Contábil de empresas de pequeno porte, classificadas como MEI e EPP.

7. Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto

O livro é uma iniciativa da Instituição Global Endeavor, órgão sem fins lucrativos que visa conectar o mercado e seus mais diferentes fornecedores de serviços. Portanto, trata-se de uma leitura extremamente valiosa, já que grandes empresas de tecnologia da América Latina são parceiras da Endeavor.

O título, sem dúvidas, é instigante. E, além disso, autoexplicativo. Ele vai te ajudar a entender não só como estruturar seu Escritório; mas como cuidar das empresas que você atende, enfrentando as dificuldades que todo(a) empresário(a) encontra, no Brasil.

8. Gestão Contábil Financeira

Muitas pessoas se confundem com estas duas áreas: financeiro e marketing. Mas, apesar de serem setores que dialogam entre si, é necessário entender a diferença entre eles. Este livro é ideal para isso.

O livro é uma excelente leitura para que você entenda onde, exatamente, o contador atua. Bem como sua relação com departamento financeiro.

9. Livros contábeis: a escrituração contábil no atual cenário tributário

Você ainda tem dificuldades para entender a origem, o que é, por que foi criado e como funciona o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

O SPED faz parte das iniciativas de adequação digital às Escriturações Fiscais que toda empresa precisa fazer. O sistema SPED é uma adequação já consolidada e, neste livro, você encontra informações importantes sobre como ele funciona.

Este livro trata as informações de Escrituração Fiscal através do sistema de Escrituração Digital. Principalmente em relação aos livros contábeis da empresa no ambiente de Escrituração Digital.

10. A evolução das Ciências Contábeis no Brasil

Por último (e não menos importante) está A Evolução das Ciências Contábeis no Brasil. O Livro traz um apanhado histórico de como a área contábil evoluiu no País.

A leitura também é de cabeceira para aqueles que desejam não só praticar a contabilidade; mas entender, em sua essência, os principais preceitos de contabilidade que norteiam os enquadramentos fiscais.

Afinal, em todas as áreas, é fundamental que você saiba a origem da sua área de atuação e como ela evoluiu. Assim você fica preparado para lidar com as mudanças que acontecerão, na legislação.

Imagine só a quantidade de processos que foram reformulados, ao longo do tempo, para a Contabilidade! Comparar o passado, o presente e se preparar para o futuro é essencial para a sobrevivência do seu mercado contábil.

Mantenha-se atualizado(a) com as diferentes fontes de informação

Que tal consumir diferentes tipos de conteúdo, para aprender ainda mais? Ao acessar o canal da Tron, no Youtube, você encontra uma série de conteúdos voltados para as principais atualizações de normativas e procedimentos.

No nosso Blog você encontra leituras rápidas sobre temas específicos, também com dicas de empreendedorismo, gestão, inovação, mercado e muito mais.

Automatize sua rotina contábil

Automatizando sua rotina contábil você consegue controlar as empresas que você atende, você consegue controlar todos os enquadramentos que você precisa Escriturar.

E, ao invés de fazer a Escrituração de forma lenta e morosa, com muita análise, você pode utilizar um sistema contábil para automatizar essa rotina.

programa de contabilidade

Assim, você e seu rime podem extrair o melhor das decisões estratégicas, evitando erros e multas por atraso. Salvando, ainda, os seus dados de Escrituração em nuvem com proteção da tecnologia Oracle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *