Produtividade do escritório contábil: 5 dicas para aumentar agora mesmo

Diante do crescimento do mercado, o cotidiano dentro das empresas passa a ser intenso e cercado de desafios. Assim, se…

 | 

Diante do crescimento do mercado, o cotidiano dentro das empresas passa a ser intenso e cercado de desafios. Assim, se faz necessário, e preciso pensar em estratégias para aumentar a produtividade do escritório contábil.

Visto que os escritórios enfrentam uma grande concorrência, essa necessidade se torna ainda maior. Para que a sua empresa não passe por essas dificuldades, se torna necessário melhorar os resultados dos seus colaboradores?

Se pensarmos em todo o contexto, percebemos que essa não é uma solução muito fácil de se obter. Mas com bastante atenção e persistência, é possível.

Pensando nisso, separei 5 dicas para você, gestor, aumentar a produtividade contábil da sua empresa. Confira:

1. Incentive a comunicação interna

Seja em uma grande organização ou em um pequeno escritório, o trabalho em equipe é fundamental para o aumento da produtividade.

Quando se incentiva a comunicação interna e o trabalho em equipe, os colaboradores passam a ver a empresa de uma forma diferente. Dessa forma se sentem pertencentes ao negócio e seguros a atender as demandas dos clientes.

A dica mais importante é para você, gestor: aprenda a ouvir a sua equipe. Cada colaborador possui um perfil próprio e uma forma de se trabalhar.

Quando eles se sentem confiantes, a produtividade do seu escritório contábil só tende a crescer!

2. Equipe motivada: crescimento contábil

O trabalho em conjunto é excelente para o aumento da produtividade. Porém é necessário ainda um acompanhamento e orientação individual do gestor.

A motivação deve ser trabalhada em cada membro da equipe. Aquilo que pode motivar um funcionário pode não ser tão estimulante para outro.

Por isso a necessidade de reconhecer que cada colaborador possui um perfil de trabalho diferente, e isso requer uma atenção especial.

Uma dica bônus que dou é a de sempre se manter informado em como as outras empresas estão motivando os seus colaboradores, e dessa maneira você consegue ter uma base de como motivar o seus.

Lembrando que cada empresa possui uma cultura organizacional diferente, o que já é um grande passo para produzir incentivos. Pense nisso!

3. Crie metas e ofereça incentivos

Estipule metas para aumentar a produtividade do escritório, mas cuidado para não transformar as metas em um mecanismo de pressão sobre a equipe.

É preciso reunir as melhores informações motivacionais do seu time, e assim, você poderá avaliar qual tipo de incentivo será mais estimulante.

Assim, crie um plano de incentivos para os colaboradores que apresentarem bons resultados, deixando sempre claro quais são as regras.

Com metas bem propostas e incentivos, será possível notar o aumento da produtividade dos seus colaboradores. Teste e confira agora mesmo!

4. Reduza as horas extras

O excesso de trabalho e as horas extras estão entre as medidas que diminuem, cada vez mais, a produtividade dos colaboradores.

Quanto maior a pressão sobre o funcionário, menor será a produtividade dele — sem falar na falta de motivação decorrente do processo.

Tenha em mente que a produtividade tem a ver com a distribuição eficiente do fluxo de trabalho e a delegação de tarefas entre a equipe.

5. Automatize os processos

Não há nada menos incentivador do que trabalhar em empresas que não automatizam os seus processos.

A partir de um estudo global feito por uma empresa de tecnologia, 65% dos funcionários de empresas que não investem em tecnologia se sentem desmotivados, o que faz com que a produtividade caia em até 30%.

Há pouco mais de 10 anos a emissão de documentos fiscais era realizada ainda em papel. Hoje a emissão de boa parte dos documentos já é eletrônica. Se este processo evoluiu, porque não evoluir juntamente com a sua empresa?

Hoje em dia já existem soluções totalmente focadas no escritório contábil que facilitam os processos e a gestão do dia a dia. Entre eles, o Tron Smart

Com a tecnologia, sua equipe pode trabalhar no que é mais importante: auditorias, análises e acompanhamento dos seus clientes e não em serviços manuais que podem ser executados pela automatização dos processos contábeis.

Faça a automação das tarefas contábeis dos seus colaboradores e veja como a produtividade contábil aumenta.

Afinal, menos tempo é perdido com serviços corriqueiros do dia e dia e mais do seu tempo é gasto com a boa gestão dos seus colaboradores, o que faz com que decisões assertivas sejam tomadas.

Lembre-se: A produtividade ocorre quando está estabelecido um processo de melhoria contínua, que busca incorporar novos hábitos para novas necessidades. Se o que está sendo feito não estiver eficiente, mude e adapte-se.

Aumentar a produtividade de um escritório contábil não é uma tarefa fácil, por isso, você não deve medir esforços. Aplique agora mesmo as dicas. Sucesso!

 

Contador, Product Owner da Tron

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *