Marketing Contábil

Marketing Contábil: saiba o que é e como aplicá-lo na sua empresa!

A área da contabilidade é essencial para as empresas, já que o setor fica responsável por toda a parte financeira…

 | 

A área da contabilidade é essencial para as empresas, já que o setor fica responsável por toda a parte financeira e legal, do ponto de vista burocrático da legislação. Mas uma empresa da área de contabilidade também precisa pensar na importância do marketing contábil para promover ainda mais o seu negócio e atrair novos clientes.

Diante disso, neste artigo falaremos sobre o que é o marketing contábil, assim como quais são suas vantagens e como você pode aplicá-lo em sua empresa de contabilidade. 

O que é o marketing digital?

O marketing era sinônimo apenas de vendas, sobretudo durante a sua primeira fase, marcada pela revolução industrial.

A produção era feita em massa, sem pensar de forma mais específica em uma segmentação. Contudo, isso foi modificado ao longo dos anos, revolucionando – inicialmente – quando o marketing 2.0 surgiu, visto que o cliente é visto como um elemento importante nos processos decisivos da empresa.

Posteriormente o marketing 3.0 vai trabalhar com essa ideia do cliente, mas de forma humanizada.

Ou seja, o cliente não é somente um mero comprador e é importante que a empresa o enxergue em um processo de relacionamento a longo prazo.

Nessa fase o marketing 4.0 surge com essa ideia do digital. Ou seja, criar estratégias de venda, de contato com o consumidor, conhecimento de sua jornada de compra e interação. Tudo isso pela internet!

Neste contexto, as empresas começaram a estar presentes em sites e nas famosas redes sociais.

Mas afinal, qual a relação disso com a contabilidade?

A partir dessa introdução podemos explicar que o Marketing contábil consiste em ações e estratégias voltadas para a divulgação e aumento no número de serviços da empresa de contabilidade.

Para isso, cria-se campanhas focando nas normas e diferenciais que rondam esse setor,  bem como utilizando as técnicas de marketing no ambiente digital – considerando esse relacionamento com o usuário.

Além disso, por meio desse processo e publicidades é possível que seu escritório seja mais atuante e mais conhecido.

Basicamente, quando falamos sobre o marketing digital e as estratégias que o envolvem, principalmente voltado a esse setor de serviço, é preciso citar o Inbound Marketing, que entende o marketing do ponto de vista atrativo.

Ou seja, sua empresa desenvolve conteúdos voltados para atrair o cliente, para chamar sua atenção e fidelizá-lo.

Neste aspecto, a criação do seu conteúdo aprofundado e informativo é fundamental, pois envolve o processo de produção de materiais diversos. Estes processos visam demonstrar expertise na área de atuação, também facilitando a localização da marca pelos potenciais clientes.

Dentre os formatos possíveis, o conteúdo pode ser desenvolvido como:

  • Fotografia;
  • Arte para redes sociais;
  • Texto para site;
  • Vídeos curtos ou institucionais;
  • E-books;
  • Email marketing;
  • Infográficos.

Também é possível vincular esses materiais à publicidade. Assim, alcança-se públicos pré-definidos, como pessoas que já entraram em contato com a empresa, mas os retém por meio da informação produzida.

Ou seja, por meio da criação das campanhas de marketing, que também lidam com um aspecto publicitário e informativo, é possível desenvolver conteúdos focados em sua persona. Fazendo com que ela tenha interesse nos serviços ao compreender a importância dele e ao sanar dúvidas relacionadas às contas e orçamentos.

Neste ponto cabe ressaltar que a persona consiste na criação de um personagem que seja fictício, mas que represente quem é o seu cliente, promovendo materiais mais embasados e de qualidade.

Para que isso seja feito, é fundamental compreender informações como idade, gostos, personalidade e interesses.

Conhecer seu público é essencial para criação de um vínculo, assim como para que a produção de conteúdo seja muito mais relevante e atraia o interesse desses usuários, visto que estarão mais próximos da rotina, por exemplo.

Para auxiliar na produção de um conteúdo relevante, sua empresa pode investir no Marketing de Conteúdo, que falaremos mais adiante.

Contudo, além de produzir conteúdo, a empresa também precisa escolher em quais canais deseja distribuí-lo, conforme os objetivos da campanha. Assim, é preciso verificar quais redes sociais que mais atingem os objetivos ou melhor respondem dentro daquele público.

Lembre-se que, apesar de não parecer, não é necessário estar em todas as mídias, mas sim, escolher de forma específica a qual se dedicar, visto a maior presença dos potenciais clientes, por exemplo, e se dedicar a ela. 

Mas, qual é a importância de realizar esse tipo de ação em sua empresa? Não se preocupe que vamos lhe explicar!

Por que é importante contar com o marketing na sua empresa de contabilidade?

Você deve saber que cada vez mais existem concorrentes no mercado e que sua empresa precisa obter diferenciais para permanecer competitiva, tendo sucesso.

Um desses diferenciais pode se dar pela qualidade do seu serviço, a experiência no mercado e, até mesmo, no investimento em profissionais que sejam altamente qualificados.

Mas, como as pessoas vão saber sobre o seu negócio? Como elas conhecerão sua marca e esses diferenciais? E como atingir mais clientes e aumentar sua carteira? Ainda, como vender mais os seus serviços?

Importância do Marketing Digital atualmente

É aí que o marketing contábil surge e se destaca, sendo uma estratégia essencial para sua empresa se tornar conhecida.

Com isso, considerando os aspectos do marketing e o orçamento, é possível investir desde ações em uma mídia externa, como um outdoor, por exemplo. Mas, sem dúvidas, o ambiente digital tem proporcionado resultados muito positivos para as empresas e se mostra muito vantajoso no mercado atual.

Isso porque o alcance é muito mais diverso e amplo, ao mesmo passo que é mais direcionado.

Afinal, mesmo tendo o alcance a muitas pessoas, é possível segmentar cada conteúdo/publicidade conforme o interesse demonstrado por essas pessoas em temas próximos aos da contabilidade, fazendo com que sejam ações mais efetivas.

Para se ter uma ideia desse alcance, somente no Instagram existem mais de 1 bilhão de usuários.

Ou seja, as redes sociais contam com milhões de visualizações diárias, conseguindo atingir um número ainda maior de pessoas e que podem responder de forma mais otimizada à marca. Mais ainda, as redes possibilitam manter essa relação a longo prazo de forma muito mais prática e com custos reduzidos.

Por isso, listamos abaixo 08 benefícios das empresas da área contábil podem ter ao investir no marketing, sobretudo, no marketing digital:

  1. Capacidade de expansão da marca;
  2. Mais visibilidade;
  3. Mais possibilidade de gerar leads;
  4. Aumento das vendas;
  5. Proporciona um diferencial competitivo;
  6. Traz ótimo custo-benefício nas campanhas;
  7. Aumenta o número de curtidas e seguidores;
  8. Traz mais credibilidade no mercado.

Lembre-se que não basta apenas oferecer um serviço de qualidade, é preciso atrair o cliente, fidelizar e entender sua jornada de compra. E, nesse aspecto, o marketing é essencial.

Como aplicar o marketing contábil em sua empresa?

Agora que você já tem conhecimento sobre o que é o marketing contábil, suas vantagens e diferenciais, vamos descobrir como aplicar isso em sua empresa.

Vale ressaltar que as dicas que trazemos aqui podem ser aplicadas em pequenas, médias e grandes empresas com algumas adaptações, mas isso não significa que seja uma fórmula mágica. Afinal, é preciso adequar as necessidades, objetivos e especificidades de sua marca.

O ideal é que sua empresa conte, ao menos, com um profissional da área da comunicação e marketing para que os conteúdos e estratégias tenham mais qualidade e sejam acompanhados de forma mais adequada, como no monitoramento das redes sociais.

Esses profissionais são importantes porque já contam com uma estratégia de mercado, assim como conhecimentos técnicos na área.

Esses conhecimentos, por exemplo, são de marketing de conteúdo, que são focados em produzir um material com técnicas de otimização, uso de palavras-chaves específicas, estrutura de texto atrativo, com listas, intertítulos, dentre outros aspectos que contribuem para ampliar o alcance desses materiais e até melhorar seu posicionamento em canais de busca.

Faça um estudo de mercado

A partir disso, é fundamental que sua empresa realize um estudo do mercado para conhecer e analisar a concorrência e clientes.

Como falamos anteriormente, é necessário obter um diferencial em seu negócio e, por meio desse estudo, isso é possível; identificando também como conversar com os usuários e trazer esses diferenciais de forma mais clara.

Em um segundo momento, após verificar quem é sua concorrência, é fundamental conhecer o seu público-alvo e criar sua persona. Afinal, como já mencionado, esse conhecimento é essencial e precisa (bem como possibilita) um direcionamento específico para que sua empresa atinja os objetivos necessários.

Segmentar também é fundamental, ou seja, dentro de milhares de possibilidades de consumidores, é importante direcionar o conteúdo a partir do interesse e da relevância que cada grupo de pessoas enxerga. E que melhor responderão àquele material em específico, visto que dentro da contabilidade existem interesses e necessidades diferentes.

Lembre-se também que para criar estratégias na área de marketing digital em sua empresa de contabilidade é essencial estabelecer metas e objetivos.

Ou seja, especifique o que sua empresa pretende obter com essa campanha, pois isso auxilia a direcionar a estratégia. Mas, tenha atenção! Os seus objetivos não podem ser irreais, fora da realidade da sua empresa, assim como do investimento feito.

Tenha os pés firmes no chão e crie objetivos que possam ser mensuráveis, dentro de um espaço de tempo e que seja relevante para o seu público, assim como para sua empresa.

A partir dos objetivos traçados, verifique os melhores canais para distribuir o seu conteúdo, a partir do tipo de público e com adaptações de linguagem.

Marketing contábil e redes sociais

Ao considerar que as redes sociais são os ambientes que melhor respondem às campanhas e que possibilitam a aproximação diária da audiência, estar nesse ambiente também é necessário.

Neste aspecto, uma estratégia interessante é realizar campanhas e anúncios por meio das redes sociais, otimizando os públicos atingidos, visto que as ferramentas possuem um orçamento e tempo de duração controlados pelo cliente.

Pense no uso do Twitter Ads, Instagram Ads e Facebook Ads. Essas redes são altamente relevantes e possuem formas diferentes de captação de clientes, seja por textos mais curtos ou imagens, por exemplo.

Nesse sentido, o objetivo também deve ser levado em consideração, bem como o comportamento naquela rede e a linguagem esperada.

Imagine que seu objetivo é aumentar a visibilidade da página, e um post chamando para o perfil pode ser a medida para concluir essa meta.

Contudo, o desejo pode ser conseguir mais seguidores, direcionar o seu cliente para uma conversa privada, ou até mesmo, para uma página de venda de um serviço. Cada um desses direcionamentos pode demandar uma chamada ou um “botão” diferente na publicidade.

Além disso, como já explicamos, as redes sociais possuem um elevado número de contas e usuários ativos e, por isso, não podem ser desprezadas quando o assunto é marketing contábil.

Jornada de compra

Nossa dica final é para que você tenha conhecimento sobre a jornada de compra do seu cliente, ou conte com uma equipe especializada para isso.

Entender essa jornada é importante no marketing contábil porque o cliente não deixa somente de comprar um serviço. Mas, muitas vezes, ele não tem o conhecimento adequado sobre a importância de determinada ação e deseja solucionar um problema buscando conteúdo.

Saber essas dúvidas é fundamental para que ele seja convertido, ou chegue com menos dúvida no momento do contato com a marca.

Por isso, é importante que sua empresa conheça e respeite as fases da jornada de compra do seu consumidor, focando em criar um conteúdo que seja relevante e entendendo quando aquele cliente está pronto para contratar o serviço, fazendo com que o contato seja otimizado e ocorra nesse momento ideal.

Em resumo, as dicas que trouxemos aqui, para otimizar o marketing dentro do setor/empresas de contabilidade foram:

  • Faça um estudo de mercado;
  • Crie uma persona e conheça seu público;
  • Segmente o seu conteúdo;
  • Tenha objetivos alcançáveis;
  • Invista em redes sociais;
  • Conheça a jornada de compra do seu consumidor.

Fazendo isso, sua empresa terá mais sucesso e será reconhecida de forma positiva no mercado. Contudo, lembre-se que por se tratar de um serviço, algumas normas do setor podem demandar atenção antes de investir em publicidades diretas – que podem complementar o marketing de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *