Metodologia ágil na contabilidade: Saiba como usar

Metodologia ágil na contabilidade: Saiba como usar

O uso de estratégias de metodologia ágil na contabilidade pode ser um grande passo para a sua empresa no que…

 | 

O uso de estratégias de metodologia ágil na contabilidade pode ser um grande passo para a sua empresa no que diz respeito às questões contábeis.

Com isso, é possível organizar as informações, trabalhá-las com maior destreza e de forma mais rápida.

Caso você seja novo no assunto, contudo, não se preocupe!

Hoje trouxemos diversas informações sobre como esse tipo de metodologia funciona, quais são as suas vantagens e como utilizá-las.

Por isso, continue lendo e confira!

O que são metodologias ágeis?

Metodologias ágeis se referem a estratégias que se aplicam à gestão de projetos.

Assim, podem se apresentar em diversos setores, inclusive no de contabilidade ou nos escritórios especializados nessa área.

Com isso, tais metodologias ajudam no desenvolvimento correto e otimizado dos projetos e das atividades diárias.

Ou seja, eles se voltam à agilização e à melhoria das ações e dos resultados finais aos quais elas se voltam.

Mas como essas metodologias funcionam? Quando estamos falando de metodologias que se dizem ágeis, referimos à divisão de projetos em ciclos menores. Ou seja, há a criação de subprojetos.

Assim, na conclusão de cada um dos ciclos há a apresentação dos resultados, a análise deles, bem como o desenvolvimento das estratégias necessárias para a continuidade e início do próximo ciclo.

Características das metodologias ágeis para contabilidade

Em verdade essas características não se revelam apenas na metodologia ágil para fins de contabilidade.

O que ocorre, realmente, é que esses pontos abaixo se aplicam sempre que esse tipo de estratégia se aplica, independentemente da natureza das atividades.

Confira, assim, quais são as principais características dessas estratégias:

  • Busca da melhoria contínua pelo acompanhamento dos ciclos e pelo detalhamento maior de cada um, uma vez que correspondem à divisão de etapas;
  • Ciclos mais curtos e que se completam, de forma que o término de um dá lugar ao início do próximo;
  • Contato constante entre os envolvidos pelo projeto, tanto entre os colaboradores quanto com os gestores;
  • Entregas de resultados rápidas, pois ao invés de depender do final completo do projeto, este se apresenta em ciclos menores, cada um com um objetivo bem claro;
  • Escopo final do projeto flexível, uma vez que com ciclos menores novas necessidades e usabilidades das atividades podem ser identificadas;
  • Maior capacidade de adaptação diante da divisão dos projetos em ciclos menores.
CTA: TGC – Tron Gestão Contábil. Clique e conheça o sistema contábil da Tron

Benefícios do uso de metodologias ágeis para contabilidade

Antes de vermos quais são as metodologias ágeis que você pode aplicar na sua contabilidade, confira quais são as vantagens que você garante ao apostar nelas.

São muitas e elas podem fazer toda a diferença no dia a dia na empresa!

Veja os principais benefícios, então, da aplicação de metodologia ágil:

  • Aumento da produtividade, pois a divisão do projeto em ciclos menores permite maior visualização das atividades e das responsabilidades envolvidas;
  • Melhore a comunicação entre as equipes e diminua a necessidade de reuniões, que se tornam mais rápidas e menos frequentes, uma vez que cada ciclo possui um foco específico que impede a dispersão;
  • Otimização dos processos, uma vez que ciclos que se repetem são identificados e podem se repetir de projetos passados; igualmente, pelo reconhecimento de erros comuns e o desenvolvimento de estratégias para evitá-los;

Maior satisfação dos clientes: quando se aplica uma metodologia ágil para a contabilidade os ciclos dos projetos diminuem, como vimos anteriormente.

Isso, então, permite entregas constantes aos clientes e eles podem acompanhar o desenvolvimento das atividades, bem como dar seus pitacos que direcionam o trabalho de acordo com sua maior satisfação.

Como aplicar metodologias ágeis para o setor contábil?

Agora que você já sabe o que é uma metodologia ágil e quais são as vantagens que ofertam, resta saber como aplicar esse tipo de estratégia no dia a dia do seu escritório ou do setor contábil da sua empresa.

Pois saiba que existem diversos tipos de metodologias desse tipo.

Portanto, sua empresa e seus projetos podem se identificar de melhor forma com um deles ou, então, com mais de um, aplicando-os de acordo com seus objetivos e necessidades.

Conheça, abaixo, alguns dos principais tipos e veja como eles funcionam e os fins para os quais se disponibilizam.

Scrum

O sistema Scrum é amplamente conhecido e aplicado para a gestão de projetos em ciclos menores em vários setores, inclusive no contábil!

 Essa é uma metodologia ágil na contabilidade que se caracteriza pela presença de um representante do cliente dentro do departamento, durante o desenvolvimento do projeto.

O Scrum ocorre pela determinação de ciclos menores que, quando se somam, permitem a execução total do projeto. Cada subprojeto leva o nome de sprint. 

Assim, a delegação de cada sprint se dá pela identificação e compatibilidade da necessidade que ele tem com as habilidades e competências que os colaboradores ofertam.

Ainda, o Scrum é uma metodologia ágil para contabilidade que ocorre com a presença de um representante do cliente dentro do setor durante o desenvolvimento das atividades.

Ele, então, ocupa um papel muito importante.

Afinal, o representante do cliente, aqui, trabalha de modo a eleger prioridades dentro de um projeto.

Igualmente, por determinar quais são as necessidades e se o resultado dos sprints corresponde ao que se deseja. Isto é, faz um controle de qualidade.

Kanban

Da mesma forma, o Kanban é uma metodologia ágil para contabilidade e atividades de outras naturezas que faz bastante sucesso e que ganhou fama com o passar dos anos, uma vez que é bastante simples e fácil de utilizar.

Essa metodologia se baseia na determinação de pontos essenciais no desenvolvimento de cada ciclo. Ou seja, de uma checklist, o que dá uma visão ampliada sobre as necessidades de cada projeto.

E isso é natural, uma vez que todos os envolvidos podem ter conhecimento sobre o que o projeto e suas fases exigem.

Afinal, sem o preenchimento dessas questões ele está incompleto e, por isso, não é o desejável, certo?

A metodologia ágil para contabilidade baseada no Kanban, então, determina as atividades que deverão ser realizadas, quais já estão em execução e quais já foram concluídas com sucesso.

Assim, não deixe de aplicar essas metodologias no seu setor ou escritório de contabilidade e garanta maior organização e qualidade nos seus projetos!

Clique e conheça o TGC – Tron Gestão Contábil. Sistema contábil da Tron que reúne todos os módulos necessários para um escritório de contabilidade OTIMIZAR seu tempo e ganhar EFICIÊNCIA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *