imagem blog   finalizado

8 dicas para melhorar a qualidade de vida do contador

A qualidade de vida do contador é um assunto que comumente está em pauta, especialmente devido à rotina atribulada, ao…

 | 

A qualidade de vida do contador é um assunto que comumente está em pauta, especialmente devido à rotina atribulada, ao volume de serviço e aos prazos apertados.

Além disso, por atuarem tanto em áreas táticas quanto operacionais, o fluxo de trabalho tende a ser intenso, o que pode resultar em estresse nos envios das obrigações e, ainda, quando o serviço e a vida pessoal não são separados adequadamente.

Fato é que as rotinas de trabalho em escritórios podem prejudicar a qualidade de vida quando o profissional não adota alguns hábitos para melhorá-la. Por outro lado, estudos relacionados à qualidade de vida laboral e a práticas em ambientes de trabalho revelam que algumas ações conseguem mudar o cenário.

Essas práticas, já validadas por muitos profissionais, ajudam a melhorar a qualidade de vida, contribuindo para o conforto e bem-estar físico e psicológico. Saiba mais!

Por que é importante melhorar a qualidade de vida do contador?

Foi notado que pessoas que se sentem satisfeitas e confortáveis com suas rotinas tendem a ser mais produtivas. Isso porque, com menos preocupações e desconfortos, conseguem concentrar-se e realizar tarefas mais estratégicas

Desse modo, o primeiro benefício de pensar em estratégias para melhorar a qualidade de vida do contador, é avaliar como isso se reflete na sua capacidade e produtividade no próprio ambiente de trabalho.

Outro ponto importante diz respeito à sua vida pessoal. É inevitável que problemas, estresse e preocupações no trabalho se estendam à vida doméstica. Isso pode acabar prejudicando o dia a dia familiar, conjugal e até mesmo a vida social do profissional, é importante considerar como a qualidade de vida laboral se reflete nas relações trabalhistas.

Um chefe que vive estressado e com problemas, tende a ver as situações com mais pressão e exigências que muitas vezes não condizem com que é factível em relação aos funcionários.

Desse modo, ter uma vida laboral saudável, especialmente para contadores e profissionais que comandam escritórios, é importante para manter uma relação saudável com a sua equipe. Isso irá resultar em um dia a dia mais funcional, dinâmico, com boa comunicação e, consequentemente, produtivo!

CTA: TGC – Tron Gestão Contábil. Clique e conheça o sistema contábil da Tron

Afinal, como melhorar a qualidade de vida do contador?

De antemão, você deve considerar que não existe uma fórmula mágica ou uma única variável que meça o quão boa é a vida laboral dos profissionais. Contudo, existem certos aspectos da vida no local de trabalho que podem criar uma qualidade de vida melhor, em geral.

Algumas formas de melhorar o cenário e torná-lo um local que suporta a qualidade de vida laboral, incluem:

1. Ter um bom planejamento das rotinas do escritório

Todo escritório contábil precisa ter suas rotinas devidamente elaboradas, estipulando o que cada profissional deve fazer e em quais prazos. Exemplo disso inclui envio de Sped Fiscal, alteração de dados no eSocial, folha de pagamento, envio de Imposto de Renda, dentre outros trabalhos do escopo contábil.

Esse planejamento deve começar com um mapeamento de todas as atividades que compõem o fluxo de trabalho – as ordinárias e as extraordinárias. Desse modo, você conseguirá visualizar o que precisa ser feito e delegar aos profissionais cada atividade. Essa distribuição estratégica de trabalho irá evitar que você se sobrecarregue ou que aloque muita força de trabalho em determinadas áreas e deixe outras a desejar.

Além disso, não se esqueça de deixar bem indicado o limite de prazos para cada tarefa, já que a maioria dos serviços e envio de documentos tributários e fiscais devem ocorrer em um período-limite. Quando esse prazo não é respeitado, pode resultar em multas ou outras sanções mais graves que, consequentemente, podem prejudicar seu cliente e, claro, sua reputação!

2. Não negligencie sua saúde mental

Essa dica é válida para qualquer profissão, no entanto, como as rotinas de escritório podem ser especialmente corridas e as cobranças são constantes, é fácil ter a saúde mental prejudicada.

Por isso é importante não negligenciar a sua saúde e lançar mão de hábitos que melhoram sua saúde mental. Alguns desses hábitos incluem meditação, leitura, atividade física, dentre tantos outros.

Cada indivíduo tem suas preferências e pode recorrer a elas como uma forma de se desligar da correria do dia a dia, permitindo que seu cérebro descanse e fique pronto para cumprir novas demandas!

3. Não procrastine

Essa é uma dica difícil de seguir, mas que pode melhorar sua qualidade de vida no trabalho, pois evita que grandes montantes de trabalho se acumulem e, consequentemente, que você perca tempo excessivo resolvendo o que poderia ser realizado gradualmente.

Quando deixamos as tarefas para serem realizadas em um outro momento, elas se acumulam e prejudicam o fluxo de trabalho, além de causar mais estresse e ansiedade. O ideal, desse modo, é que você busque se livrar dos pensamentos de deixar as tarefas mais chatas ou complexas para depois.

Ao invés disso, busque resolvê-las antes dos trabalhos mais simples, assim, você aperfeiçoa seu fluxo e não sofre para concluir seus projetos! Quando você procrastina, você não tem vantagens, já que você terá que realizar o serviço de qualquer maneira, e deixar para depois só aumenta a sensação de tarefas pendentes.

4. Faça apenas o que você é capaz de fazer

É comum que profissionais, especialmente os C-Level, queiram ‘abraçar o mundo’ e fazer o trabalho de diferentes áreas. Isso porque, para muitas pessoas, delegar tarefas é algo difícil.

Fato é que mesmo que você queira dar o melhor de si para concluir seus afazeres, é humanamente impossível dar conta de enormes fluxos de trabalho. Na verdade, isso pode até ser possível no começo ou eventualmente necessário em casos pontuais, mas fazer disso uma rotina, só irá prejudicar o seu bem-estar e, possivelmente, sua saúde!

Os profissionais de modo geral, mas especialmente contadores e aqueles que lidam com grandes demandas diariamente, precisam saber a hora de dizer não quando sabem que não conseguirão realizar determinada tarefa, em determinado prazo. Além de saber se posicionar, é importante reconhecer o momento de pedir ajuda.

Em um ambiente de trabalho saudável, os funcionários se ajudam mutuamente e colaboram para que as tarefas sejam concretizadas da melhor maneira. Mesmo aquelas que não são suas responsabilidades. Busque estimular isso em seu escritório e você estará criando uma cultura organizacional que valoriza a colaboração e a excelência.

5. Separe seu trabalho de sua vida pessoal

Para contadores — que são também empresários, quando possuem seu próprio escritório — essa dica pode parecer impossível, mas é fundamental saber separar a vida profissional, da vida pessoal.

Não deixe de tirar um tempo de folga para fazer o que gosta. Abrir mão da vida pessoal em detrimento da vida profissional pode ser algo recorrente, especialmente entre os contadores que ainda estão tentando criar um nome.

No entanto, certamente você perceberá que isso não é saudável e dedicar tempo para férias, socialização, encontros familiares e passeios são vitais para a manutenção do bem-estar.

O enfoque à vida profissional deve ser prioridade em horários comerciais. Sabe-se que nem sempre isso é possível, contudo, buscar fazer a separação de tempo e de espaço (respeitando espaço doméstico e espaço profissional), te ajudará a manter sua rotina equilibrada. Por esse e outros motivos, ter um bom planejamento é tão importante!

O ideal é que você mapeie suas atividades e atribua um nível de prioridade a elas e, a partir disso, distribua as tarefas de acordo com seus horários.

6. Aposte na criatividade

É comum que as pessoas, especialmente aqueles que trabalham em escritórios, como contadores, reclamem da mesmice nas atividades que executam rotineiramente.

Fato é que não é preciso reinventar a roda ou viver totalmente estimulado em tempo integral. Mas, com um pouco de imaginação, certamente você conseguirá tornar o seu local de trabalho mais estimulante.

No entanto, abrir sua mente, olhar o cenário a partir de diferentes perspectivas e deixar a imaginação fluir certamente pode gerar muitos insights úteis.

Mudar abordagens, repensar rotinas de trabalho e aderir a itens que ajudem a desestressar e tirar o foco da rotina são apenas alguns exemplos que podem reverter esse cenário.

7. Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos são ótimos aliados e devem fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa, independentemente de sua profissão.

Fato é que eles melhoram a saúde de maneira geral: circulação, pressão sanguínea, alongamento, flexibilidade, além de prevenir dores nas costas — uma reclamação comum entre contadores e profissionais que trabalham sentados na maior parte do dia.

No entanto, além disso, a prática de atividades regula a produção hormonal, que acaba melhorando o humor.

Isso porque as atividades ajudam na produção de endorfina, serotonina, dentre outros. Que irão combater a sensação de estresse, de fadiga, ajudarão a regular o sono e, de modo geral, melhorar sua qualidade de vida!

8. Utilize tecnologias que otimizem seu tempo

Nos escritórios contábeis, existem muitas tarefas que requerem muita atenção às diversas etapas. Multiplicando essas tarefas aos inúmeros clientes que a empresa possui, é fácil perder tempo com tarefas que podem ser otimizadas.

Por isso, é importante lançar mão de tecnologias que permitam otimizar seu tempo e suas tarefas. Exemplo disso são os sistemas de gestão contábil. Eles permitem que os profissionais centralizem suas obrigações e cumpram diferentes tarefas em um único software.

Ou seja: é possível fazer folha de pagamento, escrita fiscal, gerar relatórios e arquivos para enviar ao Sped, dentre tantas outras obrigações, em apenas um local — tudo isso compartilhado entre todos os colaboradores do escritório!

Clique e conheça o TGC – Tron Gestão Contábil. Sistema contábil da Tron que reúne todos os módulos necessários para um escritório de contabilidade OTIMIZAR seu tempo e ganhar EFICIÊNCIA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *