Como a tecnologia na contabilidade pode ser a sua principal aliada

Todo escritório de contabilidade precisa sempre estar se adaptando à evolução da tecnologia na contabilidade. É preciso se adequar às…

 | 

Todo escritório de contabilidade precisa sempre estar se adaptando à evolução da tecnologia na contabilidade. É preciso se adequar às exigências do mercado, dos clientes e estar na frente dos concorrentes.

Por isso, é necessário pensar em maneiras de melhorar as rotinas contábeis em parceria com a tecnologia. Através do foco na organização, gestão e produtividade.

Pensando nessa necessidade de estar sempre se renovando, esse artigo te mostrará como a tecnologia na contabilidade pode ser a sua aliada. E também te ensinar como ela deve ser feita para obter sucesso.

Muitos escritórios com muito tempo de funcionamento, com uma base de clientes e colaboradores, ainda possuem empreendedores com a seguinte dúvida:

Como saber se a tecnologia na contabilidade é para minha empresa?

Essa resposta depende de como você executa a rotina e os processos dentro da sua empresa.

Com o grande avanço da tecnologia na contabilidade, deixar a sua empresa de fora pode ser fatal para os negócios. Por isso, separei alguns tópicos para que você repense se a tecnologia é a certa para a sua empresa. Ou se a  alternativa certa seria continuar investindo apenas na contabilidade que já está consolidada. Confira e compare:

Tempo gasto em processos manuais

Começo com uma pergunta simples: você sabe quanto tempo a sua equipe gasta apenas executando processos manuais?

Se o tempo for grande, mesmo que o trabalho seja simples, a sua empresa pode estar perdendo lucro. E também de estar perdendo a oportunidade de focar em atividades mais relevantes.

Quanto menor for a quantidade de processos manuais, maior será sua velocidade de execução e entrega.

Ou seja, se a sua empresa ainda gasta muito tempo nesses processos, a tecnologia pode ser a melhor aliada para que isso mude.

É possível contar com a ajuda de softwares para a rotina contábil. Estes softwares diminuem o tempo com processos manuais e permitem o foco em assuntos importantes para o gestor.

Índice de retrabalho

Um grande índice de retrabalho em serviços contábeis não é algo bom para a organização, afinal, o tempo perdido refazendo o trabalho pode ser muito maior do que o tempo fazendo-o da primeira vez.

Sendo assim, é preciso ficar alerta. Esses índices podem se elevar quando o escritório possui um número grande de processos manuais, como foi dito no tópico acima.

Apenas atenção no trabalho não é motivo para evitar o retrabalho, é preciso ir mais além: automatizar o trabalho e contar com a tecnologia na contabilidade pode ser a solução.

A tendência é de que as taxas de erros humanos tenham uma drástica queda e a produtividade aumente! Ou seja, se esse índice está elevado, é a hora de automatizar!

Falando em automatização, a minha próxima pergunta é:

Onde você guarda seus arquivos?

Isso mesmo, o que eu quero saber é o porquê a sua empresa ainda não está nas nuvens?

Sabia que toda vez que você usa o Dropbox, ou compartilha um arquivo no Google Drive, está usando a tecnologia em nuvem? Sim!

Basicamente, sistemas em nuvem são sistemas que oferecem armazenamento, banco de dados, rede, e muito mais, através da nuvem, ou seja, a internet.

Esse tipo de sistema revolucionou os modos de gestão de empresas e equipes. Devido a trazer acessibilidade e mobilidade de forma nunca vista antes!

Para que você tenha uma pequena noção de como essa tecnologia está sendo bastante aplicada, na América Latina, segundo o IDC Releases, 40% dos gastos empresariais em tecnologia são destinados a tecnologia em nuvem.

Chegou a hora da sua empresa entrar nessa também! No mercado de contabilidade, a Tron já conta com esse tipo de sistema, tratando de um software completo para a sua gestão contábil, clique aqui para saber mais.

Até quando a sua empresa está disposta desperdiçar?

Sem a automatização dos processos e da tecnologia na contabilidade como grande aliada, a sua empresa está perdendo lucro!

O real valor das mudanças realizadas pela inserção da tecnologia na contabilidade fica por conta de dois elementos: produtividade e eficiência na gestão. Portanto, a evolução digital permite que os processos sejam realizados de forma simples e rápida. O que contribui para o aumento da produtividade do escritório como um todo. Potencializando o número de clientes com que o contador pode trabalhar ao mesmo tempo.

Depois de todos os motivos para avançar com a contabilidade tecnologia como aliada, você pode estar se perguntando:  

Então, a contabilidade tecnológica pode ser uma aliada ou não?

Depois de todas as dicas dadas, você, gestor, é a melhor pessoa para responder essa pergunta.

Mas já te adianto que a contabilidade estratégica é capaz de apresentar mudanças reais pela inserção da tecnologia, mudanças essas que ficam por conta do aumento da produtividade e na melhora na gestão.

A evolução digital permite que os processos sejam realizados de forma mais simples e rápida. O que contribui para o aumento da produtividade do escritório como um todo, melhorando a experiência do cliente.

Após o que foi apresentado, esperamos que você tenha conseguido enxergar a oportunidade de inserir a tecnologia na contabilidade! Acompanhe sua evolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *