Se você está se perguntando se a ajuda de custo home office deve ser adotada de forma obrigatória pelas empresas? Saiba tudo sobre o assunto a seguir.
O home office passou a ser o principal modelo de trabalho na pandemia.
Hoje em dia, várias empresas continuaram adotando o modelo diante do sucesso de adaptação e recepção dos funcionários.
O que é ajuda de custo home office?
Primeiramente, é preciso saber o que é ajuda de custo para entender sobre a ajuda de custo home office.
A ajuda de custo é todo valor monetário que uma organização concede a determinado colaborador a fim de ajudar o custeio de sua locomoção, atividades relacionadas fora do expediente, acompanhamento de clientes, eventos em outras cidades, entre outros.
Entende-se que a ajuda de custo é para o trabalhador desenvolver o seu trabalho de forma remota, ou custear o apoio financeiro e material necessário para que o colaborador consiga executar o serviço em casa.
A ajuda de custo home office é um valor estabelecido entre a empresa e seus colaboradores e engloba o valor em dinheiro ou em materiais para que o trabalho seja desenvolvido nesta modalidade.
Ela pode trazer muitos benefícios do trabalho remoto para a empresa e para os colaboradores.
É obrigatório adotar a ajuda de custo home office na empresa?
A lei brasileira não determina a obrigatoriedade da ajuda de custo home office nas empresas.
No entanto, existem artigos e normas da CLT que devem ser considerados na hora de estabelecer se é viável ou não fornecer ajuda para os colaboradores.
Existe uma lei que determina as regras do trabalho home office no Brasil, a Lei 13467 de 2017 da CLT.
Através do segundo artigo da lei, o empregador é totalmente obrigado a pagar os custos do seu negócio.
Na prática, isso significa que se o colaborador tiver custos referentes ao trabalho home office, ele deve receber o reembolso adequado da organização.
Podemos entender ainda que a ajuda deve ser adotada a todas as despesas que o trabalhador obtém com o trabalho em casa.
Nesse exemplo, podemos citar conta de luz, conta de internet e de água.
Já que no modelo tradicional, ele não precisa se preocupar com essas questões, que são resolvidas pela empresa.
A lei ainda disponibiliza entendimentos que podem ser aplicados através da ajuda de custo home office, através do artigo 75-D:
[…]“ As disposições relativas à responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto, bem como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado, serão previstas em contrato escrito[…]”
Como deve ser feito o acordo referente a ajuda de custo home office?
A ajuda deve ser implantada entre a empresa e o colaborador através de um acordo formal e documentado entre as partes.
No acordo devem ser especificadas quais despesas serão custeadas através da ajuda, os valores e proporções monetárias referentes a cada uma definida em comum acordo.
Mas atenção…
Se por algum motivo a empresa precisar de novos equipamentos e programas para a realização do trabalho home office, ela deverá arcar com o custeio para a aquisição dos mesmos.
Aplica-se o mesmo em relação ao plano de internet.
Se o plano do colaborador for abaixo do esperado, a empresa deverá custear a diferença para um novo plano, através da ajuda.
Quem pode solicitar a ajuda de custo home office?
Podem solicitar ajuda, trabalhadores com as seguintes características:
- Trabalhadores com carteira assinada via CLT;
- Colaboradores que estão trabalhando de forma remota para a empresa;
- Pessoas contratadas através do modelo de teletrabalho;
- Funcionários que necessitam de equipamentos e programas específicos para que o trabalho home office possa ser feito;
- Colaboradores que estão obtendo gastos além da natureza familiar por conta do trabalho home office (aumento na conta de luz, de internet ou água);
- As empresas que oferecem refeições pelo PAT devem restituir o valor sobre o vale-alimentação.
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Quais vínculos permitem a ajuda de custo home office?
Os vínculos trabalhistas que permitem a ajuda de custo home office são:
- Contratos realizados via CLT;
- Modelo de contrato que define o home office com a garantia da CLT;
- Teletrabalho reconhecidos pela CLT.
Impacto Financeiro na empresa
A ajuda oferece um impacto financeiro notável na empresa.
Isso porque o trabalho nessa modalidade oferece vantagens tanto para os empresários, como para os colaboradores.
Para os empresários, diminui-se gastos consideráveis como vale-transporte e custeio das refeições feitas no estabelecimento através do PAT.
Para colaboradores, eles podem diminuir os custos com a locomoção e combustível, ao mesmo tempo em que poupam mais tempo ocasionando uma melhor organização da sua vida pessoal, saúde emocional e mental.
Isso permite melhorar a qualidade de vida com a ajuda de custo home office, ao mesmo tempo em que diminui o estresse do dia a dia e se reverte em maior metodologia ágil para cada trabalhador da empresa.
Impacto Social na empresa
O impacto social que a ajuda proporciona é bem perceptível.
Ele pode atrapalhar os colaboradores devido às suas características.
Os colaboradores não têm mais aquela rotina de antes, então suas habilidades de comunicação e de trabalho em grupo são prejudicadas.
Além disso, aumenta a falta de entusiasmo e pode ocorrer dos colaboradores misturarem os horários de trabalho com os horários da sua vida pessoal, prejudicando o ritmo de trabalho.
Como vimos, a ajuda de custo home office pode trazer benefícios e alguns malefícios para a empresa e para a vida dos colaboradores, então saber se o home office é a melhor tática para seu trabalho é um item que merece bastante atenção.

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