contabilidade gestão e governança

Como fazer uma contabilidade de gestão e governança?

Você gostaria de saber como fazer uma contabilidade de gestão e governança de maneira assertiva? Então, confira nosso guia completo a seguir!

 | 

Contabilidade de gestão e governança são termos que, em conjunto, podem resultar em inúmeros benefícios à empresa.

Com os dados contábeis corretos, é possível gerir o negócio com bastante assertividade. 

Da mesma maneira, para que a relação entre a administração, os sócios, diretoria e os órgãos de fiscalização esteja sempre em harmonia, a governança corporativa deve ser abastecida com todas as informações contábeis relevantes.

Mas, como a contabilidade se relaciona à gestão e governança no dia a dia? Descubra a seguir!

O papel da contabilidade de gestão na empresa

Antigamente, o gerenciamento empresarial passava basicamente por achismos aliado a algumas informações de mercado vazadas pelos concorrentes.

Hoje, caso não haja uma integração efetiva da contabilidade à gestão, o empreendimento corre o risco de falir em poucos anos.

Através das informações da contabilidade disponibilizadas ao gestor, há maior perícia no momento da negociação

Afinal, com todos os dados disponíveis sobre custos e receita é possível ajustar um valor que dê uma boa margem de lucro ao negócio.

Além disso, uma gestão moderna se abastece de informações contábeis, principalmente quando integradas ao Big Data e mineração de dados. 

Com elas, é possível tomar decisões rápidas e mudar a estratégia de atuação mercadológica até bimestralmente, a depender do planejamento gerencial do contador ou do escritório.

A empresa contábil ainda consegue fazer previsões futuras, sejam sobre custos ou faturamento. 

Em tempos de pandemia, antecipar eventos pode dar ao escritório grande vantagem competitiva.

contabilidade gestão e governança

O que é a governança corporativa?

Atualmente, vivemos na era da globalização e, consequentemente, as empresas devem possuir métodos, hábitos e leis para nortear a estruturação do negócio. 

Por exemplo, na relação globalização e contabilidade podemos observar um modelo de negócio com cada vez mais adeptos pelo mundo: franchising ou modelo de franquia.

Apesar de não ser o objetivo do texto, a franquia é um ótimo exemplo de como métodos específicos de atuação no mercado integrado à globalização pode revolucionar a contabilidade no Brasil, com a entrada de cada vez mais franqueadores cedendo aos franqueados seu know how, infraestrutura e direito de uso de marca.

Basicamente, é o que chamamos de governança corporativa. Ou seja, uma série de regras envolvendo a direção e monitoramento da empresa. 

Dessa maneira, a governança consegue alinhar as preferências de diretores, gestores, corpo administrativo e acionistas às exigências dos órgãos de fiscalização e regulamentação.

Dentre seus principais benefícios, devemos citar a valorização da imagem da empresa, a atração de investidores, aumento de valuation e o evitamento de escândalos financeiros.

Quem faz parte da governança corporativa?

Na governança, não é somente o conselho administrativo que deve se responsabilizar por sua estruturação e execução. 

Em resumo, esses são todos os entes responsáveis pela governança corporativa:

  • Stakeholders;
  • Acionistas;
  • Investidores;
  • Administração;
  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Clientes;
  • Autoridades públicas.

Esse conjunto de personalidades é necessário para que a governança seja planejada e executada de maneira correta. 

Legalmente, a atuação principal é do conselho administrativo e seus subcomitês, principalmente o comitê de auditoria.

Segundo a Lei N° 6.404 de 1976, o conselho de administração é quem tem o dever legal de determinar as regras administrativas da empresa, impondo a orientação dos negócios.

Como se relaciona contabilidade gestão e governança?

A contabilidade fornece informações valiosas sobre as operações financeiras, custos fixos, variáveis e faturamento.

Basicamente, ela é o insumo utilizado pelo conselho administrativo para guiar as decisões comerciais.

Contudo, há outras maneiras de relacionamento entre a contabilidade, gestão e a governança. 

Veja a seguir!

Estruturação de um plano de negócios

Em suma, o plano de negócios é um documento que engloba todas as informações da empresa, desde a análise de mercado (presente) até análise de cenários (futuro).

Seu principal aspecto que une a contabilidade à gestão e governança é o plano financeiro

Aliado ao plano operacional (responsável por identificar a capacidade física e estrutura de operação), o financeiro lista todos os custos do negócio, fixos e variáveis.

Assim, o gestor prevê todos os gastos e antecipa qual será o faturamento, seja por verificação de resultados atuais, caso o negócio já exista, ou por análise de concorrência, se o negócio ainda estiver saindo do papel.

Políticas públicas

Apesar de tratarmos exclusivamente de empresas privadas, a gestão e governança também estão presentes no Estado.

Aliás, a palavra “governança” deriva do termo “governo” que, por sua vez, não deve ser confundida com “governabilidade”.

Governabilidade é a capacidade do gestor público em tomar decisões de governo no seu ente federativo, seja na esfera federal, estadual ou municipal.

A governança já foi conceituada, mas, rapidamente, trata-se do modelo de gerenciamento empresarial entre o conselho administrativo e os órgãos de controle.

Agora, você deve estar se perguntando: o que todos esses conceitos têm a ver com políticas públicas?

Conforme a pesquisa do Sebrae, 53,4% do PIB nacional advém de micro e pequenas empresas

Obviamente, negócios desse porte não possuem um sistema de gestão e governança robusto. 

Inclusive, muitos destes não possuem nem setor contábil e trabalham em parceria com escritórios contábeis.

A partir desse dado, é fácil imaginar o impacto que as políticas públicas de fomento ao empreendedorismo e, principalmente, a capacitação de gestores, têm sobre a economia nacional.

Com políticas públicas nessa área, o país tende a aumentar a qualidade dos empreendedores e, consequentemente, oferecer cargos mais qualificados aos colaboradores. 

Além de, claro, elevar a oferta de vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Governo e contadores

Com o avanço da tecnologia na contabilidade, aquele velho trabalho burocrático do contador não é mais tão necessário.

Em relação ao governo, o contador tem muito mais um papel fiscalizador do que executor de tarefas burocráticas, sem a responsabilidade de emitir sped fiscal ou calcular folha de pagamento, por exemplo.

Hoje, os profissionais ligados à contabilidade podem seguir dois caminhos na gestão pública: carreiras das áreas finalísticas (SUS, DETRAN, etc.) ou carreira da atividade-meio da administração pública, como no cargo de Analista Contábil, em âmbito municipal, estadual ou federal.

Além disso, órgãos de controle e gestão como TCEs, SEFAZ, TCMs, TCU, MF e CGU absorvem muitos contadores para auxiliarem na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos entes federativos.

Sistema e governo

Devido ao excesso de trâmites legais necessários para empreender no Brasil, desde o início do século XXI há um grande esforço das entidades empresariais para que o governo incentive a desburocratização dos negócios.

Apesar de todos os governos conturbados vividos nos últimos anos, até que conseguimos avançar bastante na área. Atualmente, esses são os principais serviços com relação entre sistema e governo:

  • eSocial;
  • Notas Fiscais;
  • DIRPF;
  • Sped fiscal;
  • Balcão Único.

Confira mais detalhes a seguir!

eSocial

O eSocial é um recurso moderno que acumulou outras 15 ferramentas em um único sistema.

Criado em 2014, dados relativos às contratações, demissões, folha de pagamento, entre outros, devem ser enviados pelo software.

contabilidade gestão e governança

Notas Fiscais

No Brasil, toda cidade conta com seu próprio sistema de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe).

Integrado a SEFAZ, são disponibilizados modelos de documentos eletrônicos em que o prestador de serviços fica responsável por registrar todas as informações do cliente virtualmente.

DIRPF

A DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física – é uma obrigação que deve ser entregue anualmente por todo contribuinte, seguindo as regras pré-estabelecidas pela Receita Federal.

Em suma, a falta de envio da DIRPF resulta em multa e lançamento de ofício.

Sped fiscal

A Escrituração Fiscal Digital ou Sped Fiscal é um documento digital composto pelo aglomerado de escriturações fiscais produzido para posterior verificação dos fiscos estaduais e federais.

Ele deve ser assinado digitalmente e enviado no ambiente sped. 

Balcão Único

Facilitador de abertura de novos negócios, o Balcão Único é uma plataforma utilizada para reduzir o tempo e os custos para se começar um negócio no Brasil.

Ele reúne as etapas de viabilidade, Documento Básico de Entrada (DBE), registro na Junta Comercial, inscrição municipal e licenciamento, sem a necessidade de ir até um cartório para fazer todo esse processo.

Contadores e sistema

Com um sistema contábil de qualidade, o trabalho do contador se concentra muito mais em análises de resultados e migração de dados do que puramente no registro de dados contábeis.

Basicamente, o software contábil reúne todas as informações e tarefas em uma única ferramenta.

Para que um contador  tenha sucesso na execução de seu trabalho no futuro, o conhecimento em utilizar essas ferramentas se faz bastante necessário, principalmente em escritórios que trabalham com apps totalmente em nuvem.

Conclusão

Neste texto, vimos as principais dicas sobre como fazer uma contabilidade de gestão e governança.

Na verdade, são diversos os aspectos que unem esses três elementos. Porém, com sua integração, tenha certeza que qualquer negócio tende a melhorar a execução do trabalho e, consequentemente, alavancar o nome da marca no mercado.

Você ficou com alguma dúvida sobre como pode unir a contabilidade, gestão e governança em um único gerenciamento empresarial? Deixe nos comentários que iremos sanar o quanto antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *